Menu Cultural de julho propõe uma viagem gastronômica pelos sabores da Copa do Mundo

Julho 03, 2026

Esta edição do Menu Cultural, evento mensal do Itaú Cultural (IC) que une gastronomia a outras manifestações artísticas, propõe um percurso inspirado em um dos maiores fenômenos culturais do planeta: a Copa do Mundo. No domingo, dia 12 de julho, às 11h, a iniciativa ocupa o Bulevar do Rádio, espaço ao ar livre entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, com barracas de comida, bebidas e artesanato que exploram sabores e tradições de diferentes regiões do mundo. No total, são 12 estandes que representam países e territórios da Ásia, Europa, África e Américas, em um encontro entre memória, identidade e cultura alimentar.

Com curadoria da pesquisadora de culturas alimentares Patty Durães, o Menu Cultural – Copa do Mundo reúne preparos que atravessam fronteiras externas e revelam como a comida é capaz de conectar pessoas, celebrar pertencimentos e contar histórias de migração e intercâmbio cultural. Mais do que uma competição esportiva, aqui o futebol é apresentado como espaço de encontro entre povos, modos de celebrar e práticas alimentares compartilhadas.

Os sabores asiáticos aparecem na tradicional guioza da Família Nakamura, negócio fundado em 1977 por Yoco Nakamura na feira da Liberdade. A barraca apresenta receitas que atravessam gerações, como as guiozas artesanais e os nikumans em diferentes versões. A culinária escandinava é representada por O Escandinavo, com preparos típicos da Noruega, como o brunost, tradicional queijo marrom, e o hidromel.

As referências latino-americanas marcam presença em diferentes barracas desta edição. O Chevere Restaurante apresenta receitas venezuelanas elaboradas com ingredientes orgânicos e técnicas ancestrais, incluindo o papelón com limão, bebida tradicional à base de rapadura. A Taquería La Sabrosa homenageia a culinária mexicana com tacos preparados a partir de receitas tradicionais, como o taco de carnitas e o Pollo del Desierto, criação inspirada nos sabores do norte do México.

Por sua vez, os sabores africanos ocupam espaço com as preparações da Wadunú e da Bwala Catering. A primeira apresenta pratos da África Ocidental, como jollof rice, attiéké com peixe grelhado, pastéis africanos e bissap, bebida feita a partir da flor de hibisco. A segunda leva ao evento referências da culinária angolana, com destaque para a magoga, comida de rua tradicional, e o suco de baobá.

A viagem gastronômica segue pela Europa com a Qui o Qua Forneria, especializada em preparos italianos inspirados na tradição romana, como a reginetta, combinação de mortadela italiana, stracciatella e pistache. O clássico fish and chips, símbolo da comida de rua britânica, é apresentado pela Notorious Fish.

As Américas também estão representadas pela Labaki Deli Shop, que leva ao evento seu pastrami artesanal e o pastrami burger, inspirados na tradição da Deli contemporânea.

As bebidas e sobremesas completam a experiência. A Cervejaria Catimba, criada por três amigos apaixonados por futebol, apresenta rótulos artesanais como a Goela Larga, lager leve e refrescante, e a Ypacaraí, IPA com manga. O Coco do Bem oferece sorvetes artesanais servidos no próprio coco, em sabores como coco, tapioca com coco, abacaxi com coco e coco queimado.

Artesanato
Além da gastronomia, o Menu Cultural amplia o olhar para outras formas de expressão associadas ao universo do futebol. A El Cabriton participa desta edição com camisetas autorais desenvolvidas em colaboração com artistas, reunindo referências visuais ligadas à Copa do Mundo e à cultura das torcidas.

Sobre Patty Durães
Pesquisadora de culturas alimentares especializada na influência das heranças afrodiaspóricas na culinária brasileira, com experiência significativa em instituições renomadas como MASP, Itaú Cultural, Sebrae e SESC. TEDx Speaker, autora do curso Muito Além da Boca e foi coordenadora pedagógica da escola Gastronomia Periférica. Atua em projetos para a Cia das Letras e em pesquisas de personagens para uma série da Globo Minas e GNT. Sua paixão é ampliar a compreensão sobre a intersecção entre comida e identidade cultural brasileira. No início de 2024, foi professora convidada do Ray Charles Program, da Dillard University, em New Orleans, e mentora de um projeto de pesquisa em cultura alimentar na Escola de Gastronomia Social do Ceará Ivens Dias Branco.

SERVIÇO:
Menu Cultural – Copa do Mundo
12 de julho (domingo), às 11h
Local: Bulevar do Rádio (entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista)
Entrada gratuita (a consumação é paga)
Em caso de chuva, a equipe vai avaliar a viabilidade do evento externo.

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
Terça a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e WhatsApp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
x.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Fonte: Assessoria de Imprensa - ConteúdoInk

Outras notícias

Durante as férias de julho, O Mundo do Circo SP recebe temporada de espetáculo e exposição Re-Circo, o Maior Espetáculo Sustentável da Terra.
Espectadores são transportados aos anos de 1920 a 1940 com números clássicos em uma roupagem bem moderna.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/durante+rias+julhoa+mundo+circo+recebe+temporada+espetu+culo+exposiuuuoo+reacircoa+maior+espetu+culo+sustentu+vel+terra.php

Em julho, espaço ºAndar, na Santa Cecília, tem teatro, programação de férias e cursos.
Centro cultural recebe diversos espetáculos, oficina de atuação com João Pedro Ribeiro; curso sobre abordagem Meisner, com Ana Paula Dias; e contação de histórias e mágica para crianças.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/julhoa+espauuo+ooandara+santa+cecu+liaa+tem+teatroa+programauuuoo+rias+cursos.php

CINE NA PRAÇA 2026 exibe de graça 11 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo.
Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história do cinema. A partir de 9 de julho às quintas, sextas e sábados às 19 horas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cine+prauca+2026+exibe+grauua+filmes+jardim+suspenso+centro+cultural+suoo+paulo.php

Férias de Julho no Sesc Consolação reúnem teatro visual, experiências para primeira infância, circo e atividades recreativas para crianças e famílias.
A programação inclui a instalação interativa Assombrinho, o espetáculo Poema
https://www.sampaonline.com.br/noticias/rias+julho+sesc+consolauuuoo+reuonem+teatro+visuala+experiuuncias+para+primeira+infu+nciaa+circo+atividades+recreativas+para+crianuuas+famu+lias.php

Centro Cultural da Penha recebe show gratuito de 10 anos da banda Buena Onda Reggae Club.
Apresentação abre circuito de shows comemorativos da banda, que é um dos nomes de destaque da cena instrumental brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+cultural+penha+recebe+show+gratuito+anos+banda+buena+onda+reggae+club.php