Novembro 27, 2020
Pela primeira vez em formato virtual devido às recomendações da Organização Mundial de Saúde, a Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas realiza sua 14ª edição entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro de 2020, com exibições online e gratuitas através da plataforma MTR-SP Movimento de Teatro de Rua de São Paulo no YouTube.
O tema desta edição é "Cuidar da Outra é Cuidar de Mim" e reúne 13 propostas virtuais de aulas-espetáculo de grupos de teatro de rua do Estado de São Paulo, além de espaços formativos como oficinas, fóruns, rodas de conversa e de discussão sobre concepções e propostas artísticas que dialogam com a atualidade. Uma retrospectiva fotográfica virtual completa a programação.
As companhias participantes são: Coletiva Vulcânicas, Teatro de Rocokóz, Núcleo Sem Drama Na Cia Da Cabra Orelana, Mamulengo da Folia, Grupo Xingó, Nativos Terra Rasgada, Rosa dos Ventos, Trupe Olho da Rua, Grupo Pombas Urbanas, Cia. Estável, Trupe Lona Preta, Cia Colcha de Retalhos e Bando GolíardXs.
A mostra, uma iniciativa do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo (MTR-SP) e Cooperativa Paulista de Teatro, com o co-patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, contará ainda com a instalação de obras de arte pela cidade: serão quatro cataventos de bambu e ferro, com 4 metros de altura cada, trazendo imagens que recuperam a memória de mostras e lutas do Movimento. Desta forma, reafirma suas raízes na cidade, colorindo as ruas e celebra o árduo trabalho do fazer teatral para além do período da programação.

Programação
A abertura acontece no dia 30 de novembro, segunda-feira, às 11h, no Teatro Flávio Império (R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba) e o encerramento, no dia 4 de dezembro, às 17h, pelas ruas do bairro do Campo Limpo. "Queremos transformar as áreas públicas da cidade em campos de fruição e experiência estética, criando espaços onde a rua deixa de ser mero corredor de passagem e torna-se um lugar para troca entre os sujeitos, permitindo, mesmo que por um lapso de tempo, que os cidadãos possam rir, sonhar e serem críticos, interagindo e integrando a arte como parte de suas vidas", antecipa a organização da Mostra.
30 de novembro, segunda-feira
11h - Abertura da Mostra - Intervenção "Cata-vento" e Cortejo no Teatro Flávio Império, com integrantes dos 13 grupos participantes;
Abertura da transmissão com vídeo produzido pela Mestra Ana Maria Carvalho.
Lançamento de vídeo-históricos: Núcleo Sem Drama Na Cia Da Cabra Orelana e Coletiva Vulcânicas.
15h - Transmissão aula-espetáculo Núcleo Sem Drama Na Cia Da Cabra Orelana
18h - Transmissão aula-espetáculo Coletiva Vulcânicas
20h - Mesa: Compartilhando Fazeres e Modos de Produção - Com integrantes das produções de mostras e encontros, produtoras da Mostra Lino Rojas e articuladoras da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR).
1 de dezembro, terça-feira
11h - Lançamento de vídeo-históricos: Teatro de Rocokóz, Mamulengo da Folia e Grupo Xingó
14h - Transmissão aula-espetáculo Teatro de Rocokóz
16h - Transmissão aula-espetáculo Mamulengo da Folia
18h - Transmissão aula-espetáculo Grupo Xingó
20h - Mesa: Teatro de Rua e suas Perspectivas, com Raquel Franco, Raquel Durigon e Lígia Veiga - Um debate formativo sob o olhar feminino, apontando perspectivas não somente para o teatro de rua, mas para todas as manifestações culturais de, da e para a rua.
2 de dezembro, quarta-feira
11h - Lançamento de vídeo-históricos: Rosa dos Ventos, Trupe Olho da Rua e Nativos Terra Rasgada
14h - Transmissão aula-espetáculo Nativos Terra Rasgada
16h - Transmissão aula-espetáculo Rosa dos Ventos
18h - Transmissão aula-espetáculo Trupe Olho da Rua
3 de dezembro, quinta-feira
11h - Lançamento de vídeo-históricos: Grupo Pombas Urbanas, Cia Estável e Trupe Lona Preta
14h - Transmissão aula-espetáculo Grupo Pombas Urbanas
16h - Transmissão aula-espetáculo Cia. Estável
18h - Transmissão aula-espetáculo Trupe Lona Preta
20h - Mesa: Teatro de Rua nas Fronteiras", com Patrícia Caetano, Fran Corona e Camila Peral - Também sob o olhar feminino, uma análise do cenário atual em que trabalhadores e trabalhadoras da cultura saem do país para realizar suas formações culturais e atuar em novas praças e espaços públicos. O enriquecimento da arte brasileira através das fronteiras com outros países é o ponto de partida para a conversa.
