Masp comemora 70 anos com shows e programação gratuita

Setembro 26, 2017

O museu inaugurado oficialmente em 2 de outubro de 1947 em São Paulo, oferece ao longo de todo o mês de outubro de 2017, uma intensa programação gratuita, com shows, oficinas, visitas, palestra, seminário e filmes para comemorar os 70 anos de existência. No primeiro domingo do mês, ocupará o Vão Livre com shows gratuitos de músicos independentes sem necessidade de inscrição ou retirada de ingresso. Já para as outras atividades, as inscrições poderão ser feitas presencialmente, no dia de cada evento, 2 horas antes do início.

Nos intervalos dos shows, desde às 10h, crianças, adolescentes e adultos poderão participar de diferentes oficinas gratuitas de jogos e brincadeiras, construção de estruturas modulares com madeira e tecido, práticas teatrais e experimentações sonoras com instrumentos não convencionais, respectivamente com os grupos e proponentes Brincantes Urbanos, Piparia, Coletivo de Galochas e Marcos Freitas. Haverá ainda visitas especiais ao acervo do MASP para crianças de 6 a 13 anos, com a artista e educadora Elaine Fontana. Além disso, durante todo o dia, o público poderá customizar camisetas, bolsas, cartazes, faixas e artigos pessoais em uma estação de serigrafia e impressão, onde serão aplicadas ferramentas e técnicas do universo da gravura. A customização também será gratuita.

No dia oficial do aniversário, 2 de outubro, o MASP estará aberto gratuitamente com horário de visitação estendido, das 10h às 22h. As exposições "Miguel Rio Branco: nada levarei quando morrer" e "Tracey Moffatt: Montagens" terão sua data de término adiada em um dia e poderão ser vistas no primeiro subsolo e na sala de vídeo, respectivamente. Além delas, o público poderá visitar Guerrilla Girls: gráfica 1985-2017, no mezanino do primeiro subsolo, Pedro Correia de Araújo: erótica, no segundo subsolo, e Acervo em transformação, no segundo andar. A partir das 19h, serão abertas, excepcionalmente, as persianas das janelas do segundo andar, onde estão as obras do acervo do Museu. Esta será uma chance rara e histórica para que os visitantes vejam os cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi em relação direta com a cidade, justapostos pelas vistas da avenida Paulista e da avenida Nove de Julho, paralelamente. A última vez que isso ocorreu foi em 10 de dezembro de 2015, na abertura da exposição Acervo em transformação, quando o Museu trouxe de volta os cavaletes de cristal ao espaço expositivo de seu acervo.

No restante do mês de outubro, o programa Diálogos no acervo terá visitas especiais sobre sua história e arquitetura, sempre às terças e sextas-feiras, às 16h. No primeiro sábado, 7 de outubro, o ciclo de palestras gratuitas sobre artistas mulheres no acervo do MASP abordará a trajetória e a obra da fotógrafa Cláudia Andujar. Em 12 de outubro, Elaine Fontana dará novas oficinas para o público infantil. No dia 16 de outubro, a série OSESP MASP apresentará concerto com composições de Johann Sebastian Bach, Leonard Bernstein, Charlie Parker, Astor Piazzola e Roberto Sion em diálogo com a obra Composição com fundo amarelo e vermelho (1945), de Alexandre Calder. Em 18 de outubro, o Clube de Leitura debaterá o livro "O Amigo Americano – Nelson Rockfeller e o Brasil", de Antonio Pedro Tota. E nos dias 20 e 21 de outubro, o seminário Histórias afro-atlânticas traz curadores, especialistas e artistas nacionais e internacionais para debater uma variedade de tópicos que se relacionam à África, às Américas, ao Caribe e à Europa, em preparo para a exposição coletiva homônima, programada para o próximo ano. De 23 a 28 de outubro o MASP encerra as atividades com a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com exibições gratuitas no Vão Livre.

Serviço
MASP 70 anos
Data: De 01 a 28 de outubro
Horários: terça a domingo: Das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); quinta-feira: das 10h às 20h (bilheteria até 19h30).
MASP
Avenida Paulista, 1578, São Paulo
Ingressos: R$ 30,00
Os ingressos para o espetáculo OSESP MASP já estão à venda no site
Mais informações: 3149-5959

Fonte: imprensa@masp.org.br