MASP realiza sua primeira abertura digital com mostra de Hélio Oiticica

Julho 20, 2020

Adiada por conta da pandemia, a mostra Hélio Oiticica: A Dança na Minha Experiência migrou, em partes, para o formato virtual e a abertura digital será realizada no dia 23 de julho, quinta-feira. Seguindo as recomendações de isolamento social, o MASP fechou as portas em março, mês em que seria inaugurada a exposição. A data de término ainda não foi definida.

É a primeira vez que o Museu de Arte de São Paulo realiza uma exposição individual de Hélio Oiticica (1937-1980), um dos mais importantes nomes da arte brasileira. A curadoria é de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, e Tomás Toledo, curador-chefe. A mostra é uma parceria com o Museu de Arte
Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio). No MASP, ela inaugura o ciclo “Histórias da dança”, que norteia a programação da instituição em 2020.

A abertura digital irá contemplar uma live no Instagram do @masp no dia 23 de julho, às 18h, com Vivian Crockett e Tomás Toledo. Curadora e pesquisadora especializada em arte moderna e contemporânea, Crockett escreveu um texto inédito para o catálogo da mostra. No encontro, eles conversam sobre a exposição e a trajetória do artista. Além da live, um tour virtual com Toledo e algumas vistas da mostra serão disponibilizadas no site do museu no mesmo dia, 23 de julho.

Inspirada pela produção de caráter experimental e inovador de Oiticica, a mostra traça um panorama da trajetória do artista, reunindo 126 trabalhos relacionados ao ritmo, à música e à cultura popular. “Meu interesse pela dança, pelo ritmo, no meu caso particular pelo samba, me veio de uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão”, escreveu Oiticica no texto “A dança na minha experiência”, de 1965, que inspirou o nome da exposição.

Serviço

Abertura Digital
Hélio Oiticica: A Dança na Minha Experiência

Live com Vivian Crockett e Tomás Toledo em 23 de julho, às 18h, no @masp

Tour virtual e vistas da exposição em masp.org.br a partir de 23 de julho

Para mais informações e compra do catálogo, escreva para loja@masp.org.br