Aprenda, com Marifer Del Carmen Vargas, as preparar cachapa, prato típico venezuelano a base de farinha de milho.

Julho 08, 2020

A atuação do Sesc Vila Mariana continua, mesmo com portas fechadas, no ambiente virtual a fim de colaborar com o distanciamento social e impedir o agravamento da pandemia. No dia 10 de julho, às 10h, as redes da unidade serão os palcos da atração "Sabores e Saberes do mundo", atividade protagonizada por estrangeiros para compartilham a sua cultura, seus saberes, lembranças e as identidades culinárias de seus países de origem. Nesta edição a convidada é a venezuelana Marifer Del Carmen Vargas, refugiada, professora de história que está há dois anos no Brasil.

Marifer Del Carmen Vargas é educadora social do Programa Pana, uma iniciativa de organizações humanitárias da Igreja Católica. Segundo ela, para os refugiados, a culinária é uma forma de integração da cultura brasileira, e para muitas populações, um importante elemento de identidade cultural. Durante a atividade, além de contar um pouco de sua experiência, Marifer prepara cachapa, prato típico venezuelano a base de farinha de milho.

Refúgio

Refugiado é todo aquele que está fora de seu país de origem devido a temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados. Segundo estimativas da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) mostram que há no mundo cerca de 25 milhões de refugiados, já no Brasil, de acordo com a mesma instituição, há cerca de 11mil refugiados reconhecidos (legais) e mais de 160 mil solicitações de reconhecimento da condição de refugiado em trâmite.

O Sesc SP possui núcleos que trabalham com a questão do refúgio e buscam articular ações de modo a aprofundar o debate e criar espaços de formação que ampliam a compreensão pelo público acerca dos direitos humanos, fazendo circular um variado conjunto de propostas que abordam os direitos sociais e a autodeterminação dos povos, passando pelas discussões a respeito do acesso à justiça e ao espaço público.

Serviço

Sabores e Saberes do mundo – Venezuela
Com Marifer Del Carmen Vargas
Dia 10 de julho, às 10h
Grátis
Disponível nos seguintes perfis: instagram.com/sescvilamariana e no facebook.com/sescvilamariana

Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141, São Paulo - SP
Informações: 5080-3000
sescsp.org.br