No Mês da Consciência Negra, Projeto Trançando Vidas promove oficinas gratuitas na Zona Norte

Novembro 18, 2025

O Projeto Trançando Vidas – PROAC ICMS nº 53142, realizado no CCA Cidade Nova, na Zona Norte de São Paulo, segue transformando histórias e fortalecendo laços comunitários por meio da arte das tranças afro, do empreendedorismo e da valorização da identidade negra. Com patrocínio da Viação Cometa e apoio do Instituto JCA, a iniciativa oferece formação gratuita em técnicas de tranças e incentiva a geração de renda, autonomia e autoestima entre as participantes.

Após uma série de atividades bem-sucedidas ao longo do ano, o projeto entra agora em uma nova etapa, marcada por ações especiais em alusão ao Mês da Consciência Negra.

No dia 25 de novembro de 2025 (terça-feira), será realizada uma oficina gratuita em parceria com o SEBRAE, voltada à capacitação empreendedora das participantes. A proposta é fortalecer o conhecimento sobre gestão e finanças, ampliando as possibilidades de inserção produtiva no mercado da beleza.

Já no dia 27 de novembro (quinta-feira), com entrada gratuita, o evento "Trançando Vidas: Cultura, Empoderamento e Igualdade Racial no Novembro da Consciência", contará com a participação do Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial (CRPIR). A ação propõe reflexões sobre identidade, ancestralidade e protagonismo feminino, reafirmando o compromisso do projeto com a promoção da igualdade racial.

E no dia 04 de dezembro (quinta-feira), haverá uma oficina gratuita de turbantes, abordando a importância simbólica e estética desse elemento da cultura afro-brasileira. Todas as atividades acontecem no mesmo local do projeto e durante os horários regulares de aula.


Crédito: Ana Paula Belmiro

Sobre o projeto Trançando Vidas
Desde o início do ano, o Trançando Vidas tem promovido uma série de vivências e experiências que unem aprendizado técnico e fortalecimento comunitário. Em outubro, as alunas do projeto realizaram uma ação especial pelo Dia das Crianças, atendendo crianças e adolescentes do CCA Cidade Nova com penteados afro e tranças criativas. A atividade foi marcada por alegria, afeto e valorização da identidade, além de permitir que as alunas colocassem em prática o que aprenderam nas oficinas.

Em setembro, o grupo visitou a Beauty Fair – Feira Internacional de Beleza Profissional, um dos maiores eventos da América Latina no setor. A experiência proporcionou contato direto com novas tendências, produtos e técnicas voltadas ao cabelo afro, ampliando os horizontes profissionais das participantes e reforçando o papel da representatividade no mercado da beleza.

O projeto teve início em julho de 2025, com uma aula inaugural especial no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de julho), e uma roda de conversa com psicólogos do CRPIR, que promoveu acolhimento e escuta ativa das participantes. O curso conta com 50 mulheres inscritas e oferece formação de oito meses em diferentes estilos de tranças afro, como nagô, box braids, twists e fulani braids.

O projeto possui parcerias com instituições como o CRPIR Cachoeirinha e Carandiru, CEU Parque Novo Mundo, UNICEU, CDCM Mariás, CAE Mulheres Macedônia, EMEF Paulo Carneiro Thomaz Alves Gal e o CCA Cidade Nova. Uma rede de apoio que fortalece o engajamento local e amplia o impacto social do projeto, que une cultura, geração de renda e igualdade racial em uma mesma ação transformadora.

O Trançando Vidas é um movimento de resgate cultural e empoderamento feminino. Ao ensinar técnicas de tranças afro, o projeto promove o reconhecimento da estética negra como expressão de identidade e resistência, abrindo caminhos para o empreendedorismo e a autonomia financeira.

Segundo o Instituto JCA, idealizador da iniciativa, "investir em projetos como o Trançando Vidas é acreditar no poder da cultura e da capacitação como instrumentos de transformação social e desenvolvimento comunitário".

Projeto Trançando Vidas
Local: CCA Cidade Nova – Rua Nossa Senhora da Aparecida, 195, Parque Novo Mundo – Zona Norte, São Paulo/SP
Instagram: @trancandovidas_

Fonte: Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini

Outras notícias

Menu Cultural de julho propõe uma viagem gastronômica pelos sabores da Copa do Mundo.
Próxima edição da feira gastronômica e artesanal que o Itaú Cultural realiza ao ar livre no Bulevar do Rádio, espaço entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, convida o público a percorrer diferentes países e culturas por meio de preparos populares que ocupam ruas, mercados, estádios, festas e encontros familiares ao redor do mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/menu+cultural+julho+propuoe+uma+viagem+gastronuemica+pelos+sabores+copa+mundo.php

Durante as férias de julho, O Mundo do Circo SP recebe temporada de espetáculo e exposição Re-Circo, o Maior Espetáculo Sustentável da Terra.
Espectadores são transportados aos anos de 1920 a 1940 com números clássicos em uma roupagem bem moderna.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/durante+rias+julhoa+mundo+circo+recebe+temporada+espetu+culo+exposiuuuoo+reacircoa+maior+espetu+culo+sustentu+vel+terra.php

Em julho, espaço ºAndar, na Santa Cecília, tem teatro, programação de férias e cursos.
Centro cultural recebe diversos espetáculos, oficina de atuação com João Pedro Ribeiro; curso sobre abordagem Meisner, com Ana Paula Dias; e contação de histórias e mágica para crianças.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/julhoa+espauuo+ooandara+santa+cecu+liaa+tem+teatroa+programauuuoo+rias+cursos.php

CINE NA PRAÇA 2026 exibe de graça 11 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo.
Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história do cinema. A partir de 9 de julho às quintas, sextas e sábados às 19 horas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cine+prauca+2026+exibe+grauua+filmes+jardim+suspenso+centro+cultural+suoo+paulo.php

Férias de Julho no Sesc Consolação reúnem teatro visual, experiências para primeira infância, circo e atividades recreativas para crianças e famílias.
A programação inclui a instalação interativa Assombrinho, o espetáculo Poema
https://www.sampaonline.com.br/noticias/rias+julho+sesc+consolauuuoo+reuonem+teatro+visuala+experiuuncias+para+primeira+infu+nciaa+circo+atividades+recreativas+para+crianuuas+famu+lias.php

Centro Cultural da Penha recebe show gratuito de 10 anos da banda Buena Onda Reggae Club.
Apresentação abre circuito de shows comemorativos da banda, que é um dos nomes de destaque da cena instrumental brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+cultural+penha+recebe+show+gratuito+anos+banda+buena+onda+reggae+club.php