Julho 10, 2020
Depois de migrar para o ambiente digital no início da pandemia de covid-19, o MASP Escola chega em julho com oito cursos inéditos. A grade ampla foi pensada para o mês de férias. Assim como as anteriores, todas as aulas serão ministradas online, seguindo as medidas de isolamento social.
Todas aulas serão transmitidas ao vivo e contam com uma infraestrutura de atendimento e interatividade para promover uma experiência ativa e dinâmica de aprendizado. Participantes também podem acessar as gravações posteriormente, disponíveis por tempo limitado.
Os cursos, exceto "Introdução à história da arte do Brasil: arte e crítica social", serão realizados virtualmente pela plataforma Elos. Após o encerramento, aqueles que obtiverem 75% de frequência receberão um certificado de conclusão de curso em formato digital.
Veja abaixo a programação.
Dançar as revoluções: modos feministas de criar
Com Gabriela de Laurentiis
Às segundas: 20/07, 27/07, 03/08, 10/08 e 17/08
Das 19h às 21h
O curso volta-se às experiências da arte contemporânea que se aproximam poeticamente da imagem criada
por Goldman.
A representação negra na arte brasileira
Com Kleber Antonio de Oliveira Amancio
Às terças: 21/07, 28/07, 04/08, 11/08 e 18/08
Das 19h às 21h
Voltadas para o contexto brasileiro, as aulas abordarão comparações entre a produção nacional e a arte produzida em outros contextos da diáspora negra.
Histórias do vestir: cinco artistas negros no acervo do MASP
Com Hanayrá Negreiros
Às quartas: 22/07, 29/07, 05/08, 12/08 e 19/08
Das 19h às 21h
O objetivo é inspirar discussões sobre os estudos do vestir e das artes como alternativas para pensar histórias e narrativas negras.
Introdução à história da arte do Brasil: arte e crítica social
Com Fernanda Pitta
Às quintas: 23/07, 30/07, 06/08, 13/08 e 20/08
Das 19h às 21h
O curso tem como objetivo olhar para alguns artistas e obras-chave da coleção de arte brasileira do MASP e propor o exercício de analisá-las a partir de duas questões, aparentemente contraditórias, a tragédia e a paródia.
Artes indígenas: por uma estética relacional ameríndia
Com Els Lagrou
Às quintas: 23/07, 30/07, 06/08, 13/08 e 20/08
Das 19h30 às 21h30
O curso propõe um amplo diálogo entre o mundo da arte e a antropologia.
Arte contemporânea africana: histórias, contextos e exposições
Com Sabrina Moura
Às sextas: 24/07, 31/07, 07/08, 14/08 e 21/08
Das 16h às 18h
O curso introduz obras, contextos expositivos e conceitos relativos à produção artística africana, a partir dos anos 1960.
Introdução aos estudos de exposições e curadorias
Com Ana Maria Maia
Às terças: 04/08, 11/08, 18/08, 25/08 e 01/09
Das 19h às 21h
O objetivo desse curso é introduzir os estudos de exposições e a curadoria como ferramentas teóricas e práticas com as quais se pode atuar no circuito de arte.
Lina Bo Bardi: arquitetura como ação social
Com Marina Grinover
Às quartas: 05/08, 12/08, 19/08, 26/08 e 02/09
Das 19h às 21h
As aulas abordarão o contexto histórico e cultural dos principais trabalhos realizados por ela nos campos da arquitetura e do desenho industrial.
Matrículas pelo link: masp.org.br/masp-escola
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php
Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php
Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php