Mostra do Filme Livre prossegue com programação gratuita no CCBB SP

Fevereiro 13, 2025

A Mostra do Filme Livre, o maior e mais eclético festival de cinema do Brasil, focado na produção independente, prossegue com sua programação gratuita até o 28 de fevereiro. O público da capital paulista tem a oportunidade de conferir, no CCBB SP, o que de mais original e ousado tem sido feito no país nos últimos anos dentro do universo da sétima arte. A idealização é de Guilherme Whitaker, que assina a curadoria ao lado de Scheilla Franca e Gabriel Sanna.

A programação – inteiramente gratuita – reúne 170 filmes, além de debates, cabines livres, sessões acessíveis, e um curso sobre cinema independente ministrado por Marcelo Ikeda. A lista com os filmes pode ser conferida no site www.mostralivre.com.

Dentre os destaques das duas últimas semanas de programação está o segmento Biofremas, que apresentará, no dia 17/02, produções sobre personalidades como a artista plástica Lygia Clark, dirigida pelo filho Eduardo Clark, e sobre o cineasta e escritor Jean Claude Bernadet. Já no dia 18/02, o segmento Cena Rio 2 trará o longa Escritas de Resistência: Mulheres em Auschwitz, inédito em São Paulo.

No dia 20/02, o segmento Cena Rio 3 apresentará o longa Barba, Cabelo e Bigode, sobre o trio de jogadores de futebol do Botafogo, Afonsinho, Paulo Cézar Caju e Nei Conceição, que atuaram no período da ditadura militar no Brasil. No mesmo dia, haverá uma sessão especial dedicada ao diretor Dellani Lima, com a exibição do longa As Faces do Mao, sobre o líder da banda de punk rock Garotos Podres.

A cena paulistana será o destaque do dia 21/02, com o segmento Cena Sampa 3, que exibirá 5 produções realizadas em São Paulo. No dia seguinte, 22/02, haverá a exibição acessível para deficientes auditivos, de um curta e um longa-metragem no segmento Territórios 1.

No dia 24/02 será a vez de 5 curtas e médias metragens produzidas por brasileiros no exterior, dentro do segmento Mundo Livre da mostra.

No dia 26/02, o público poderá assistir a 5 curtas e médias metragens (dois produzidos em São Paulo), como parte da programação do segmento Territórios 6. Já no dia 27/02, o longa metragem Lenita, dirigido por Dácio Pinheiro, será exibido com legendagem descritiva e Libras.

Por fim, encerrando a programação da Mostra do Filme Livre, o segmento Pílulas apresentará 16 filmes com duração de até 5 minutos cada, no dia 28/02.

Para Guilherme Whitaker, idealizador do evento, “O cinema brasileiro em geral tenta voltar aos patamares de produção e difusão pré-pandemia e a MFL se junta a centenas de mostras, festivais e cineclubes para preencher uma grande e histórica lacuna audiovisual, a da difusão, quase sempre deixada de lado em detrimento à produção. O resultado são milhares de filmes feitos por ano no país, que depois enfrentam dificuldades de serem vistos pelo grande público além da internet. Nossa missão é ajudar na valorização do cinema mais original e potente que temos no Brasil, o cinema livre, independente, possível, a fim de ampliar a exibição destes filmes país adentro”.

Mostra On Line - Vale ressaltar que, o projeto chega à capital paulista na sequência de edições em Brasília e Rio de Janeiro, o que torna a MFL o evento audiovisual com a maior duração do Brasil, pois teve início em 4 de dezembro de 2024 no CCBB Brasília. Em março acontecerá a versão on-line da mostra, quando 30 dos 170 filmes serão exibidos e concorrerão a premiações em dinheiro, por meio de curadoria oficial e votação popular. Nesta premiação o evento contou com o apoio da RioFilme, através da Lei Paulo Gustavo. A seleção será anunciada no site www.mostralivre.com ,onde também serão exibidas as produções.

Ficha Técnica

Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Guilherme Whitaker, Scheilla Franca e Gabriel Sanna
Produção: WSET Multimídia - www.wsetfilmes.com
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Serviço

Mostra de Filme Livre
Até 28 de fevereiro
Ingressos: Gratuitos – Disponíveis 1h antes das sessões em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB
Espaço: Cinema
Capacidade: 60 lugares
Classificação indicativa: conforme a programação
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: Telefone (11) 4297-0600 | E-mail: ccbbsp@bb.com.br
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta há uma parada no metrô República e ponto final no estacionamento. Das 12h até o fim das atividades no CCBB, sob demanda.
bb.com.br/cultura

Fonte: Assessoria de Imprensa da mostra no CCBB SP

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/solo+inspirado+vida+sarah+bernhardt+faz+mes+temporada+gratuita+biblioteca+mario+andrade.php

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festa+julina+largo+batata+tera+show+circulado+fulo+comidas+tipicas.php

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+festival+allegria+reune+atracoes+gratuitas+teatro+musical+circo+capital.php

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/clima+ferias+menu+cultural+julho+oferece+pratos+com+gostinho+infancia+reflete+sobre+alimentacao+infantil.php

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+abre+portas+respeitavel+publico+com+programacao+gratuita+nas+ferias+julho.php

Nas férias de julho, CCBB Educativo – Arte e Cultura traz programação gratuita para toda a família.
Dentre as atividades voltadas aos pequenos estão contação de histórias, mediação de leitura, cantigas de roda, brincadeiras e oficinas lúdicas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+julho+ccbb+educativo+arte+cultura+traz+programacao+gratuita+para+toda+familia.php