MASP Escola lança três novos cursos online em setembro

Agosto 21, 2020

Depois de migrar para o ambiente digital no início da pandemia de covid-19, o MASP Escola chega em setembro com três cursos inéditos. As formações, com cinco encontros semanais cada uma, são as seguintes: Poéticas da performance afro-brasileira, Crise e criação na história da moda e Uma introdução ao afrofuturismo: características, narrativas e estéticas.

Interessados podem se matricular pelo site oficial do museu, as vagas são limitadas e amigo MASP tem 15% de desconto. O MASP Escola oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino. Para concorrer a uma delas, os interessados devem preencher o cadastro disponível por meio da opção “Solicitação de bolsas para professores” na página de cada curso.

Todas aulas serão transmitidas ao vivo e contam com uma infraestrutura de atendimento e interatividade para promover uma experiência ativa e dinâmica de aprendizado. Participantes também podem acessar as gravações posteriormente, disponíveis por tempo limitado.

Os cursos serão realizados virtualmente pela plataforma Elos, parceira do museu. Após o encerramento, aqueles que obtiverem 75% de frequência (ou seja, tiverem comparecido a três aulas) receberão um certificado de conclusão de curso em formato digital.

O MASP segue estudando e promovendo maneiras de ampliar e difundir seu acervo por meio de encontros (agora virtuais) entre a arte e o público e o MASP Escola é uma importante ferramenta nesse contexto. Devido à pandemia, cursos semestrais migraram para o ambiente digital e outros, inéditos, são lançados mês a mês.

Poéticas da performance afro-brasileira

O curso aborda temas relevantes para o estudo de processos de criação das artes visuais feitas pela população preta na contemporaneidade. Por meio de investigações feitas pelo autor –sobre rotas e trocas culturais entre o continente africano e o Brasil– um conjunto de poéticas artísticas serão apresentadas como marco para se pensar dinâmicas de uma historiografia da arte brasileira sem o influxo da produção artística europeia.

Com Ayrson Heráclito
Às terças: 01/09, 08/09, 15/09, 22/09 e 29/09
Das 19h às 21h
Vagas limitadas.

Crise e criação na história da moda

Neste curso, a editora e curadora de moda Lilian Pacce aborda historicamente o impacto de grandes crises sobre a criação da moda e a mudança de costumes. Sendo a moda um reflexo de seu tempo, o que vem primeiro? Estilistas ao longo do último século souberam tanto antever quanto interpretar com maestria os desejos de cada época e o zeitgeist pós guerra ou pós-pandemia do covid-19 traz necessariamente grandes desafios e um novo mindset: de Balenciaga, Chanel e Givenchy ao biquíni e ao jeans, passando pela relação do MASP com a moda desde sua fundação.

Com Lilian Pacce
Às quartas: 02/09, 09/09, 16/09, 23/09 e 30/09
Das 18h30 às 20h30
Vagas limitadas.

Uma introdução ao afrofuturismo: características, narrativas e estéticas

O estudo sobre afrofuturismo anuncia uma variedade de criações que especulam, fantasiam e fabulam a partir de uma perspectiva afrocentrada –seja no cinema, na literatura, na música, nas artes plásticas e visuais, no teatro, e em tantos outros campos de expressão cultural e artística. Analisando obras de diversos artistas, como John Akomfrah, Nuotama Bodomo, Diego Paulino, Cauleen Smith, Sun Ra, o curso tem como objetivo apresentar o afrofuturismo a partir da discussão de suas características, narrativas e estéticas.

Com Kênia Freitas
Às quintas: 03/09, 10/09, 17/09 e 24/09 e 01/10
Das 19h às 21h
Vagas limitadas.

Serviço
Matrículas pelo link: masp.org.br/masp-escola
Após o encerramento do curso, aqueles que obtiverem 75% de frequência (ou seja, comparecido a três aulas) receberão um certificado de conclusão em formato digital.