4 de dezembro, sexta-feira
11h - Lançamento de 2 vídeo- históricos: Cia. Colcha de Retalhos e Bando GolíardXs
Transmissão aula-espetáculo Cia. Colcha de Retalhos
13h - Transmissão aula-espetáculo Bando GolíardXs
15h - Um relato sobre os registros de grupos do teatro de rua, por Alexandre Mate.
17h - Encerramento da Mostra
Intervenção "Cata-vento" e Cortejo no Campo Limpo, com integrantes dos 13 grupos participantes.
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 7 e 8 de fevereiro, banda Fera Neném.
A Banda Fera Neném cai na folia com versões carnavalescas para suas canções, como Bicho Papão, O voo do jacaré, Latim, Rio de cocô e Morfeu.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+maio+apresenta+banda+fera+nenem.php
Itaú Cultural oferece, em fevereiro, temporada gratuita da peça Dois Papas.
O espetáculo, que reúne os atores Zécarlos Machado e Celso Frateschi, respectivamente nos papéis do Papa Bento XVI e Jorge Bergoglio, ultrapassa o universo religioso ao propor um espaço de escuta e transformação a partir do encontro entre os pontífices e suas ideias opostas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+fevereiro+temporada+gratuita+dois+papas.php
CCBB SP realiza bailinho e oficinas de Carnaval gratuitas para toda a família em fevereiro.
Programação terá oficina de construção de instrumentos musicais para a folia, além de um bailinho com marchas e brincadeiras tradicionais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ccbb+realiza+bailinho+oficinas+carnaval+gratuitas+para+toda+familia+fevereiro.php
Paço das Artes inaugura exposição de arte sonora Escuta aqui! e recebe ação especial do festival Novas Frequências.
Mostra, que abre no dia 28 de fevereiro, selecionou obras e artistas variados, que pensam suas poéticas através de outras linguagens sonoras, para além das visuais. Em diálogo com a exposição, plataforma de música experimental traz ao Paço apresentações de quatro artistas que propõem um percurso dedicado ao encontro entre som, corpo e espaço.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/paco+das+artes+inaugura+exposicao+arte+sonora+escuta+aqui+recebe+acao+especial+festival+novas+frequencias.php
Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos faz curta temporada na sede da Cia. de Teatro Heliópolis.
As apresentações são gratuitas e acontecem até o dia 1º de março.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/carcere+porque+mulheres+viram+bufalos+faz+curta+temporada+sede+cia+teatro+heliopolis.php
Sesc 24 de Maio oferece oficina gratuita formativa Trança e Afeto, com Paula Salgado .
A oficina une técnica, memória e afeto na arte de trançar cabelos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+oficina+gratuita+formativa+tranca+paula+salgado.php
Sesc Verão 2026 chega aos últimos dias.
Dentre os destaques está a participação da nadadora campeã olímpica Ana Marcela. Até 15 de fevereiro o público terá à disposição encontros e bate-papos com atletas, vivências, demonstrações e aulas abertas de diversas modalidades esportivas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+verao+2026+chega+aos+ultimos+dias.php
Exposição Demonstra: pela poética def em cartaz no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo.
A mostra reúne obras que emergem das vivências de artistas com deficiência e afirmam o corpo como campo de invenção estética, política e sensorial.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/exposicao+demonstra+pela+poetica+def+cartaz+centro+cultural+fiesp+sao+paulo.php
Força da cultura nordestina é celebrada no festival Eles e Elas - SerTão DiVerso.
Evento gratuito reúne Caju & Castanha, Téo dos Oito Baixos, Forró da Macaxeira, Luarada Brasileira, Matheus Ferreira e Fabiane Ribeiro, Paulla Zeferino, Neide Nazaré, Cacá Lopes, Cantora Clara e Rodrigo Campi, além de artistas convidados, DJs, oficineiros e cordelistas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/forca+cultura+nordestina+celebrada+festival+eles+elas+sertao+diverso.php
Itaú Cultural celebra a cultura negra brasileira com oficina de criação de capas de discos de vinil.
Memória Negra em Vinil: Oficina de Criação de Capas é uma atividade paralela à instalação Introdução à história da arte brasileira 1960-90, obra do artista visual pernambucano Bruno Faria, em cartaz no 2º andar do IC.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+celebra+cultura+negra+brasileira+com+oficina+criacao+capas+discos+vinil.php
Cia. Salto Alto promove oficinas gratuitas de Pernas de Pau e Sapateado em Santo André.
As oficinas serão realizadas no Centro de Dança de Santo André, no Jardim Bela Vista, com inscrições no local.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+salto+alto+promove+oficinas+gratuitas+pernas+pau+sapateado+santo+andre.php