Memorial da América Latina homenageia o escritor Mario Benedetti no projeto Sexta Latina

Setembro 08, 2020

O projeto Sexta Latina recebe, no dia 11 de setembro, os uruguaios Pedro Russi e Pablo Garcia para conversar sobre o centenário do escritor Mario Benedetti. A transmissão será feita pelo Instagram oficial do Memorial, a partir das 19h. A entrevista será conduzida por Luciana Latarini Ginezi, diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL).

Benedetti nasceu em Paso de Los Toros, em 14 de setembro de 1920, e foi um escritor reconhecido internacionalmente pela qualidade e amplitude da produção, que vai da poesia à novela, passando por teatro e crítica literária. É autor de obras como: La Tregua, Montevideanos e Literatura Uruguaya Siglo XX. Benedetti morreu em 2009 e deixou, em testamento, a criação da fundação que leva seu nome, com o objetivo de promover a literatura e a defesa dos direitos humanos, ambas atuações marcantes em sua vida.

Os convidados Pedro e Pablo são autores do texto sobre Mario Benedetti publicado na edição 56 da Revista Nossa América, que foi lançada no site do Memorial no dia 8 de setembro. Na live do dia 11, eles falarão sobre a importância do escritor e das obras dentro do contexto histórico da América Latina.

O projeto Sexta Latina, iniciado em junho, é uma iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL). Toda sexta-feira, em uma live pelo Instagram, um convidado fala sobre assuntos relacionados à arte, cultura e educação latino-americanas.

Em tempos de isolamento, oferecer conteúdo de qualidade, que possa ser acessado de casa, tem sido uma alternativa às limitações impostas a todos nesse momento de pandemia. O projeto Sexta Latina, do Memorial da América Latina, vem se somar às inúmeras iniciativas do setor cultural de disponibilizar, nas diversas plataformas digitais, mais uma opção de cultura.

A live será transmitida pelo Instagram oficial do Memorial, a partir das 19h.

Sobre Pedro Russi

É doutor e mestre em Comunicação, docente do Centro Universitário Norte – Paysandú da Universidade da República do Uruguai, com pós-Doutorado pela Universidad de Navarra, na Espanha; trabalha com semiótica, epistemologia, teatro e intervenções urbanas.

Sobre Pablo García

É engenheiro agrônomo, músico, trabalha no Ministério da Agricultura do Uruguai com descentralização e organizações de agricultores rurais.

Sobre Luciana Latarini Ginezi

Doutora, Mestre e Especialista em Tradução pela Universidade de São Paulo (USP), é atualmente diretora do CBEAL – Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, departamento do Memorial da América Latina, onde promove atividades de cultura, arte e educação.

Serviço

Projeto Sexta Latina
Live com Pedro Russi e Pablo García sobre o centenário de Mario Benedetti
11 de setembro, sexta-feira, às 19h
Instagram: https://www.instagram.com/memorialdaamericalatina