MIS oferece programação gratuita relacionada à exposição A alma humana, você e o universo de Jung

Março 04, 2026

No próximo final de semana, nos dias 07 e 08 de março, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, oferece uma programação especial relacionada à exposição "A alma humana, você e o universo de Jung", em cartaz no Museu. Serão realizadas duas materclasses alinhadas ao tema da exposição, ministradas pelos psicólogos José Balestini e Lilian Wurzba. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria física do Museu.


Crédito: Cinthia Bueno

Confira os detalhes abaixo e programe-se!

07.03, às 11h | Masterclass "Sobre Marie Louise Von Franz", com José Balestini
Como parte da programação paralela à exposição "A alma humana, você e o universo de Jung", o MIS convida o psicólogo José Balestini para uma masterclass sobre a trajetória de Marie Louise Von Franz, uma das mais importantes colaboradoras de Carl Gustav Jung. A aula destaca sua formação intelectual, sua dedicação ao estudo da psicologia analítica e o trabalho desenvolvido em estreita parceria com Jung, especialmente na pesquisa sobre alquimia, contos de fadas, símbolos e o processo de individuação. A partir de sua biografia e de sua atuação no círculo junguiano de Zurique, a aula explora como Von Franz contribuiu de maneira decisiva para a ampliação e o aprofundamento da obra junguiana, consolidando-se como uma das principais responsáveis pela continuidade e difusão do legado de Jung no século 20.

Sobre o convidado
José Balestrini é psicólogo, analista didata do IJEP, especialista em Psicologia Junguiana (IJEP), especialista em Psicossomática (IJEP), mestre e doutor em Comunicação e Cultura (UNIP), especialista em Medicina Tradicional Chinesa (SEEB, SATOSP), mestre de Kung Fu, e doutor honoris causa em Filosofia das Artes Marciais (FIOGA). É autor dos livros "Tudo verdade: histórias reais sobre a existência humana" e "Sonho, imagem, imaginação e o coração onírico", lançados pela editora Eleva Cultural.

08.03, às 11h | Masterclass "O Livro Vermelho", com Lilian Wurzba
Nesta masterclass, a psicóloga Lilian Wurzba expõe como a crise pessoal vivida criativamente por Carl Gustav Jung, após a cisão com Freud, resultou em fundamento simbólico para criação da psicologia analítica.

Sobre a convidada
Lilian Wurzba é psicóloga, mestre e doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP. É professora do IJEP, da Casa do Saber e do MIS. É coordenadora do grupo de pesquisa "Jung e a Filosofia da Religião", do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia (LABÔ) da Fundação São Paulo/PUC-SP. É autora do livro "Natureza irreal ou fantástica realidade? Reflexões sobre a melancolia religiosa e suas expressões simbólicas na obra de Hieronymus Bosch".

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e MIS, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ProAC e Promac. O MIS tem patrocínio institucional da Livelo, Vivo, Goldman Sachs, Ituran e Goodstorage e apoio institucional das empresas Delboni, EAÍ?! Marketing, Unisys, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Unipar, Campari, Colégio Albert Sabin, PWC, Telium, Kaspersky e Play Audiovisual.

Fonte: Assessoria de Imprensa do MIS

Outras notícias

Ana Botafogo inspira mostra de dança no Itaú Cultural.
Em sinergia com a exposição da série Ocupação dedicada à artista e um dos maiores nomes do balé clássico do país, a programação apresenta cinco espetáculos com bailarinas de São Paulo, Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro. Elas partem do legado de Ana Botafogo para dar luz a outras camadas da atual produção da dança no país. No palco, o clássico serve de base para um diálogo com o contemporâneo, o popular e a tradição.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ana+botafogo+inspira+mostra+danca+itau+cultural.php

Ocupação Ruth Rocha abre o universo da autora que, há cinco décadas, forma gerações com sua literatura para crianças.
Em mais uma exposição dedicada ao público infantil e aos adultos que beberam da mesma fonte, o Itaú Cultural propõe uma jornada pela vida e obra de uma das maiores autoras da literatura infantojuvenil brasileira. Em 2026, Ruth Rocha comemora 50 anos de trajetória e é celebrada com esta mostra, a reedição de um de seus livros e sendo tema da Mancha Verde no próximo Carnaval.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ocupacao+ruth+rocha+abre+universo+autora+que+cinco+decadas+forma+geracoes+com+sua+literatura+para+criancas.php

Cisne Negro Cia de Dança apresenta o projeto Pluralidades na CAIXA Cultural São Paulo com os espetáculos lnstar e Calunga.
Uma das companhias brasileiras mais referenciadas no país, a Cisne Negro Cia de Dança, sob direção artística de Dany Bittencourt, apresenta programa gratuito e promove bate-papo do elenco e direção com o público após as sessões.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cisne+negro+cia+danca+apresenta+projeto+pluralidades+caixa+cultural+sao+paulo+com+espetaculos+lnstar+calunga.php

Nesta semana, Mundo do Circo SP recebe Irmãs Botero & Amigos, Variedades Urbanas Parte 2, Acrobatas Saltitantes e Pia Fraus.
As atividades são gratuitas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nesta+semana+mundo+circo+recebe+irmas+botero+amigos+variedades+urbanas+parte+acrobatas+saltitantes+pia+fraus.php