Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

MASP lança materiais da exposição coletiva Histórias da Dança

Novembro 16, 2020

A exposição Histórias da dança, que seria apresentada no MASP entre junho e novembro deste ano, vai ocorrer, a partir de 16 de novembro, na forma de uma antologia, um catálogo, um espaço especial no site do museu e uma live no perfil do @masp no Instagram.

As mudanças decorrem de ajustes orçamentários e de logística que precisaram ser feitos no contexto da pandemia de covid-19 e impossibilitaram a mostra física de ocorrer como havia sido planejada, reunindo mais de 200 obras de arte nacionais e internacionais, entre performances ao vivo, vídeos, pinturas, tecidos, esculturas, desenhos, instalações comissionadas e documentação de arquivo.

A solução encontrada pelos curadores, Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, Julia Bryan-Wilson, curadora adjunta de arte moderna e contemporânea, e Olivia Ardui, curadora assistente, foi a de apresentar ao público uma memória parcial do que teria sido Histórias da dança. Afinal, esse também é o ciclo temático que guia a programação do museu 2020.

Sobre os materiais

Um catálogo servirá de registro do que seria a exposição e contemplará ensaios dos curadores, lista de artistas, textos abrangentes sobre os núcleos que dividiriam a exposição e quais obras ocupariam cada uma dessas seções. À venda a partir de 20 de novembro (R$ 129,00).

Uma antologia (R$ 50,00), já à venda no museu e pelo site masploja.org.br, reúne 28 textos de referência e derivados das apresentações dos seminários internacionais sobre o tema organizados entre 2018 e 2020. São materiais que foram fundamentais para a curadoria desenvolver o projeto da exposição.

Além disso, haverá no site do museu um espaço dedicado especialmente à exposição, onde serão apresentados textos resumidos sobre os núcleos e imagens de grande parte dos trabalhos da mostra (masp.org.br/).

De 16 de novembro a 2 de dezembro, o Instagram do @masp também irá focar conteúdos relacionados à Histórias da dança.

No dia 30 de novembro, às 18h, Julia Bryan-Wilson e Olivia Ardui irão participar de uma live na mesma rede social para falar sobre o processo de realização da mostra e as publicações relacionadas à ela. A conversa será em inglês, mas será legendada posteriormente e disponibilizada no IGTV e no canal do museu no YouTube.


Crédito: Brendan Fernandes

O conceito de Histórias da dança

Mais do que propor uma narrativa cronológica sobre a história da dança, ou ainda um percurso exaustivo sobre as relações entre dança e artes visuais, a exposição Histórias da Dança propõe uma reflexão sobre políticas do corpo em movimento. Exposições anteriores investigaram momentos históricos em que dançarinos e artistas colaboraram intimamente, como foi o caso dos Ballets Russes ou da Judson Dance Theater. Esta exposição estrutura-se em torno de termos chave no pensamento de dança (improvisação, tensão, composição, gravidade, entre outros) pensados desde uma perspectiva ampla de como os corpos se relacionam e se movem no espaço e no tempo.

Abordando a dança em sua acepção mais ampla de movimento socialmente construído e codificado, Histórias da dança inclui gestos não necessariamente associados à dança: expressões transgressoras de sujeitos marginalizados, locomoção coordenada e disciplinada, gestos insurgentes e a ocupação subversiva do espaço público. A exposição contempla também vídeos de protesto ou danças de rua que viralizaram nas redes sociais ou plataformas como o YouTube. Além disso, o projeto também realça a importância da arte cinética latino-americana e da arte neoconcreta brasileira no centro desses debates, investigando as implicações políticas de movimentos coletivos.

De materiais arqueológicos pré-colombianos, passando pelo ritmo de telas abstratas do começo do século 20, até protestos coreografados contemporâneos, Histórias da Dança celebra o potencial da dança de expressar a alegria e o desejo físico (e também a ira coletiva) diante da opressão e da crise. Embora as representações históricas de dança puderam muitas vezes apresentar imagens "exotizadas" de Outros, esta mostra enfatiza a auto invenção e a reivindicação assertiva de territórios por parte de corpos negros e indígenas que se movimentam conjuntamente no espaço. Além disso, Histórias da dança ressalta a contribuição das mulheres, com especial atenção para perspectivas feministas e queer, desde o luto das mulheres chilenas pelos desaparecidos no regime Pinochet na dança-protesto cueca sola, passando pelo trabalho pioneiro de dançarinas como a brasileira Analívia Cordeiro ou ainda a afro-americana Josephine Baker (1906-1975).

Ao evidenciar a maneira como os corpos se movem juntos dentro de contextos políticos, históricos e econômicos específicos, a exposição apresenta a dança como forma de resistência exuberante.

De fundamental importância para a mostra, está um espaço aberto, uma arena, comissionado para a artista Carla Chaim, onde aconteceria um intenso programa de performances, apresentações, ensaios e oficinas no segundo subsolo do MASP. A presença de corpos em movimento no cerne da exposição permite questionar criticamente as possibilidades, os diálogos e as fissuras que podem surgir quando a dança adentra o museu.

