No Mês da Consciência Negra, Projeto Trançando Vidas promove oficinas gratuitas na Zona Norte

Novembro 18, 2025

O Projeto Trançando Vidas – PROAC ICMS nº 53142, realizado no CCA Cidade Nova, na Zona Norte de São Paulo, segue transformando histórias e fortalecendo laços comunitários por meio da arte das tranças afro, do empreendedorismo e da valorização da identidade negra. Com patrocínio da Viação Cometa e apoio do Instituto JCA, a iniciativa oferece formação gratuita em técnicas de tranças e incentiva a geração de renda, autonomia e autoestima entre as participantes.

Após uma série de atividades bem-sucedidas ao longo do ano, o projeto entra agora em uma nova etapa, marcada por ações especiais em alusão ao Mês da Consciência Negra.

No dia 25 de novembro de 2025 (terça-feira), será realizada uma oficina gratuita em parceria com o SEBRAE, voltada à capacitação empreendedora das participantes. A proposta é fortalecer o conhecimento sobre gestão e finanças, ampliando as possibilidades de inserção produtiva no mercado da beleza.

Já no dia 27 de novembro (quinta-feira), com entrada gratuita, o evento "Trançando Vidas: Cultura, Empoderamento e Igualdade Racial no Novembro da Consciência", contará com a participação do Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial (CRPIR). A ação propõe reflexões sobre identidade, ancestralidade e protagonismo feminino, reafirmando o compromisso do projeto com a promoção da igualdade racial.

E no dia 04 de dezembro (quinta-feira), haverá uma oficina gratuita de turbantes, abordando a importância simbólica e estética desse elemento da cultura afro-brasileira. Todas as atividades acontecem no mesmo local do projeto e durante os horários regulares de aula.


Crédito: Ana Paula Belmiro

Sobre o projeto Trançando Vidas
Desde o início do ano, o Trançando Vidas tem promovido uma série de vivências e experiências que unem aprendizado técnico e fortalecimento comunitário. Em outubro, as alunas do projeto realizaram uma ação especial pelo Dia das Crianças, atendendo crianças e adolescentes do CCA Cidade Nova com penteados afro e tranças criativas. A atividade foi marcada por alegria, afeto e valorização da identidade, além de permitir que as alunas colocassem em prática o que aprenderam nas oficinas.

Em setembro, o grupo visitou a Beauty Fair – Feira Internacional de Beleza Profissional, um dos maiores eventos da América Latina no setor. A experiência proporcionou contato direto com novas tendências, produtos e técnicas voltadas ao cabelo afro, ampliando os horizontes profissionais das participantes e reforçando o papel da representatividade no mercado da beleza.

O projeto teve início em julho de 2025, com uma aula inaugural especial no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de julho), e uma roda de conversa com psicólogos do CRPIR, que promoveu acolhimento e escuta ativa das participantes. O curso conta com 50 mulheres inscritas e oferece formação de oito meses em diferentes estilos de tranças afro, como nagô, box braids, twists e fulani braids.

O projeto possui parcerias com instituições como o CRPIR Cachoeirinha e Carandiru, CEU Parque Novo Mundo, UNICEU, CDCM Mariás, CAE Mulheres Macedônia, EMEF Paulo Carneiro Thomaz Alves Gal e o CCA Cidade Nova. Uma rede de apoio que fortalece o engajamento local e amplia o impacto social do projeto, que une cultura, geração de renda e igualdade racial em uma mesma ação transformadora.

O Trançando Vidas é um movimento de resgate cultural e empoderamento feminino. Ao ensinar técnicas de tranças afro, o projeto promove o reconhecimento da estética negra como expressão de identidade e resistência, abrindo caminhos para o empreendedorismo e a autonomia financeira.

Segundo o Instituto JCA, idealizador da iniciativa, "investir em projetos como o Trançando Vidas é acreditar no poder da cultura e da capacitação como instrumentos de transformação social e desenvolvimento comunitário".

Projeto Trançando Vidas
Local: CCA Cidade Nova – Rua Nossa Senhora da Aparecida, 195, Parque Novo Mundo – Zona Norte, São Paulo/SP
Instagram: @trancandovidas_

Fonte: Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
https://www.sampaonline.com.br/noticias/wilson+aguiar+estreia+solo+concerto+para+corpo+traquejado+atelier+cenico.php

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+espetaculo+gratuito+impacto+agasias+grupo+teatro.php

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
https://www.sampaonline.com.br/noticias/premiado+musical+bertoleza+ganha+nova+temporada+gratuita+teatro+alfredo+mesquita.php

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+maio+apresenta+fevereiro+maze+espetaculo+gratuito+para+criancas.php

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+programacao+paralela+exposicao+game++arte+cultura+comunidade+com+seminario+oficinas+desfile+visitas+mediadas.php