Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas realiza sua 14ª edição

Novembro 27, 2020

Pela primeira vez em formato virtual devido às recomendações da Organização Mundial de Saúde, a Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas realiza sua 14ª edição entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro de 2020, com exibições online e gratuitas através da plataforma MTR-SP Movimento de Teatro de Rua de São Paulo no YouTube.

O tema desta edição é "Cuidar da Outra é Cuidar de Mim" e reúne 13 propostas virtuais de aulas-espetáculo de grupos de teatro de rua do Estado de São Paulo, além de espaços formativos como oficinas, fóruns, rodas de conversa e de discussão sobre concepções e propostas artísticas que dialogam com a atualidade. Uma retrospectiva fotográfica virtual completa a programação.

As companhias participantes são: Coletiva Vulcânicas, Teatro de Rocokóz, Núcleo Sem Drama Na Cia Da Cabra Orelana, Mamulengo da Folia, Grupo Xingó, Nativos Terra Rasgada, Rosa dos Ventos, Trupe Olho da Rua, Grupo Pombas Urbanas, Cia. Estável, Trupe Lona Preta, Cia Colcha de Retalhos e Bando GolíardXs.

A mostra, uma iniciativa do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR-SP) e Cooperativa Paulista de Teatro, com o co-patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, contará ainda com a instalação de obras de arte pela cidade: serão quatro cataventos de bambu e ferro, com 4 metros de altura cada, trazendo imagens que recuperam a memória de mostras e lutas do Movimento. Desta forma, reafirma suas raízes na cidade, colorindo as ruas e celebra o árduo trabalho do fazer teatral para além do período da programação.


Crédito: Adriano Sobral

Programação

A abertura acontece no dia 30 de novembro, segunda-feira, às 11h, no Teatro Flávio Império (R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba) e o encerramento, no dia 4 de dezembro, às 17h, pelas ruas do bairro do Campo Limpo. "Queremos transformar as áreas públicas da cidade em campos de fruição e experiência estética, criando espaços onde a rua deixa de ser mero corredor de passagem e torna-se um lugar para troca entre os sujeitos, permitindo, mesmo que por um lapso de tempo, que os cidadãos possam rir, sonhar e serem críticos, interagindo e integrando a arte como parte de suas vidas", antecipa a organização da Mostra.

30 de novembro, segunda-feira

11h - Abertura da Mostra - Intervenção "Cata-vento" e Cortejo no Teatro Flávio Império, com integrantes dos 13 grupos participantes;
Abertura da transmissão com vídeo produzido pela Mestra Ana Maria Carvalho.
Lançamento de vídeo-históricos: Núcleo Sem Drama Na Cia Da Cabra Orelana e Coletiva Vulcânicas.
15h - Transmissão aula-espetáculo Núcleo Sem Drama Na Cia Da Cabra Orelana
18h - Transmissão aula-espetáculo Coletiva Vulcânicas
20h - Mesa: Compartilhando Fazeres e Modos de Produção - Com integrantes das produções de mostras e encontros, produtoras da Mostra Lino Rojas e articuladoras da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR).

1 de dezembro, terça-feira

11h - Lançamento de vídeo-históricos: Teatro de Rocokóz, Mamulengo da Folia e Grupo Xingó
14h - Transmissão aula-espetáculo Teatro de Rocokóz
16h - Transmissão aula-espetáculo Mamulengo da Folia
18h - Transmissão aula-espetáculo Grupo Xingó
20h - Mesa: Teatro de Rua e suas Perspectivas, com Raquel Franco, Raquel Durigon e Lígia Veiga - Um debate formativo sob o olhar feminino, apontando perspectivas não somente para o teatro de rua, mas para todas as manifestações culturais de, da e para a rua.

2 de dezembro, quarta-feira

11h - Lançamento de vídeo-históricos: Rosa dos Ventos, Trupe Olho da Rua e Nativos Terra Rasgada
14h - Transmissão aula-espetáculo Nativos Terra Rasgada
16h - Transmissão aula-espetáculo Rosa dos Ventos
18h - Transmissão aula-espetáculo Trupe Olho da Rua

3 de dezembro, quinta-feira

11h - Lançamento de vídeo-históricos: Grupo Pombas Urbanas, Cia Estável e Trupe Lona Preta
14h - Transmissão aula-espetáculo Grupo Pombas Urbanas
16h - Transmissão aula-espetáculo Cia. Estável
18h - Transmissão aula-espetáculo Trupe Lona Preta
20h - Mesa: Teatro de Rua nas Fronteiras", com Patrícia Caetano, Fran Corona e Camila Peral - Também sob o olhar feminino, uma análise do cenário atual em que trabalhadores e trabalhadoras da cultura saem do país para realizar suas formações culturais e atuar em novas praças e espaços públicos. O enriquecimento da arte brasileira através das fronteiras com outros países é o ponto de partida para a conversa.

