Mia Couto participa de palestra online pelo Laboratório de Redação

Outubro 09, 2020

Um dos mais importantes autores contemporâneos em língua portuguesa, o moçambicano Mia Couto participará, no dia 10 de outubro, sábado, a partir das 14h30, do evento intitulado “A Criação Literária”, como parte da programação de encontros online nas plataformas do Laboratório de Redação – que tem à frente o professor Adriano Chan.

Antes, o ator brasileiro radicado em Moçambique Expedito Araújo fará a leitura dramática do conto “Chovem Amores na Rua do Matador”, obra de autoria de Mia Couto.

Os encontros têm por objetivo ampliar o repertório das alunas e alunos do laboratório, que se preparam para os exames de redação dos principais vestibulares do país, além do Enem. Esse formato de encontros literários, em que textos de importantes autores e autoras são lidos por uma atriz ou ator, já contou com a presença de Lilia Schwarcz, Hilton Cobra, Rodolfo Neves, Leonardo Miggiorin, entre outros.

Os interessados poderão assistir diretamente pelo canal do Laboratório de Redação no Youtube.

Mia Couto, pseudônimo de António Emílio Leite Couto (Beira, 5 de Julho de 1955), é um biólogo e escritor moçambicano. Aos 14 anos, teve alguns de seus poemas publicados no jornal Notícias da Beira e três anos depois, em 1971, mudou-se para a cidade capital de Lourenço Marques (agora Maputo). Iniciou os estudos universitários em medicina, mas abandonou no terceiro ano, passando a exercer a profissão de jornalista depois do 25 de Abril de 1974.

Foi nomeado diretor da Agência de Informação de Moçambique (AIM) e formou ligações de correspondentes entre as províncias moçambicanas durante o tempo da guerra de libertação. Trabalhou como diretor da revista Tempo até 1981 e continuou a carreira no jornal Notícias até 1985. Em 1983, publicou o seu primeiro livro de poesia, “Raiz de Orvalho”, com poemas contra a propaganda marxista militante. Dois anos depois, demitiu-se da posição de diretor para continuar os estudos universitários na área de biologia.

É o escritor moçambicano mais traduzido do mundo. Em muitas das suas obras, tenta recriar a língua portuguesa com uma influência moçambicana, utilizando o léxico de várias regiões do país e produzindo um novo modelo de narrativa africana. “Terra Sonâmbula”, o seu primeiro romance, publicado em 1992, ganhou o Prêmio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos em 1995 e foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Em 2013, foi homenageado com o Prêmio Camões.

Sobre o Laboratório de Redação

No Laboratório de Redação, os alunos têm à disposição um curso livre, especializado em ensinar aos vestibulandos técnicas de redação por meio de um método inovador, criado pelo professor Adriano Chan (formado em Letras com ênfase em Latim e Português, e especialização em Linguística e em Filosofia, com mestrado em Comunicação), que vai na contramão dos conceitos tradicionais ensinados nos cursinhos: a Linguística Cognitiva.

Serviço

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO – PALESTRA COM LEITURA DRAMÁTICA

Data: 10 de outubro, sábado
Horário: às 14h30
Palestrante: Mia Couto
Tema: A Criação Literária
Conto: Chovem Amores na Rua do Matador, de Mia Couto
Convidado Especial: Expedito Araújo
Transmissão no Youtube