MASP e OSESP transmitem ao vivo concerto que une artes visuais e música

Julho 05, 2021

No dia 7 de julho, quarta-feira, às 19h, será realizada a mais nova edição do concerto Osesp MASP B3. Em razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia de Covid-19, as apresentações serão online. O concerto ocorrerá no MASP Auditório e o público poderá acompanhá-lo pelo canal do MASP no YouTube.

O projeto, promovido pelo MASP e pela OSESP desde 2015, tem como objetivo estabelecer diálogos entre arte e música, relacionando similaridades estéticas e históricas entre ambas. Cada apresentação é comentada por um especialista convidado, que faz a conexão entre as obras de arte da coleção do MASP e do comodato MASP B3 com peças musicais interpretadas por músicos da OSESP.

Para a próxima transmissão, foi escolhida a obra Índio Na Floresta (Caboclo), 1963, de Rosina Becker, pertencente ao acervo do MASP.

O palestrante convidado, Sergio Molina, estabelecerá paralelos entre a pintura e peças de Anthony Holborne, Johann Sebastian Bach, Heitor Villa-Lobos, Charles Ives, José Alberto Kaplan e Osvaldo Lacerda. A interpretação da música fica por conta do Quinteto de Metais de São Paulo, formado por: Fernando Dissenha (trompete), Marcelo Matos (trompete), José Costa Filho (trompa), Darcio Gianelli (trombone) e Darrin Coleman Milling (trombone baixo).

Sérgio Molina é compositor e professor, graduado em composição, mestre em musicologia e doutor em música pela Universidade de São Paulo (USP).

Comodato MASP B3

O Comodato MASP B3 possibilitou a cessão por um período de trinta anos de 66 obras de 28 artistas pertencentes às coleções das antigas BM&F e Bovespa. As obras abarcam um período de cerca de cem anos de arte brasileira. A iniciativa foi uma homenagem da B3, a bolsa brasileira, aos ex-conselheiros da BM&F e Bovespa.

Serviço

OSESP MASP
7 de julho, às 19h
Acesso gratuito pelo link youtube.com/maspmuseu

Quinteto de Metais São Paulo

FERNANDO DISSENHA, TROMPETE
MARCELO MATOS, TROMPETE
JOSÉ COSTA FILHO, TROMPA
DARCIO GIANELLI, TROMBONE
DARRIN COLEMAN MILLING, TROMBONE BAIXO

Programa

ANTHONY HOLBORNE [1545 - 1602]
Quatro Danças [1599]
10 min.

JOHANN SEBASTIAN BACH [1685 - 1750]
Cantata nº 146: My Spirit Be Joyful
[TRANSCRIÇÃO DE HARRY HERFORTH]
5 min.

HEITOR VILLA-LOBOS [1887 - 1959]
Bachianas Brasileiras nº 5: Ária (Cantilena) [1938]
[TRANSCRIÇÃO DE FERNANDO DISSENHA]
5 min.

CHARLES IVES [1874 - 1954]
Quatro Canções
[ARRANJO DE KENNETH SINGLETON]
10 min.

JOSÉ ALBERTO KAPLAN [1935 - 2009]
Quinteto para Metais: Caboclinhos
3 min.

OSVALDO LACERDA [1927 - 2011]
Fantasia e Rondó [1977]
8 min.

Palestrante

Sergio Molina

Obra

Rosina Becker do Valle
Índio na floresta (Caboclo), 1963
Acervo MASP
Doação Lais H. Zogbi Porto e Telmo G. Porto, no contexto da exposição Histórias afro-atlânticas, 2018