4 de dezembro, sexta-feira

11h - Lançamento de 2 vídeo- históricos: Cia. Colcha de Retalhos e Bando GolíardXs
Transmissão aula-espetáculo Cia. Colcha de Retalhos
13h - Transmissão aula-espetáculo Bando GolíardXs
15h - Um relato sobre os registros de grupos do teatro de rua, por Alexandre Mate.
17h - Encerramento da Mostra
Intervenção "Cata-vento" e Cortejo no Campo Limpo, com integrantes dos 13 grupos participantes.

Outras notícias

Cia Ballet Paraisópolis apresenta três coreografias inéditas.
Novo programa da companhia apresenta coreografias de Thiago Bordin, com sua vasta experiência internacional, e Christian Casarin. Sessões gratuitas acontecem no Teatro Ítalo Brasileiro, Estação Motiva Cultural e Centro Cultural Olido.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+ballet+paraisopolis+apresenta+tres+coreografias+ineditas.php

Van Gogh é inspiração para exposição do projeto Nova Fotografia, do MIS.
Série "Cosmontanhas – Uma jornada entre o céu e a Terra", do fotógrafo Luan Chaves, utiliza a astrofotografia de longa exposição para capturar o céu noturno e poderá ser visitada a partir do dia 21 de outubro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/van+gogh+inspiracao+para+exposicao+projeto+nova+fotografia+mis.php

Coletivo Corpo Aberto apresenta espetáculos gratuitos no Sesc Consolação.
Casa de Vó e Revoada ocupam a área de convivência com dança, poesia e memórias afetivas em novembro e dezembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/coletivo+corpo+aberto+apresenta+espetaculos+gratuitos+sesc+consolacao.php

MIS Experience recebe a Feira Monocelha, que promove produtores e artistas independentes.
Com entrada gratuita, evento trará diversos estúdios de tatuagem de todo o Brasil, expositores de marcas de roupas, discos de vinil, ilustradores, brechós, artigos para casa, editoras de livro, espaço gastronômico e muito mais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mis+experience+recebe+feira+monocelha+que+promove+produtores+artistas+independentes.php

Sesc Jazz 2025 celebra a pluralidade do jazz e conecta artistas e público com espetáculos e atividades formativas gratuitas.
Participam 27 artistas nacionais e internacionais em nove unidades do Sesc no estado de São Paulo: Pompeia, 14 Bis, Franca, São José dos Campos, Rio Preto, Centros de Música do Sesc Consolação, Guarulhos, Vila Mariana e Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+jazz+2025+celebra+pluralidade+jazz+conecta+artistas+publico+com+espetaculos+atividades+formativas+gratuitas.php

Coleção de desenhos de Di Cavalcanti entra em exposição no MAC USP.
A entrada é gratuita e a exposição fica em cartaz até outubro de 2026.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/colecao+desenhos+cavalcanti+entra+exposicao+mac+usp.php

Itaú Cultural tem programação indígena com coral Guarani, show de Tainara Takua, peça e conversa sobre o suficiente para a vida.
Com curadoria da escritora Geni Núñez e da liderança indígena Jerá Guarani, a ação neste ano divide-se em vivências fechadas para educadores em território Guarani e em atividades abertas ao público na sede do IC, com show, intervenção artística, rodas de conversa, espetáculo teatral e feira de artes manuais indígenas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+tem+programacao+indigena+com+coral+guarani+show+tainara+takua+peca+conversa+sobre+suficiente+para+vida.php

Fábricas de Cultura promovem espetáculos gratuitos no Teatro Sérgio Cardoso com foco na valorização da leitura.
O tema para o ano de 2025, "Literaturas do Brasil: o que não consigo dizer só com palavras", surgiu da provocação de fomentar a leitura e a literatura frente a queda do número de leitores no país; temporada de apresentações vai de outubro a dezembro deste ano; Teatro Sérgio Cardoso será palco das apresentações itinerantes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/fabricas+cultura+promovem+espetaculos+gratuitos+teatro+sergio+cardoso+com+foco+valorizacao+leitura.php

Fim de semana tem teatro para crianças e adultos na Zona Leste e no Sesc Ipiranga.
O Circo Teatro Palombar apresenta "Esquadrão Bombelhaço" no domingo (19), às 11h, no Sesc Ipiranga, com entrada gratuita para crianças de até 12 anos. E a Cia. Madeirite Rosa faz apresentações gratuitas de "A Luta" no sábado(18) e domingo (19), na Casa de Cultura São Rafael, na Zona Leste.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/fim+semana+tem+teatro+para+criancas+adultos+zona+leste+sesc+ipiranga.php