Memorial faz live com Adriana Barbosa para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Julho 22, 2020

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o projeto Sexta Latina convida a empreendedora Adriana Barbosa, da Feira Preta, para a live do dia 24 de julho, às 19h, no Instagram oficial do Memorial. A entrevistadora será Luciana Latarini Ginezi, diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL).

Há 28 anos, mulheres negras se reuniram em Santo Domingo, na República Dominicana, para debater formas de combate ao racismo e ao machismo presentes na sociedade. A partir desse encontro foi criado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. No Brasil, desde 2014, no mesmo dia é também celebrado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em homenagem à líder quilombola que viveu no Mato Grosso no século XVIII.

A convidada da próxima edição, Adriana Barbosa, é a idealizadora do Festival Feira Preta, e irá conversar sobre os desafios enfrentados por mulheres negras em um país onde o machismo e o racismo ainda são diariamente manifestados na sociedade. Ela contará também como foi a sua trajetória de sucesso à frente da Feira Preta que, em 18 anos de existência, representa o que há de mais inventivo e inovador na criatividade negra em diferentes segmentos: o empreendedorismo, tecnologia, literatura, música, artes digitais, passando também por painéis sobre reflexões contemporâneas da existência negra. No ano passado, o Memorial da América Latina foi palco de mais uma edição do evento.

O projeto Sexta Latina, iniciado no último dia 3 de junho, é uma iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL). Toda sexta-feira, numa live pelo Instagram, um convidado fala sobre assuntos da cultura latino-americana.

Em tempos de isolamento, oferecer conteúdo de qualidade e que possa ser acessado de casa tem sido uma alternativa às limitações impostas a todos nesse momento de pandemia. O projeto Sexta Latina, do Memorial da América Latina, vem se somar às inúmeras iniciativas do setor cultural de disponibilizar, nas diversas plataformas digitais, mais uma opção de cultura.

A live será transmitida pelo Instagram oficial do Memorial, a partir das 19h: @memorialdaamericalatina

Sobre­­­­ Adriana Barbosa

Paulistana, mulher, negra, empoderada e empreendedora. Fundou a Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro na América Latina e o PretaHub, plataforma que concentra os projetos da Feira, a fim de expandir o alcance das iniciativas junto à população e investidores. Em 2017, foi eleita pela MIPAD (Most Influential People of African Descendent) uma das 51 pessoas negras mais influentes do mundo.

Sobre Luciana Latarini Ginezi

Doutora, Mestre e Especialista em Tradução pela Universidade de São Paulo (USP), é atualmente diretora do CBEAL – Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, departamento do Memorial da América Latina que promove atividades de cultura, arte e educação.

Sobre o Festival Feira Preta

Em sua última edição, realizada na Memorial da América Latina, o Festival Feira Preta recebeu mais de 50 mil pessoas. O evento, que nasceu em 2002 como uma feira de produtos de empreendedores negros, hoje é um festival que apresenta conteúdos, produtos e serviços que representam o que há de mais inventivo e inovador na criatividade preta em diferentes segmentos.

Com programação que ocupa diferentes pontos da cidade de São Paulo com atrações nacionais e internacionais, o Festival Feira Preta pauta grandes veículos de comunicação no mês de novembro, em que se celebra o Dia da Consciência Negra.

Em 2018, foram mais de 40 atrações nacionais e internacionais ao longo de 10 dias, 120 expositores, atividades distribuídas 10 territórios culturais diferentes e circulação monetária superior a 700 mil reais durante o evento.

Serviço

Projeto Sexta Latina
24 de julho, sexta-feira, às 19h
Live com Adriana Barbosa
Instagram: @memorialdaamericalatina

Outras notícias

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php

Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php

Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php

Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php