Outras notícias

Feira Preta 2020 acontece de 20 de novembro a 10 de dezembro.
Com o tema "Existe um futuro preto!" evento chega à 19ª edição com 20 dias de intensa programação de palestras, shows e workshops online, além de videomapping pela cidade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+preta+2020+acontece+de+20+de+novembro+a+10+de+dezembro.php

Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas realiza sua 14ª edição.
Em formato online, o evento ocorre entre os dias 30/11 e 4/12
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+de+teatro+de+rua+lino+rojas+realiza+sua+14+edieao.php

Projeto Noite dos Museus anuncia as atrações culturais da sua 5ª edição.
O evento é online e gratuito
https://www.sampaonline.com.br/noticias/projeto+noite+dos+museus+anuncia+as+atraeoes+culturais+da+sua+5+edieao.php

Coral Jovem do Estado realiza concerto no Theatro São Pedro
Sob regência de Tiago Pinheiro, grupo artístico da EMESP Tom Jobim apresenta concerto único no dia 29 de novembro, às 17h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/coral+jovem+do+estado+realiza+concerto+no+theatro+sao+pedro.php

Residência que abriga o museu Casa Mário de Andrade completa 100 anos e a Casa das Rosas celebra 16 anos como Espaço Haroldo de Campos
A programação acontece de 4 a 11 de dezembro, no Facebook, no Youtube e também com atividades no Google Meet.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/residencia+que+abriga+o+museu+casa+mario+de+andrade+completa+100+anos+e+a+casa+das+rosas+celebra+16+anos+como+espaeo+haroldo+de+campos.php

Peça de Hilda Hilst baseada em Auschwitz inspira leitura que abre a programação do Palco Virtual de dezembro
A leitura acontece no dia 1º de dezembro, às 20h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peea+de+hilda+hilst+baseada+em+auschwitz+inspira+leitura+que+abre+a+programaeao+do+palco+virtual+de+dezembro.php

Penúltima edição do Festival Arte como Respiro – Cênicas traz circo tradicional e trabalhos voltados ao corpo, questões raciais e música
A programação acontece de 2 a 6 de dezembro, no site da instituição.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/penultima+edieao+do+festival+arte+como+respiro+cenicas+traz+circo+tradicional+e+trabalhos+voltados+ao+corpo+questoes+raciais+e+musica.php

Brasil Cena Aberta Ato 2020 tem versão online transmitida diretamente do Teatro Cacilda Becker
O ato acontece entre 2 e 4 de dezembro e conta com espetáculos de teatro e dança, encontros entre artistas e curadores internacionais, bate-papos, workshops, apresentação de novos projetos e técnicos de palco e coxia.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/brasil+cena+aberta+ato+2020+tem+versao+online+transmitida+diretamente+do+teatro+cacilda+becker.php

Flaira Ferro faz show ao vivo no Palco Virtual com o disco Virada no Jiraya.
Os ingressos, sempre gratuitos, estão disponíveis pela plataforma Sympla.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/flaira+ferro+faz+show+ao+vivo+no+palco+virtual+com+o+disco+virada+no+jiraya.php

Ingrid Silva é a nova entrevistada na série Um Certo Alguém.
A entrevista será disponibilizada no dia 26 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ingrid+silva+e+a+nova+entrevistada+na+serie+um+certo+alguem.php

Nova série do Itaú Cultural coloca em primeiro plano profissionais que atuam nos bastidores da arte
A série estreia em 26 de novembro, às 15h, no site da instituição e se estende durante todo o mês de dezembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+serie+do+itau+cultural+coloca+em+primeiro+plano+profissionais+que+atuam+nos+bastidores+da+arte.php

Mostra "Infinito Vão: 90 anos de Arquitetura Brasileira" estreia no Sesc 24 de Maio
O público poderá visitar a exposição gratuitamente, de 25 de novembro de 2020 a 27 de junho de 2012, mediante agendamento prévio feito no site da unidade.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+infinito+vao+90+anos+de+arquitetura+brasileira+estreia+no+sesc+24+de+maio.php

Teatro Vivo em Casa apresenta novos espetáculos em 4ª temporada.
Esta é a última fase do projeto em 2020
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+vivo+em+casa+apresenta+novos+espetaculos+em+4+temporada.php

Mostra de Dança da Fundação das Artes acontece em formato online.
O evento ocorre de 26 de novembro a 4 de dezembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+de+danea+da+fundaeao+das+artes+acontece+em+formato+online.php

Deborah Finocchiaro ministra oficina virtual e gratuita sobre produção teatral.
A oficina ocorre nesta quinta-feira, dia 26 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/deborah+finocchiaro+ministra+oficina+virtual+e+gratuita+sobre+produeao+teatral.php

Nova temporada de Expedição Brasiliana e estreia do Especial IC para Crianças inovam a grade online do Itaú Cultural
A programação vai de 27 de novembro a 2 de dezembro e pode ser acessada no site da instituição.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+temporada+de+expedieao+brasiliana+e+estreia+do+especial+ic+para+crianeas+inovam+a+grade+online+do+itau+cultural.php