Mercadão ganha feira-livre de produtos orgânicos
Setembro 20, 2007

Quem procura alimentos livres de agrotóxicos e produtos químicos ou simplesmente gosta de conhecer novas feiras, terá uma nova e saudável opção a partir deste sábado (22/09). A Secretaria das Subprefeituras, por meio da Supervisão Geral de Abastecimento (Abast), lança neste dia uma feira só com produtos orgânicos no Mercado Municipal Paulistano. Neste sábado (22) a feira começa às 8h30, no estacionamento administrativo do Mercadão - esquina das ruas da Cantareira com a Comendador Assad Abdala. Serão 25 barracas, onde pode-se encontrar frutas, verduras, legumes e ovos, entre outros produtos.

Outras três feiras farão parte do Circuito Oficial de feiras-livres de orgânicos da Cidade de São Paulo. A próxima feira oficial já tem dia para começar: 27 de setembro na rua São Benedito, região de Santo Amaro. As outras duas devem ser oficializadas dentro de 90 dias na rua Tutóia, no Paraíso; e a terceira na Praça Charles Muller, no Pacaembu.

Todos os alimentos vendidos no Circuito de feiras-livres de orgânicos terão garantia de certificadoras, que comprovam a procedência dos produtos. Para isso, além da não utilização de defensivos agrícolas, há uma série de normas que o produtor precisa seguir, como a preparação da terra, a colheita e o transporte. Se respeitar as normas, o produto leva o selo de orgânico. "A procura por produtos orgânicos é uma tendência que está crescendo entre os consumidores, por isso, decidimos levar esse tipo de produto para a rua, mais perto da população", afirma secretário das Subprefeituras.

Sobre os produtos orgânicos

A demanda por este tipo de alimento, embora crescente, ainda é tímida em comparação aos convencionais. Vale dizer que a criação do Circuito tem o objetivo de atender uma camada da população preocupada com o desenvolvimento auto-sustentável e que não encontra oferta suficiente no mercado.

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizou pesquisa sobre os dados da produção orgânica brasileira, e identificou que é significativo o crescimento deste setor. O Brasil soma atualmente mais de sete mil produtores certificados e outros 13 mil que produzem orgânicos, mas não tem certificação.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, entre agosto de 2006 e junho deste ano, foram exportados 10,2 milhões de dólares em produtos orgânicos, especialmente soja e açúcar. O selo de certificação é uma garantia de que o consumidor está levando para a casa um produto sem contaminação química.

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de São Paulo

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo