Mirante 9 de Julho agora é MiRA

Agosto 14, 2019

Desde o início do século, o Mirante 9 de Julho faz parte da história de São Paulo. Mas por 76 anos permaneceu invisível, esperando para ser redescoberto e integrar novamente a cidade e seu movimento. Hoje, o mirante existe como uma janela para mirar SP e também um reflexo da cidade para si. E a partir de agora, esse espaço tão importante assume uma nova gestão, baseada no feminino e suas facetas: um espaço multicultural, plural, democrático e livre, de todas e todos. Assim se mostra o novíssimo MIRA.

Gerido pelas sócias Dulce Santos, Roberta Youssef, Priscila Nonaka e Lívia Calixto desde o mês de agosto, com a mudança o espaço também passa a contar com o olhar de outras mulheres, como a artista gráfica Mari Duarte, a artista visual Di Monique, a jornalista Flora Miguel e a produtora Julieta Regazzoni, que integrarão sua imersão cultural. Completa a nova equipe Denis Nunes, cuidando da conservação patrimonial de maneira orgânica e com foco na reutilização de materiais para a construção de um mirante sustentável.

Com capacidade para abraçar eventos de música, arte, cinema, gastronomia, moda, sustentabilidade e saúde, entre outras possibilidades, e atividades como feiras, oficinas, bate papos e festas, a nova proposta do MIRA é que se unam aqui cultura, diversidade, troca e pertencimento. "A gente quer fazer junto, abrir as portas de verdade fomentando o olhar pro coletivo. É, também, um momento de retomada de consciência: de parar de buscar a sobrevivência e testar o prazer", comenta Dulce Santos, responsável pela coordenação do local.

Se reafirmando como um espaço da cidade, o MIRA está pronto para receber São Paulo com responsabilidade. Essa será uma das bases da nova gestão, sendo colocada em prática através do olhar para o consumo, o foco em produtos autorais, os serviços oferecidos, a reciclagem e até os móveis, feitos à mão a partir de itens encontrados no lixo ou reaproveitados. Em breve, todos os móveis estarão à venda para que essa iniciativa possa crescer e circular.

Um dos destaques da nova fase é o restaurante do MIRA. Oferecendo uma comida urbana que se come no mundo inteiro, aqui com atenção especial à mistura predileta da brasileira(o): arroz e feijão. A maior beleza do restaurante está na escolha desses e de outros ingredientes, comprados de pequenos produtores, assentamentos e agroflorestas. O cardápio, enxuto, garante qualidade e produção artesanal. Mas não há limites ou barreiras no cardápio do MIRA. O importante é ousar e ir para onde o ingrediente levar.

O ingrediente, protagonista, montará clássicos internacionais como Picadinho, Pad Thai e Philly Cheese Steak. O restaurante também funcionará como berço de formação de pessoas, voltando seus processos operacionais ao desenvolvimento de profissionais do mercado da gastronomia num laboratório de nova gestão. O bar do MIRA será permanente e a carta de drinks estará disponível todos os dias. O Café Suplicy, parceiro do MIRA, se mantém no espaço.

Reabrir

O MIRA já está operando em fase de teste, mas no dia 21 de agosto, quarta-feira, mostra oficialmente sua nova cara em evento aberto ao público. Até às 22h, o restaurante apresentará seu cardápio completo de almoço e jantar. A partir das 17h, música toma a casa, contando com discotecagens do grupo Feminine Hi-Fi, coletivo de sound system e difusão da linguagem do reggae como expressão contra a opressão social vinda das questões de gênero, e do Pindorama Discos, misto de loja de discos com produtora de eventos. Também haverá a abertura da exposição "Mira, prazer", composta por 13 mulheres artistas visuais que irão produzir trabalhos exclusivamente para o espaço. Entre elas, Eva Uviedo, Mag Magrela, Hanna Lucatelli, Dolorez, V Nuvem, Crica e Moara Brasil. DJs e artistas darão o tom que o novo MIRA tem: intuitivo, diverso e livre.

Serviço:

Data: 21 de agosto
Horário:Das 17h às 22h
Local:Mirante 9 de Julho (Rua Carlos Comenale, s/n - atrás do MASP)
Grátis