MC Carol e KL Jay, do Racionais MC's, são os convidados da próxima edição do Seguindo a Canção

Outubro 07, 2020

A Casa Natura Musical e a Faculdade Descomplica lançam no dia 18 de outubro, domingo, às 20h, no YouTube da Faculdade Descomplica, o terceiro episódio da série Seguindo a Canção, com a participação de MC Carol e KL Jay – DJ do grupo Racionais MC's, mediados pelo professor de história do Descomplica e um dos grandes embaixadores da EdTech, Renato Pellizari. O projeto Seguindo a Canção entende que a graduação vai além do estudo técnico e, por isso, propõe ao público a imersão em conversas entre artistas mediados por um dos principais nomes do Descomplica, apresentando algumas de suas principais canções e reverenciando músicas que marcaram a história do país. Já foram promovidos encontros virtuais entre Mc Tha e Leci Brandão e Zélia Duncan com Liniker.

O ponto de partida de cada programa é uma grande canção brasileira e a temática abordada por ela, mas a ideia é que as trocas musicais e de histórias aconteçam de maneira fluida e acabem levando a audiência por uma viagem pela cultura e contexto político de outras épocas e pelas mais diferentes regiões e realidades sociais. Além disso, outros temas extremamente atuais que são debatidos no programa estarão presentes na ação de outubro, tais como: o debate sobre o racismo, a gordofobia, o machismo e a LGBTQfobia. Cultura e educação se unem para tornar a discussão ainda mais relevante.

Nesta edição, a conversa será em torno de Zé do Caroço, clássico do samba composto por Leci Brandão em 1978. O verso que norteia a conversa é "está nascendo um novo líder", gancho utilizado para que os artistas conversem sobre a ligação do samba com o funk e o rap; as periferias de São Paulo e Niterói; gêneros musicais interseccionados com o samba; o preconceito musical numa esfera ampla e dentro da própria família; subgêneros do rap, como o trap e o grime, entre outros assuntos.

MC Carol aproveita para apresentar algumas de suas músicas centradas no funk (Minha Vó Tá Maluca e Meu Namorado é Maior Otário) e no rap (Não Foi Cabral, 100% Feminista e Delação Premiada, seu primeiro rap). KL Jay conta sobre as denúncias dos Racionais MC's quanto a realidade da periferia paulistana dos anos 90 e como eles e outros artistas do rap nacional foram por muito tempo associados ao crime pela imprensa.

A perseguição pública em relação aos bailes funks, camadas sociais do país que foram atingidas pelo gênero, o movimento Vidas Negras Importam no Brasil e no mundo, as tentativas de criminalização do rap, samba e funk e o cenário geral desses movimentos foram temas abordados na conversa, além das pautas defendidas com frequência pelos artistas, como a luta contra a gordofobia, o anti-machismo e antirracismo. "Nesta primeira temporada do Seguindo a Canção, trouxemos o diálogo entre artistas de diferentes gerações e gêneros musicais, que têm em comum a busca por igualdade e diversidade em seus discursos e através de suas obras", conta Michelly Mury, responsável pela curadoria do projeto.

Sobre o projeto

A Faculdade Descomplica e a Casa Natura Musical se uniram na criação desse projeto autoral por acreditarem que a educação e a cultura, por meio da música, são importantes aliadas para a transformação da sociedade.

Através dessa co-realização, a Faculdade Descomplica, primeira EdTech brasileira a ingressar no mercado de ensino superior com cursos 100% online, defende a música como um veículo para ampliar o repertório de seus alunos e acredita que educação e cultura podem transformar a vida de pessoas de todas as classes sociais, auxiliando inclusive na entrada no mercado de trabalho e que portanto, é essencial que esse conhecimento seja acessível. A Casa Natura Musical reforça sua atuação como um equipamento cultural que preza por uma programação plural e acredita no poder da geração de conteúdos que informem e entretenham.

Sobre o Descomplica

Fundado em 2011, o Descomplica tem como objetivo democratizar o acesso à educação em todas as fases da vida. A startup oferece cursos online preparatórios para o Enem e para vestibulares, concursos públicos, reforço escolar e mercado de regulados - graduação e pós-graduação. Alcançando 5 milhões de usuários por mês em todas as plataformas, o Descomplica possui 300 mil alunos pagantes por ano e é responsável pela educação de 80% do público que se prepara para o Enem de forma online. A Faculdade Descomplica foi lançada em 2020.

Casa Natura Musical

Inaugurada no bairro de Pinheiros, em São Paulo, em maio de 2017, a Casa Natura Musical já recebeu mais de 400 shows e 200 artistas em seu palco e mesmo durante o período de isolamento social provocado pela crise do novo coronavírus, segue usando suas redes para dar voz a diferentes ritmos, movimentos e artistas por meio de uma programação pulsante e plural. Assim a empresa vem se preocupando cada vez mais com a renovação da música brasileira bem como com a preservação de sua memória e atuando não só como uma casa de shows, mas como um equipamento cultural que promove diálogos e reflexões com o público em busca de um mundo mais diverso, inclusivo e sustentável através de shows, eventos especiais, mostras de arte digital e conteúdos diversos em seus canais de comunicação.