Mauro Maldonato realiza palestra sobre tomada de decisão no Sesc

Julho 01, 2016

O psiquiatra e escritor Mauro Maldonato realiza palestra no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, no dia 12 de julho, em que aborda a decisão como processo da vida psíquica e seu diálogo com a racionalidade, fatores biológicos, culturais e desejos inconscientes.

Segundo Maldonato, gostamos de nos considerar máquinas pensantes que analisam problemas, pesam as vantagens e as desvantagens antes de escolher as melhores soluções, convictos de ter tudo sob controle. Mas, estamos verdadeiramente seguros de saber por que fazemos as coisas que fazemos, escolhemos as coisas que escolhemos?

“Compreender as origens e as razões desta atividade da mente é um desafio. A decisão é um processo de vida psíquica no qual intervém racionalidade, intuição, fatores biológicos, normas culturais, desejos inconscientes. Emerge no desconhecido dos processos que desafiam o pensamento”, afirma o escritor.

Mauro Maldonato é psiquiatra, escritor, conferencista, professor de Psicopatologia do Departamento de Cultura Europeia e do Mediterrâneo na Universidade da Basilicata, Itália.

Serviço

Quando decidimos - Somos atores conscientes ou máquinas biológicas?
Dia 12 de julho de 2016. Terça, das 19h30 às 21h30.
Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 30.
Grátis. Mediante inscrição. Limitado à capacidade do espaço.
Atividade com tradução em libras. Solicitação deve ser feita no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Informações e inscrições pelo site (sescsp.org.br/cpf) ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo.

Sobre o CPF-Sesc

Inaugurado em agosto de 2012, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc é uma unidade do Sesc São Paulo voltada para a produção de conhecimento, formação e difusão e tem o objetivo de estimular ações e desenvolver estudos nos campos cultural e socioeducativo.
Além do Curso Sesc de Gestão Cultural - que visa a qualificação para a gestão cultural de profissionais atuantes no campo das Artes, tanto de instituições públicas como privadas - a unidade proporciona o acesso à cultura de forma ampla, tematicamente, por meio de cursos, palestras, oficinas, bate-papos, debates e encontros nas diversas áreas que compreendem a ação da entidade, como artes plásticas e visuais, ciências sociais, comportamento contemporâneo e cotidiano, filosofia, história, literatura e artes cênicas.
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 9h30 às 18h30.
Tel: 3254-5600

Fonte: Assessoria de Imprensa | Centro de Pesquisa e Formação