Agosto 17, 2020
O convidado do projeto Sexta Latina do próximo dia 21 de agosto é Fábio Magalhães, artista e museólogo. A conversa será conduzida por Luciana Latarini Ginezi, diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), e transmitida pelo Instagram oficial do Memorial (@memorialdaamericalatina), a partir das 19h.

Fábio Magalhães esteve à frente de grandes instituições culturais de São Paulo, como a Pinacoteca do Estado, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Memorial da América Latina. No encontro, ele fala da cultura na atualidade, dos trabalhos que realizou ao longo da carreira e das adaptações feitas nas instituições culturais para lidar com o distanciamento social imposto pela Covid-19.
Iniciado em junho, o Sexta Latina é um projeto do CBEAL, departamento que integra o Memorial. Todas as sextas-feiras um convidado diferente aborda aspectos da cultura do continente em transmissões ao vivo pela rede social.
Em tempos de isolamento, oferecer conteúdo de qualidade, que possa ser acessado de casa, tem sido uma alternativa às limitações impostas a todos nesse momento de pandemia. O projeto Sexta Latina, do Memorial da América Latina, vem se somar às iniciativas do Governo do Estado de São Paulo de disponibilizar, nas diversas plataformas digitais, mais uma opção de cultura para a população.
Sobre Fábio Magalhães
É museólogo, pintor e desenhista. Foi diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo (1979/1982); membro da Comissão de Arte do MAM/SP (1978/1980); curador-chefe do MASP (1989-1994) e curador das exposições Coleção Pirelli/Masp. Entre 1995 e 2003, foi presidente da Fundação Memorial da América Latina e curador das 2ª e 3ª bienais de Artes Visuais do Mercosul. Frequentou o Instituto de Arte e Arqueologia de Paris. Em 1964, foi selecionado pelo MAC/SP para representar o Brasil, ao lado de outros artistas, no Salon Comparaisons de Paris. Atualmente é diretor cultural do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, Diretor Estatutário do Museu de Arte de São Paulo e Membro do Conselho do Museu de Arte Moderna de São Paulo e da BIENAL.
Sobre Luciana Latarini Ginezi
Doutora, Mestre e Especialista em Tradução pela Universidade de São Paulo (USP), é atualmente diretora do CBEAL (Centro Brasileiro de Estudos da América Latina), departamento do Memorial da América Latina, onde promove atividades de cultura, arte e educação.
Serviço
Projeto Sexta Latina
Live com Fábio Magalhães
Dia 21 de agosto, sexta-feira, às 19h
No Instagram: @memorialdaamericalatina
Tenor Jean William celebra o Dia dos Namorados com espetáculo "Passione" no Centro Cultural Camargo Guarnieri.
Apresentação gratuita no dia 11 de junho homenageia o amor em noite especial.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tenor+jean+william+celebra+dia+dos+namorados+com+espetaculo+passione+centro+cultural+camargo+guarnieri.php
"Vidrado" estreia no Sesc Bom Retiro com a pesquisa inédita de Guilherme Torres no equilibrismo.
Sobre um monociclo acrobático, percorrendo uma trilha de garrafas de vidro com objetos em movimento, o artista cria uma narrativa delicada sobre a coragem de continuar, mesmo diante do impossível.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vidrado+estreia+sesc+bom+retiro+com+pesquisa+inedita+guilherme+torres+equilibrismo.php
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva reúne convidados nacionais e internacionais em evento gratuito sobre bibliotecas e sustentabilidade.
Com Geni Núñez, Kaká Werá, Vivian Puerta, Patrícia Constante Jaime e Susana Silvestre, evento do SisEB acontece de 9 a 11 de junho, em São Paulo, e propõe debates sobre bibliotecas verdes e gestão e educação socioambiental para a ação cidadã.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/seminario+internacional+biblioteca+viva+reune+convidados+nacionais+internacionais+evento+gratuito+sobre+bibliotecas+sustentabilidade.php
Coletivo Desvio Padrão apresenta espetáculos acessíveis e ciclo formativo em São Paulo.
Além das experiências cênicas que colocam pessoas cegas e surdas no centro da criação, a programação reúne oficinas e seminários, gratuitos, sobre audiodescrição e tradução intersemiótica.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/coletivo+desvio+padrao+apresenta+espetaculos+acessiveis+ciclo+formativo+sao+paulo.php
Itaú Cultural reúne espetáculo e atividades educativas para crianças e famílias em junho.
Programação ocupa diferentes espaços da instituição com intervenção infantil de formas animadas, ateliê de criação de acessórios personalizados e oficinas de desenho ligadas à Coleção Brasiliana.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+reune+espetaculo+atividades+educativas+para+criancas+familias+junho.php
Em Cidade Tiradentes, Centro Cultural Arte em Construção vira espaço de convivência, criatividade e cuidado coletivo.
Arraial do Pombas, teatro, circo e contação de histórias movimentam a programação gratuita de junho no Centro Cultural Arte em Construção.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cidade+tiradentes+centro+cultural+arte+construcao+vira+espaco+convivencia+criatividade+cuidado+coletivo.php