MASP oferece oficinas infantis gratuitas em Fevereiro

Janeiro 29, 2020

Ainda dentro da programação de "Histórias das mulheres, histórias feministas", eixo temático que guiou as exposições, palestras, cursos e publicações do MASP em 2019, o museu oferecerá, a partir de 1º de fevereiro, atividades gratuitas para os pequenos. Os encontros contarão com a presença das artistas Santarosa Barreto, Aline Motta e Virginia de Medeiros ---as três tiveram obras presentes na mostra "Histórias feministas: artistas depois de 2000" que ocorreu de agosto a novembro do ano passado. As atividades são indicadas para crianças de 8 a 12 anos e ocorrem sempre aos sábados e domingos, das 14h às 17h. As inscrições devem ser feitas pelo próprio site do museu. Os participantes e responsáveis poderão visitar gratuitamente as galerias do museu.
As oficinas pretendem estimular e dar continuidade à presença de desenhos feitos por crianças no acervo do museu. Essa presença se deu a partir dos primeiros anos de funcionamento do MASP, pelo Club Infantil de Arte, e foi retomado no contexto da exposição Histórias da infância. Assim, o museu deseja criar programas e diálogos permanentes com o público infantil, atravessando diferentes exposições e contextos. Por isso, as crianças que desejarem poderão doar seus trabalhos ao MASP.

Abaixo, os títulos são links para mais informações.

1º e 2 de fevereiro
Das 14 às 17h
Eu, você, todos nós

Como eu enxergo o outro? Como o outro me enxerga? Como enxergo a mim mesmo? Através dessas perguntas instigadoras, a artista Santarosa Barreto (1986) convida a explorar uma seleção de retratos de artistas clássicos e contemporâneos do acervo MASP para inspirar crianças a produzirem seus próprios retratos em desenho e pintura. A atividade será conduzida simultaneamente com uma conversa sobre identidade, realizando exercícios com espelhos para desenharem a si mesmas e o outro frente a frente. (Oficina de domingo, 2/2, com inscrições esgotadas).
Indicação: crianças de 8 a 12 anos

Local: MASP

15 e 16 de fevereiro
Das 14h às 17h
Desenhando a minha avó

A partir da criação de um desenho de uma avó real ou imaginária, a artista Aline Motta (1974) convida mães, pais, responsáveis e filhos a acessar, de maneira sensível, memórias e fotografias de família. Ao partilhar histórias e imagens, cria-se um elo entre o passado e o futuro, fortalecendo o vínculo que nos une como uma família por afetos e afinidades, seja ela de sangue ou não. Os participantes da oficina devem trazer fotos de sua família.
Indicação: famílias com crianças de 8 a 12 anos

29 de fevereiro e 1º de março
Das 14h às 17h
Do contra

Contar histórias é um ato mágico, lúdico, ético e terapêutico. Elas são fontes maravilhosas de experiências, meios de ampliar o horizonte da criança e de aumentar seu conhecimento em relação ao mundo interior e ao mundo que a cerca. Nesta oficina, Virgínia de Medeiros (1973) investiga o protagonismo feminino na literatura infantil convidando as crianças a desenharem suas histórias. O ponto de partida é a leitura do conto “Mariana do Contra”, de Rose Sordi. No conto, Mariana é uma menina muito criativa que enxerga o mundo sob seu próprio ponto de vista e o outro lado de todas as coisas.
Indicação: crianças de 8 a 12 anos