Mostra do Filme Livre prossegue com programação gratuita no CCBB SP

Fevereiro 13, 2025

A Mostra do Filme Livre, o maior e mais eclético festival de cinema do Brasil, focado na produção independente, prossegue com sua programação gratuita até o 28 de fevereiro. O público da capital paulista tem a oportunidade de conferir, no CCBB SP, o que de mais original e ousado tem sido feito no país nos últimos anos dentro do universo da sétima arte. A idealização é de Guilherme Whitaker, que assina a curadoria ao lado de Scheilla Franca e Gabriel Sanna.

A programação – inteiramente gratuita – reúne 170 filmes, além de debates, cabines livres, sessões acessíveis, e um curso sobre cinema independente ministrado por Marcelo Ikeda. A lista com os filmes pode ser conferida no site www.mostralivre.com.

Dentre os destaques das duas últimas semanas de programação está o segmento Biofremas, que apresentará, no dia 17/02, produções sobre personalidades como a artista plástica Lygia Clark, dirigida pelo filho Eduardo Clark, e sobre o cineasta e escritor Jean Claude Bernadet. Já no dia 18/02, o segmento Cena Rio 2 trará o longa Escritas de Resistência: Mulheres em Auschwitz, inédito em São Paulo.

No dia 20/02, o segmento Cena Rio 3 apresentará o longa Barba, Cabelo e Bigode, sobre o trio de jogadores de futebol do Botafogo, Afonsinho, Paulo Cézar Caju e Nei Conceição, que atuaram no período da ditadura militar no Brasil. No mesmo dia, haverá uma sessão especial dedicada ao diretor Dellani Lima, com a exibição do longa As Faces do Mao, sobre o líder da banda de punk rock Garotos Podres.

A cena paulistana será o destaque do dia 21/02, com o segmento Cena Sampa 3, que exibirá 5 produções realizadas em São Paulo. No dia seguinte, 22/02, haverá a exibição acessível para deficientes auditivos, de um curta e um longa-metragem no segmento Territórios 1.

No dia 24/02 será a vez de 5 curtas e médias metragens produzidas por brasileiros no exterior, dentro do segmento Mundo Livre da mostra.

No dia 26/02, o público poderá assistir a 5 curtas e médias metragens (dois produzidos em São Paulo), como parte da programação do segmento Territórios 6. Já no dia 27/02, o longa metragem Lenita, dirigido por Dácio Pinheiro, será exibido com legendagem descritiva e Libras.

Por fim, encerrando a programação da Mostra do Filme Livre, o segmento Pílulas apresentará 16 filmes com duração de até 5 minutos cada, no dia 28/02.

Para Guilherme Whitaker, idealizador do evento, “O cinema brasileiro em geral tenta voltar aos patamares de produção e difusão pré-pandemia e a MFL se junta a centenas de mostras, festivais e cineclubes para preencher uma grande e histórica lacuna audiovisual, a da difusão, quase sempre deixada de lado em detrimento à produção. O resultado são milhares de filmes feitos por ano no país, que depois enfrentam dificuldades de serem vistos pelo grande público além da internet. Nossa missão é ajudar na valorização do cinema mais original e potente que temos no Brasil, o cinema livre, independente, possível, a fim de ampliar a exibição destes filmes país adentro”.

Mostra On Line - Vale ressaltar que, o projeto chega à capital paulista na sequência de edições em Brasília e Rio de Janeiro, o que torna a MFL o evento audiovisual com a maior duração do Brasil, pois teve início em 4 de dezembro de 2024 no CCBB Brasília. Em março acontecerá a versão on-line da mostra, quando 30 dos 170 filmes serão exibidos e concorrerão a premiações em dinheiro, por meio de curadoria oficial e votação popular. Nesta premiação o evento contou com o apoio da RioFilme, através da Lei Paulo Gustavo. A seleção será anunciada no site www.mostralivre.com ,onde também serão exibidas as produções.

Ficha Técnica

Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Guilherme Whitaker, Scheilla Franca e Gabriel Sanna
Produção: WSET Multimídia - www.wsetfilmes.com
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Serviço

Mostra de Filme Livre
Até 28 de fevereiro
Ingressos: Gratuitos – Disponíveis 1h antes das sessões em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB
Espaço: Cinema
Capacidade: 60 lugares
Classificação indicativa: conforme a programação
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: Telefone (11) 4297-0600 | E-mail: ccbbsp@bb.com.br
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta há uma parada no metrô República e ponto final no estacionamento. Das 12h até o fim das atividades no CCBB, sob demanda.
bb.com.br/cultura

Fonte: Assessoria de Imprensa da mostra no CCBB SP

Outras notícias

Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php

Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php

Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php

Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php

Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php

Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php

Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php