Usuários do Metrô de São Paulo poderão usar telefone celular
Setembro 21, 2001

A partir do próximo ano, os 2,5 milhões de usuários que passam diariamente pelo Metrô de São Paulo poderão usar seus telefones celulares.

Até o final de outubro, a Companhia do Metropolitano de São Paulo, vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado, deve lançar o edital de licitação para a escolha de uma empresa ou consórcio que será responsável pela instalação de infra-estrutura para a telefonia celular.
        
O Metrô possui 49,2 quilômetros de vias, sendo que a instalação dos equipamentos deve acontecer nos 26 quilômetros de vias subterrâneas, onde não é possível o uso do celular devido à ausência de equipamentos de sinal nessas áreas.

A proposta do Metrô é que a infra-estrutura seja compartilhada por todas as operadoras de telefonia celular, que pagarão uma taxa de utilização.
        
Os recursos arrecadados com a exploração dos espaços metroviários para utilização de equipamentos de telefonia celular irão compor as receitas não tarifárias - não oriundas da venda de bilhetes - que atualmente representam cerca de 5% da receita total da empresa.

Além disso, os recursos contribuem para o equilíbrio econômico-financeiro da companhia, fazendo com que o Metrô não dependa de subsídios do Governo do Estado para cobrir os custos operacionais e administrativos.

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta reportagem

Publicado no Sampa Online ( www.sampaonline.com.br ), o portal da Zona Sul de São Paulo