Mostra do Filme Livre prossegue com programação gratuita no CCBB SP

Fevereiro 13, 2025

A Mostra do Filme Livre, o maior e mais eclético festival de cinema do Brasil, focado na produção independente, prossegue com sua programação gratuita até o 28 de fevereiro. O público da capital paulista tem a oportunidade de conferir, no CCBB SP, o que de mais original e ousado tem sido feito no país nos últimos anos dentro do universo da sétima arte. A idealização é de Guilherme Whitaker, que assina a curadoria ao lado de Scheilla Franca e Gabriel Sanna.

A programação – inteiramente gratuita – reúne 170 filmes, além de debates, cabines livres, sessões acessíveis, e um curso sobre cinema independente ministrado por Marcelo Ikeda. A lista com os filmes pode ser conferida no site www.mostralivre.com.

Dentre os destaques das duas últimas semanas de programação está o segmento Biofremas, que apresentará, no dia 17/02, produções sobre personalidades como a artista plástica Lygia Clark, dirigida pelo filho Eduardo Clark, e sobre o cineasta e escritor Jean Claude Bernadet. Já no dia 18/02, o segmento Cena Rio 2 trará o longa Escritas de Resistência: Mulheres em Auschwitz, inédito em São Paulo.

No dia 20/02, o segmento Cena Rio 3 apresentará o longa Barba, Cabelo e Bigode, sobre o trio de jogadores de futebol do Botafogo, Afonsinho, Paulo Cézar Caju e Nei Conceição, que atuaram no período da ditadura militar no Brasil. No mesmo dia, haverá uma sessão especial dedicada ao diretor Dellani Lima, com a exibição do longa As Faces do Mao, sobre o líder da banda de punk rock Garotos Podres.

A cena paulistana será o destaque do dia 21/02, com o segmento Cena Sampa 3, que exibirá 5 produções realizadas em São Paulo. No dia seguinte, 22/02, haverá a exibição acessível para deficientes auditivos, de um curta e um longa-metragem no segmento Territórios 1.

No dia 24/02 será a vez de 5 curtas e médias metragens produzidas por brasileiros no exterior, dentro do segmento Mundo Livre da mostra.

No dia 26/02, o público poderá assistir a 5 curtas e médias metragens (dois produzidos em São Paulo), como parte da programação do segmento Territórios 6. Já no dia 27/02, o longa metragem Lenita, dirigido por Dácio Pinheiro, será exibido com legendagem descritiva e Libras.

Por fim, encerrando a programação da Mostra do Filme Livre, o segmento Pílulas apresentará 16 filmes com duração de até 5 minutos cada, no dia 28/02.

Para Guilherme Whitaker, idealizador do evento, “O cinema brasileiro em geral tenta voltar aos patamares de produção e difusão pré-pandemia e a MFL se junta a centenas de mostras, festivais e cineclubes para preencher uma grande e histórica lacuna audiovisual, a da difusão, quase sempre deixada de lado em detrimento à produção. O resultado são milhares de filmes feitos por ano no país, que depois enfrentam dificuldades de serem vistos pelo grande público além da internet. Nossa missão é ajudar na valorização do cinema mais original e potente que temos no Brasil, o cinema livre, independente, possível, a fim de ampliar a exibição destes filmes país adentro”.

Mostra On Line - Vale ressaltar que, o projeto chega à capital paulista na sequência de edições em Brasília e Rio de Janeiro, o que torna a MFL o evento audiovisual com a maior duração do Brasil, pois teve início em 4 de dezembro de 2024 no CCBB Brasília. Em março acontecerá a versão on-line da mostra, quando 30 dos 170 filmes serão exibidos e concorrerão a premiações em dinheiro, por meio de curadoria oficial e votação popular. Nesta premiação o evento contou com o apoio da RioFilme, através da Lei Paulo Gustavo. A seleção será anunciada no site www.mostralivre.com ,onde também serão exibidas as produções.

Ficha Técnica

Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Guilherme Whitaker, Scheilla Franca e Gabriel Sanna
Produção: WSET Multimídia - www.wsetfilmes.com
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Serviço

Mostra de Filme Livre
Até 28 de fevereiro
Ingressos: Gratuitos – Disponíveis 1h antes das sessões em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB
Espaço: Cinema
Capacidade: 60 lugares
Classificação indicativa: conforme a programação
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: Telefone (11) 4297-0600 | E-mail: ccbbsp@bb.com.br
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta há uma parada no metrô República e ponto final no estacionamento. Das 12h até o fim das atividades no CCBB, sob demanda.
bb.com.br/cultura

Fonte: Assessoria de Imprensa da mostra no CCBB SP

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php