Julho 20, 2020
Adiada por conta da pandemia, a mostra Hélio Oiticica: A Dança na Minha Experiência migrou, em partes, para o formato virtual e a abertura digital será realizada no dia 23 de julho, quinta-feira. Seguindo as recomendações de isolamento social, o MASP fechou as portas em março, mês em que seria inaugurada a exposição. A data de término ainda não foi definida.

É a primeira vez que o Museu de Arte de São Paulo realiza uma exposição individual de Hélio Oiticica (1937-1980), um dos mais importantes nomes da arte brasileira. A curadoria é de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, e Tomás Toledo, curador-chefe. A mostra é uma parceria com o Museu de Arte
Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio). No MASP, ela inaugura o ciclo “Histórias da dança”, que norteia a programação da instituição em 2020.
A abertura digital irá contemplar uma live no Instagram do @masp no dia 23 de julho, às 18h, com Vivian Crockett e Tomás Toledo. Curadora e pesquisadora especializada em arte moderna e contemporânea, Crockett escreveu um texto inédito para o catálogo da mostra. No encontro, eles conversam sobre a exposição e a trajetória do artista. Além da live, um tour virtual com Toledo e algumas vistas da mostra serão disponibilizadas no site do museu no mesmo dia, 23 de julho.
Inspirada pela produção de caráter experimental e inovador de Oiticica, a mostra traça um panorama da trajetória do artista, reunindo 126 trabalhos relacionados ao ritmo, à música e à cultura popular. “Meu interesse pela dança, pelo ritmo, no meu caso particular pelo samba, me veio de uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão”, escreveu Oiticica no texto “A dança na minha experiência”, de 1965, que inspirou o nome da exposição.
Serviço
Abertura Digital
Hélio Oiticica: A Dança na Minha Experiência
Live com Vivian Crockett e Tomás Toledo em 23 de julho, às 18h, no @masp
Tour virtual e vistas da exposição em masp.org.br a partir de 23 de julho
Para mais informações e compra do catálogo, escreva para loja@masp.org.br
Sesc Verão ocupa o Vão Livre do MASP com extensa programação gratuita no aniversário de São Paulo.
Atividades, em parceria com a Decathlon, têm como destaques as participações das medalhistas olímpicas da Seleção Brasileira de Ginástica Artística, Julia Soares e Lorrane Oliveira, além de atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+verao+ocupa+vao+livre+masp+com+extensa+programacao+gratuita+aniversario+sao+paulo.php
Festival Pintando o 7 anima a temporada de férias com oficina e espetáculos gratuitos para as crianças e toda a família na CAIXA Cultural São Paulo.
De 27 de dezembro de 2025 a 25 de janeiro de 2026, com curadoria do escritor e dramaturgo pernambucano Luciano Pontes, a programação reúne dança, teatro e experiências interativas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+pintando+anima+temporada+ferias+com+oficina+espetaculos+gratuitos+para+criancas+toda+familia+caixa+cultural+sao+paulo.php
Montagem da premiada companhia Grupo XPTO chega a São Paulo.
"As Pedras de Javier" chega ao Teatro Arthur Azevedo, a partir de 24 de janeiro, com apresentações gratuitas aos sábados e domingos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/montagem+premiada+companhia+grupo+xpto+chega+sao+paulo.php
QINTI Companhia celebra a vida e a morte em Temperos de Frida, com apresentações gratuitas no Teatro Flávio Império.
Com direção de Tatiana Motta Lima, espetáculo é embalado com músicas de cantoras latino-americanas e costurado por episódios da vida da pintora Frida Kahlo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/qinti+companhia+celebra+vida+morte+temperos+frida+com+apresentacoes+gratuitas+teatro+flavio+imperio.php
Cia. Fragmentos Dança apresenta ATO na Praça do Sesc Pinheiros.
Inspirado nas múltiplas vozes que se fazem ouvir em manifestações políticas, espetáculo de dança será apresentado de 22 a 25/01, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+fragmentos+danca+apresenta+ato+praca+sesc+pinheiros.php
O Bonde ocupa Teatro Alfredo Mesquita com temporada gratuita da Trilogia da Morte.
Grupo de teatro negro e periférico apresenta espetáculos ABOU - O Menino da Mala, Desfazenda – Me enterrem fora desse lugar e Bom Dia, Eternidade, além do show Iroko.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/bonde+ocupa+teatro+alfredo+mesquita+com+temporada+gratuita+trilogia+morte.php