Mercadão recebe Projeto Sabores de São Paulo
Maio 02, 2007

A dobradinha inigualável de Pinheiros, a galinhada sem igual do Canindé ou o nacho memorável do Campo Belo, além de outras maravilhas culinárias desconhecidas da cidade, poderão ser apreciadas semanalmente a partir desta sexta-feira (04/05) durante o Projeto Sabores de São Paulo. Chefs e cozinheiros selecionados em bares de cada ponto da cidade comparecerão ao Mercadão.

A iniciativa, da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por meio da Supervisão Geral de Abastecimento, pretende promover a diversidade culinária de São Paulo, reconhecida como uma das capitais mundiais da gastronomia, mas que abriga verdadeiras preciosidades ainda desconhecidas dos gourmets.

“O mais interessante deste projeto inédito é dar oportunidade aos locais que são referência em seus bairros, mas que o grande público desconhece”, afirma o secretário das Subprefeituras e subprefeito da Sé. “Nossa intenção não é trazer os restaurantes já consagrados. Ao contrário, queremos dar chance para estabelecimentos ainda restritos a suas regiões, mas que tenham um prato que só eles sabem fazer, possam transmitir seus segredos e, o melhor, pelas mãos dos próprios autores das receitas”, complementa.

No total, o programa será realizado em sessenta fins de semana, sendo 26 em 2007 e 34 em 2008. No final de cada ano será lançado um livro, mostrando todos os estabelecimentos que se apresentaram.

Inscrições abertas

As aulas, com capacidade para quarenta pessoas, acontecerão na cozinha Mercado Gourmet, as sextas, sábados e domingos, com a presença de um estabelecimento a cada dia. O valor do ingresso de cada aula, dez reais, será revertido ao Programa São Paulo Protege, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Às sextas e sábados os locais selecionados poderão ministrar duas aulas, uma pela manhã e outra à tarde.

Os interessados poderão se inscrever, para quantas aulas quiserem, pelo e-mail do programa saboresdesaopaulo@prefeitura.sp.gov.br. Quem preferir, pode fazer a inscrição pelo telefone (11) 3313-1326 ou pessoalmente no Mercado Gourmet - rua da Cantareira, 306, mezanino da Torre B.

Todas as aulas terão quatro vagas para alunos de gastronomia de qualquer escola. Os interessados deverão se inscrever, também por e-mail, e poderão assistir ao lado do Chef e até participar da dinâmica.

Escolha dos participantes

A seleção dos estabelecimentos será feita por uma comissão, liderada pelo chef Roberto Ravióli. Esta equipe de especialistas será responsável por identificar os locais que estejam dentro do perfil do programa.

Qualquer estabelecimento pode se inscrever e passará por avaliação da equipe selecionadora. Depois de realizada a inscrição, a Supervisão Geral de Abastecimento enviará um kit convite, com uma ficha mais detalhada. Se o estabelecimento já for conhecido da comissão avaliadora, passará automaticamente para a fase final de seleção, na qual será levado em conta, principalmente, se a receita mais tradicional da casa diferencia-se de outros pratos iguais feitos em outros lugares.

“É importante salientar que a participação dos estabelecimentos não está condicionada a um prato inédito, e sim a uma receita que diferencie, por exemplo, sua coxinha das que são preparadas em diversos outros locais da cidade”, explica José Roberto Graziano, supervisor de Abastecimento da Prefeitura.

Caso o local não seja conhecido pela comissão, os alunos de gastronomia da Universidade Anhembi-Morumbi farão uma visita para verificar se o estabelecimento se enquadra na proposta do projeto. Eles farão também um relatório, descrevendo os pontos fortes e fracos do local. O documento será assinado e carimbado pelos responsáveis das instituições de ensino e, na seqüência, enviado para a comissão, que prosseguimento ao processo.

Mensalmente, essa comissão irá estabelecer a programação das apresentações, que será divulgada no site do programa e também em cartazes e banners colocados no Mercadão.

Uma das ferramentas utilizadas por essa comissão é a degustação surpresa. Mas não serão os chefs os encarregados dessa aventura gastronômica, e sim voluntários, que comparecerão aos estabelecimentos selecionados, sem agendamento, para provar o prato que foi indicado.

Programação de maio

O início das aulas acontecerá nesta sexta-feira (04/05), a partir das 14 horas, quando o próprio Roberto Ravióli ensinará a preparar sua dobradinha. No Sábado (05/05), quem se apresenta no Espaço Gourmet é o restaurante Terra de Santa Cruz, com seu escondidinho de bacalhau. E, domingo (06/05), o Pizza Bros fecha a programação do primeiro fim de semana, mostrando os segredos de preparo de sua pizza gênova.

O segundo fim de semana, as aulas acontecem na sexta, 11, e sábado 12. No domingo não haverá apresentação, porque é dia das mães. No dia 11, o restaurante Galinhada do Bahia ensinará uma receita de galinhada. E, no dia 12, o Sushikin apresenta seu salmão tartar.

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.

Fonte:

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo