Outubro 26, 2020
Em homenagem ao nascimento de Darcy Ribeiro, que completaria 98 anos no dia 26 de outubro, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – recebe nesta segunda-feira um debate sobre o filme Utopia distopia (dir. Jorge Bodanzky e Bruno Caldas, Brasil, 2020, 72 min, livre). Realizada pelo Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes (ECA) e pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, a conversa acontece no canal do YouTube do MIS às 19h.
Em Utopia distopia, Jorge Bodanzky recorre às suas memórias afetivas do período em que cursou a Universidade de Brasília. Ele volta ao tempo em que nos conta o esforço coletivo para a construção de uma instituição pública modelo para o Brasil, quando o país dava um salto para o desenvolvimento, mostrando um painel da juventude na década de 1960, com seus sonhos e expectativas, suas crises e projetos interrompidos.
Participam do debate o diretor Jorge Bodanzky, o roteirista Bruno Caldas, o produtor David Pennington e o professor do Departamento de Audiovisuais e Publicidades da UnB. A medição fica por conta do professor da ECA e cineasta Rubens Rewald. O filme, que poderá ser visto pela plataforma Cinebayte através deste link, ficará disponível no dia 26 de outubro das 14h às 23h e é necessário se cadastrar para ter acesso. As vagas são limitadas. O debate tem o apoio cultural do MIS, do Festival É Tudo Verdade e da plataforma de streaming Datatix.

27.10 l Terça-feira l Inscrições para o m-v-f- awards 2020
A partir de terça-feira estão abertas as inscrições para o m-v-f- awards 2020, segmento competitivo do festival dedicado a profissionais e artistas interessados em promover e desenvolver a arte do videoclipe e outros formatos unindo vídeo e música no Brasil e no mundo, que reconhece anualmente as melhores produções. No total, são 22 categorias, sendo 18 exclusivas de videoclipe e quatro de conteúdos visuais envolvendo música; 15 prêmios para trabalhos nacionais e 7 prêmios para trabalhos estrangeiros; 17 escolhas do júri e cinco do público. Para concorrer, os vídeos deverão já ter sido lançados ou com data de lançamento prevista entre 14 de setembro de 2019 a 28 de novembro de 2020. Os finalistas de cada uma das 22 categorias serão revelados em 11 de janeiro de 2021, seguindo-se o voto do júri e do público. Historicamente, o m-v-f- awards realiza uma cerimônia de premiação no MIS. Nesta edição, entretanto, em virtude das recomendações ao combate do novo coronavírus, o anúncio dos vencedores acontece de forma online, com detalhes e data exata a serem anunciados. As inscrições podem ser feitas até o dia 28.11 pelo site www.musicvideofestival.com.br.
28.10 | Quarta-feira | 20h | Notas Contemporâneas l Toquinho
O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares de criação do Museu. Durante a programação #MISemCASA, uma série de edições inéditas a partir desse material vem sendo apresentada, com organização e curadoria da historiadora Rosana Caramaschi, responsável pela entrevista, pesquisa e roteiros desde a primeira edição do programa em 2011. Esta edição traz o depoimento de Toquinho, que esteve no MIS em junho de 2015 e pôde registrar sua história no projeto Notas Contemporâneas.
29.10 | Quinta-feira | 19h | VideoArtePapo#3 l Regina Vater
O mais novo programa do #MISemCASA visa mostrar que a videoarte é para todos. Há 50 anos, artistas brasileiros começaram a experimentar essa linguagem e, desde então, a videoarte ganha cada vez mais espaço. O MIS, que em 2020 também completa 50 anos, detém vários trabalhos e registros desses artistas e, quinzenalmente, compartilha ideias e produções dentro da sua programação online. O Museu convidou a videoartista Marcia Beatriz Granero para conduzir o VideoArtePapo, com exibições e debates com convidados especiais no canal do Museu no YouTube. Nesta quinta-feira, a convidada do programa, que participa da conversa ao vivo, é Regina Vater, artista visual brasileira com uma investigação pioneira de temas e linguagens na videoarte. O VideoArtePapo#3 apresenta um recorte da extraordinária videografia da artista, com histórias inéditas sobre suas motivações e criações que traçaram sua carreira reconhecida internacionalmente.
31.10 | Sábado | 18h | Bate-papo de Cinema Pontos MIS | O nó do diabo (ao vivo)
O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo, apresenta neste sábado o filme O nó do diabo (dir. Ramon Porto Mota, Gabriel Martins, Jhésus Tribuzi e Ian Abé, Brasil, 2018, 128 min, 16 anos) em parceria com a Elo Company. Para assistir gratuitamente ao filme, que ficará disponível ao público entre os dias 29 e 31 de outubro, basta preencher o cadastro neste link. Já o bate-papo ao vivo acontece às 18h no canal do MIS no YouTube. Sobre o filme: Há dois séculos, no período da escravidão, uma fazenda canavieira era palco de horrores. Anos depois, o passado cruel permanece marcado nas paredes do local, mesmo que ninguém perceba. Eventos estranhos começam a se desenvolver e a morte torna-se evidente.
Com entrada gratuita, acontece o Festival do Milho, Arraial no Memorial, Festival do Acarajé, Festival de Sopas e Feira de Adoção.
Promovido pela Art Shine, o evento tem expectativa de consumo de 8 toneladas de derivados de milho
https://www.sampaonline.com.br/noticias/entrada+gratuita+festival+milho+arraial+memorial+acaraje+sopas+feira+adocao.php
Itaú Cultural recebe a peça-instalação A Bailarina Fantasma, que tensiona os apagamentos raciais na dança clássica.
Com dramaturgia de Dione Carlos e encenação de Wagner Antônio, o solo da bailarina e performer Verônica Santos transforma o palco em uma instalação cênica imersiva, na qual o público acompanha de perto reflexões sobre violência, memória e resistência, a partir da experiência pessoal da artista
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+bailarina+fantasma+tensiona+apagamentos+raciais+danca+classica.php
Exposição inédita Território de passagem traz ao MIS a primeira individual de Ruchita a São Paulo.
Com curadoria de Brunno Almeida Maia e direção de arte e expografia de Leandro Leão, a mostra reúne videoartes e séries fotográficas, além de ativações e o lançamento de um livro da artista multimÃdia curitibana
https://www.sampaonline.com.br/noticias/exposicao+inedita+territorio+passagem+traz+mis+primeira+individual+ruchita+sao+paulo.php
Inclusão em Movimento – edição festa julina espera receber 20 mil pessoas em São Paulo e reforça a importância do lazer acessÃvel a todos.
Evento gratuito reúne atrações musicais, comidas tÃpicas, economia criativa, espaço sensorial para autistas, brinquedos adaptados, feira de adoção de animais e ações voltadas para pessoas com deficiência e famÃlias
https://www.sampaonline.com.br/noticias/inclusao+movimento+festa+julina+sao+paulo+2026.php
Menu Cultural de julho propõe uma viagem gastronômica pelos sabores da Copa do Mundo.
Próxima edição da feira gastronômica e artesanal que o Itaú Cultural realiza ao ar livre no Bulevar do Rádio, espaço entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, convida o público a percorrer diferentes paÃses e culturas por meio de preparos populares que ocupam ruas, mercados, estádios, festas e encontros familiares ao redor do mundo
https://www.sampaonline.com.br/noticias/menu+cultural+julho+propoe+viagem+gastronomica+pelos+sabores+copa+mundo.php
Arqueóloga Niède Guidon inspira teatro para bebês.
RUPESTRE – o que a terra conta, da 2 Mililitros Cia. Teatral, convida bebês a escutar as histórias guardadas no chão do Brasil transformando referências da arqueologia em linguagem poética e sensorial.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/arqueuologa+neide+guidon+inspira+teatro+para+bebes.php
Seminário sobre a Commedia Dell´ Arte, a Máscara e o Teatro de Dario Fo no Teatro Commune.
De 14 a 20 de julho acontece o Seminário sobre a Commedia Dell´ Arte, a Máscara e o Teatro de Dario Fo no Teatro Commune. Participam Fred Hunzicker, Helô Cardoso, Neyde Veneziano e Wanderley Martins. A mediação é de Augusto Marin. Grátis!
https://www.sampaonline.com.br/noticias/seminario+ommedia+dell+arte+teatro+dario+fo+teatro+commune.php