Ação Cultural do Metrô apresenta em junho 17 atrações
Junho 19,  2007

O Programa Ação Cultural do Metrô promove no mês de junho 17 atrações artístico-culturais nas quatro linhas metroviárias. As exposições nas estações do Metrô são uma opção de entretenimento econômico e interessante. São mostras variadas, que incluem fotografia, artes plásticas, design e literatura.

O público poderá ter acesso às exposições ao entrar na área paga do Metrô (bilhete unitário R$ 2,30). Na vitrine de ikebana, na estação Liberdade, e na vitrine do Masp, na estação Trianon-Masp, não é necessário passar pelas catracas, já que elas estão localizadas em área não-paga.

Roteiros (até 30 de junho)

Na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi)

Na estação Paraíso a história da higiene pessoal no Brasil é destaque na mostra "Passando a Limpo". A evolução dos hábitos de higiene pessoal do brasileiro é retratada em grandes painéis de vinil em relevos. A exposição acontece em paralelo ao lançamento do livro homônimo, de Eduardo Bueno. O público que observar a mostra vai conferir uma instalação inusitada.

A estação Luz apresenta "Bodas de Prata". Mostra fotográfica sobre a trajetória de 25 anos da Escola de Ballet Coppélia, tradicional academia de dança da capital paulista. Nas imagens clicadas, momentos expressivos dos alunos da escola e bailarinos de sua companhia de dança. As coreografias fotografadas são assinadas pelas fundadoras da escola, Andréa e Valeska Lucchi, e pela coreógrafa e bailarina Tânia Rubin. Já as fotos são de Reginaldo Azevedo e Emídio Luisi. Nas 45 fotos, é possível observar a dramaticidade e o desempenho dos bailarinos a cada cena.

A estação Ana Rosa apresenta "300 de Esparta" . Exposição lúdica baseada na HQ de Frank Miller, que narra a história do rei Leônidas e a batalha das Termópilas, em 480 a.C., quando sua tropa de trezentos espartanos desafiou os persas, que possuíam o maior exército já montado até então. Os espartanos conseguiram resistir por três dias a uma invasão de centenas de milhares de soldados persas, liderados pelo tirano rei Xerxes.

"O Combate ao Câncer Vai de Metrô" na estação Jardim São Paulo. Painéis informam quais as formas de prevenção ao câncer. No Brasil, esta doença é a segunda maior causa de mortalidade.

A "Vitrine de Ikebana" em área não-paga da Estação Liberdade, apresenta exposição permanente de ikebana, com trabalhos renovados periodicamente, desta arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas.

Na Linha 2-Verde (Imigrantes-VilaMadalena)

"Perdido na metrópole" na estação Vila Madalena. Exposição do artista plástico e cronista Silvio Alvarez que retrata, através da técnica de colagem, paisagens urbanas, natureza e a influências da tecnologia no cotidiano das grandes cidades. Em 28 painéis circulares, Silvio abusa da criatividade tratando com bom-humor e crítica os assuntos complexos da vida nos grandes centros urbanos.

Na estação Imigrantes, a mostra "Letras do Coração". Poemas e poesias do jornalista Ucho Haddad, que mostra a mudança comportamental que o sentimento "gostar" e "amar" pode causar no convívio inter pessoal.

"Gestação" na estação Clínicas . Para comemorar o dia das mães, a fotógrafa paulista Fernanda Sá traz uma série de 20 imagens de diferentes mulheres, idades e histórias, mas todas com algo em comum, a maternidade. A Estação conta também com a exposição "Programa Igual Diferente do MAM", com trabalhos produzidos por pacientes dos serviços de saúde mental. A mostra contempla trabalhos bidimensionais e fotografias, com mais de 10 painéis.

A estação Trianon-Masp apresenta "Rua Augusta: Sombras e Luzes" . Uma das mais famosas e badaladas ruas de São Paulo é tema da produção artística da fotógrafa Miriam Antônia Horácio. O ensaio revela imagens de tempos mais antigos e atuais. A Vitrine do Masp na estação Trianon-Masp , em área não-paga, apresenta "Renina Katz". Exposição da série de gravuras realizadas pela artista e que foram doadas para a coleção do Masp em 1994.

A estação Chácara Klabin apresenta "Rupestres – Siron Franco" . Exposição de 10 serigrafias (processo de reprodução de imagens sobre superfícies através de moldes) produzidas pelo artista Siron Franco a partir de pinturas rupestres (imagens pré-históricas em rocha) da Serra da Capivara e outros sítios arqueológicos do Brasil.

Na Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras / Barra Funda)

Na estação Santa Cecília  o público pode conferir a exposição fotográfica "Cidade Invertida". Com produção do fotógrafo Ricardo Hantzschel, a técnica "Pinhole" é revelada em todas as 48 imagens, que foram clicadas durante 10 oficinas que aconteceram na periferia de São Paulo, com o objetivo de proporcionar a inclusão digital em todas as comunidades.

Na estação Penha acontece a mostra fotográfica "Tá caindo Fulô" , que revela cenas do festival afro-brasileiro realizado em comemoração aos 200 anos da Igreja Nossa Senhora da Penha, construída por escravos libertos. Nas imagens, danças, rezas, rituais de devoção e instrumentos musicais.

"Jovens Designers" na estação República, exposição da produção acadêmica de 20 instituições que mantém Cursos de Design de Produto. Na mostra podem ser conferidas maquetes, fotografias e protótipos de produtos desenvolvidos pelos novos talentos do design paulista.

Embarque na Leitura

A estação Tucuruvi apresenta, até 29 de junho, " Escritores Brasileiros – Mário Quintana" . Segunda exposição da série "Escritores Brasileiros", revela a biografia de Mário Quintana, trechos de suas principais obras e fotos.

"Escritores Brasileiros – Ignácio de Loyola Brandão", até 29 de junho, na Estação Sé. Terceira exposição da série "Escritores Brasileiros", que apresenta os romances, contos, crônicas e viagens de Ignácio de Loyola Brandão, autor de 27 livros. Entre os principais temas retratados em suas obras estão a ditadura militar, o amor, a solidão e o exílio.

 

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte: Do Departamento de Imprensa do Metrô

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo