Memorial faz live com Adriana Barbosa para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Julho 22, 2020

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o projeto Sexta Latina convida a empreendedora Adriana Barbosa, da Feira Preta, para a live do dia 24 de julho, às 19h, no Instagram oficial do Memorial. A entrevistadora será Luciana Latarini Ginezi, diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL).

Há 28 anos, mulheres negras se reuniram em Santo Domingo, na República Dominicana, para debater formas de combate ao racismo e ao machismo presentes na sociedade. A partir desse encontro foi criado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. No Brasil, desde 2014, no mesmo dia é também celebrado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em homenagem à líder quilombola que viveu no Mato Grosso no século XVIII.

A convidada da próxima edição, Adriana Barbosa, é a idealizadora do Festival Feira Preta, e irá conversar sobre os desafios enfrentados por mulheres negras em um país onde o machismo e o racismo ainda são diariamente manifestados na sociedade. Ela contará também como foi a sua trajetória de sucesso à frente da Feira Preta que, em 18 anos de existência, representa o que há de mais inventivo e inovador na criatividade negra em diferentes segmentos: o empreendedorismo, tecnologia, literatura, música, artes digitais, passando também por painéis sobre reflexões contemporâneas da existência negra. No ano passado, o Memorial da América Latina foi palco de mais uma edição do evento.

O projeto Sexta Latina, iniciado no último dia 3 de junho, é uma iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL). Toda sexta-feira, numa live pelo Instagram, um convidado fala sobre assuntos da cultura latino-americana.

Em tempos de isolamento, oferecer conteúdo de qualidade e que possa ser acessado de casa tem sido uma alternativa às limitações impostas a todos nesse momento de pandemia. O projeto Sexta Latina, do Memorial da América Latina, vem se somar às inúmeras iniciativas do setor cultural de disponibilizar, nas diversas plataformas digitais, mais uma opção de cultura.

A live será transmitida pelo Instagram oficial do Memorial, a partir das 19h: @memorialdaamericalatina

Sobre­­­­ Adriana Barbosa

Paulistana, mulher, negra, empoderada e empreendedora. Fundou a Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro na América Latina e o PretaHub, plataforma que concentra os projetos da Feira, a fim de expandir o alcance das iniciativas junto à população e investidores. Em 2017, foi eleita pela MIPAD (Most Influential People of African Descendent) uma das 51 pessoas negras mais influentes do mundo.

Sobre Luciana Latarini Ginezi

Doutora, Mestre e Especialista em Tradução pela Universidade de São Paulo (USP), é atualmente diretora do CBEAL – Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, departamento do Memorial da América Latina que promove atividades de cultura, arte e educação.

Sobre o Festival Feira Preta

Em sua última edição, realizada na Memorial da América Latina, o Festival Feira Preta recebeu mais de 50 mil pessoas. O evento, que nasceu em 2002 como uma feira de produtos de empreendedores negros, hoje é um festival que apresenta conteúdos, produtos e serviços que representam o que há de mais inventivo e inovador na criatividade preta em diferentes segmentos.

Com programação que ocupa diferentes pontos da cidade de São Paulo com atrações nacionais e internacionais, o Festival Feira Preta pauta grandes veículos de comunicação no mês de novembro, em que se celebra o Dia da Consciência Negra.

Em 2018, foram mais de 40 atrações nacionais e internacionais ao longo de 10 dias, 120 expositores, atividades distribuídas 10 territórios culturais diferentes e circulação monetária superior a 700 mil reais durante o evento.

Serviço

Projeto Sexta Latina
24 de julho, sexta-feira, às 19h
Live com Adriana Barbosa
Instagram: @memorialdaamericalatina