MASP Escola abre cursos semestrais de histórias da arte

Agosto 06, 2020

Os cursos semestrais de “histórias” da arte do MASP Escola, oferecidos sempre em março e em agosto, estão com as matrículas abertas. Todos os encontros serão online, seguindo as medidas de isolamento social decorrentes da pandemia de covid-19.

Serão três cursos, com 17 aulas em cada um, que apresentam os seguintes eixos: Renascimento: Giotto a Tintoretto, Século 19 - de David a Van Gogh, e Arte moderna e contemporânea. Os cursos serão ministrados, respectivamente, pelos professores Juliana Ferrari Guide, Felipe Martinez e Daniel Jablonski e terão conferencistas convidados.

Interessados podem se inscrever pelo site e as vagas são limitadas. Cada curso custa R$ 1.471,50. Aqueles que participam do programa de sócios do museu, o Amigo MASP, têm 15% de desconto.

O MASP Escola oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino. Para concorrer a uma delas, os interessados devem preencher o cadastro disponível por meio da opção “Solicitação de bolsas para professores” na página de cada curso.

Todas as aulas serão transmitidas ao vivo pela Plataforma Elos, parceira do museu, e as gravações ficam disponíveis aos alunos por cinco dias depois de cada encontro. Após o encerramento, aqueles que obtiverem 75% de frequência (ou seja, tiverem comparecido a 13 aulas) receberão um certificado de conclusão de curso em formato digital.

O MASP segue estudando e promovendo maneiras de ampliar e difundir seu acervo por meio de encontros (agora virtuais) entre a arte e o público, e o MASP Escola é uma importante ferramenta nesse contexto. Devido à pandemia, cursos semestrais migraram para o ambiente digital e outros, inéditos, são lançados mês a mês.

Cursos oferecidos

Renascimento: Giotto a Tintoretto
Com Juliana Guide e conferencistas
Às segundas, de 17/8 a 7/12
Das 19h30 às 21h30

Visão panorâmica dos principais artistas, obras e inovações que compuseram os trezentos anos do Renascimento italiano, período cuja potência nos campos artístico e intelectual ressoa até hoje.

Século 19: de David a Van Gogh
Com Felipe Martinez e conferencistas
Às terças, de 18/8 a 8/12
Das 19h30 às 21h30

O curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até o início da arte moderna.

Arte moderna e contemporânea
Com Daniel Jablonski e conferencistas
Às quartas, de 19/8 a 9/12
Das 19h30 às 21h30

Longe da exposição de uma história da arte linear e homogênea, propõe-se abordar os artistas e suas obras à luz de determinado número de questões, de ordem formal, mas também filosófica e social, relevantes a seus contextos.