Maria Bethânia lança programa na Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles

Novembro 04, 2021

Pela primeira vez, a cantora Maria Bethânia apresenta um programa de rádio. Tabuleiro acaba de estrear na Batuta, rádio de internet do Instituto Moreira Salles. Unindo literatura e música, a série, concebida pela artista, é composta por seis episódios.

O primeiro foi ao ar dia 4/11 e os demais serão lançados uma vez por semana, toda quinta-feira, até 9 de dezembro. Os episódios podem ser acessados exclusivamente no site da rádio (radiobatuta.com.br), onde ficarão disponíveis de forma gratuita e permanente.

Na série, Bethânia lê textos literários escolhidos pelo poeta Eucanaã Ferraz, consultor de literatura do IMS. A leitura é intercalada por músicas, de diversos compositores, selecionadas pela cantora. Todos os episódios são temáticos e costurados com rigor. Os textos se relacionam com as músicas, mas descartando ligações óbvias.

A respeito da concepção do projeto, Bethânia comenta: "Foi uma experiência deliciosa. Pude trabalhar com o repertório da música brasileira, que é deslumbrante, e com poetas e escritores. Foi muito prazeroso."

O episódio de estreia, já disponível no site da Batuta, é centrado na produção de Clarice Lispector. Bethânia lê trechos de romances e crônicas da escritora, de quem é notória admiradora. Em paralelo, são reproduzidas canções de representantes da música negra norte-americana, como Billie Holiday, Alberta Hunter e Mahalia Jackson.

A cantora faz, de forma original, essa aproximação entre os dois universos. "Eu escolhi as músicas nas interpretações em que eu as ouvi pela primeira vez, quando me apaixonei pelo blues, pelas vozes negras americanas", explica. Bethânia dedica o programa ao seu irmão Caetano Veloso, que a apresentou à obra da escritora. Este episódio dialoga com a exposição dedicada à Clarice Lispector, em cartaz no IMS Paulista.

Intitulado Brasil, sons, sensações, palavras, o segundo episódio estará disponível, no site da Batuta, a partir de 11/11. A artista relaciona textos de pensadores, como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Davi Kopenawa e Lina Bo Bardi, às músicas de Cazuza, Milton Nascimento e Luiz Gonzaga.

O episódio seguinte, lançado em 18/11, alterna poesias e composições de Vinicius de Moraes. Há sonetos, trechos da peça Orfeu da Conceição, parcerias com Tom Jobim e um amplo arco de intérpretes, de Elizeth Cardoso a Anitta. A obra musical de Chico Buarque, um dos compositores mais presentes na carreira de Bethânia, conduz o quarto episódio, que vai ao ar em 25/11. As canções são alternadas com poemas de Carlos Drummond de Andrade.

O quinto programa, que estreia em 2/12, estabelece conexões entre as músicas de Caetano Veloso e poemas de autores clássicos, como Arthur Rimbaud, Lord Byron e John Donne, traduzidos por Augusto de Campos. Tabuleiro encerra no dia 9/12, com o episódio dedicado à poesia portuguesa, outra paixão da artista. Na trilha sonora, estão, por exemplo, Amália Rodrigues, Maria Callas e Dalva de Oliveira.

Quanto ao título do programa, Bethânia conta que, inicialmente, havia pensado em cantarolar "No tabuleiro da baiana tem..." antes dos episódios, como vinheta de abertura. "Depois achei que não era necessário. Mas o Eucanaã sugeriu que ficasse a palavra 'tabuleiro'", afirma. "É um lugar de oferta. Estou oferecendo textos e músicas."

Sobre a Rádio Batuta

A Rádio Batuta foi criada em 2010 tendo como objetivo principal divulgar o acervo musical do Instituto Moreira Salles. A coleção é formada, em sua quase totalidade, por discos de 78 rotações por minuto, produzidos no Brasil entre 1901 e 1964. Os primeiros documentários da rádio foram sobre Noel Rosa e João Gilberto. Ao longo dos anos, a Batuta diversificou seu repertório e realizou séries sobre Jorge Ben Jor, Frank Sinatra, Aracy de Almeida, Pixinguinha e muitos outros, além de programas regulares de jazz e música clássica. Há dois canais 24 horas, um de música brasileira e outro de clássica. Recentemente, a rádio lançou um novo site, que conta com novidades, como Tabuleiro. Confira em: radiobatuta.com.br.

Serviço:
Programa Tabuleiro
Disponível gratuitamente no site da Rádio Batuta: radiobatuta.com.br
O primeiro episódio foi ao dia 4/11. Os cinco demais serão disponibilizados uma vez por semana, toda quinta-feira, até 9 de dezembro.