Marcos Abranches apresenta seu novo solo de dança online

Julho 06, 2020

Inspirado no livro homônimo de Fiódor Dostoiévski, em trabalho com forte tom de crítica política e social, o espetáculo estreia primeiro online, com a promessa de ganhar os palcos assim que a pandemia tiver seu fim.


Crédito: Gal Oppido

Marcos Abranches estreia seu novo solo O Idiota, com direção de Sandro Borelli, em apresentações online (via Zoom) e gratuitas a partir de 17 de julho, às 21 horas. Além do espetáculo, haverá também a exibição do vídeo arte que Gal Oppido fez a partir da obra. Após as apresentações, Marcos Abranches promoverá também um bate-papo com a plateia e um convidado diferente a cada performance, com nomes como Sandro Borelli, Gal Oppido, Ricardo Neves e outros. As ações que compõem esse projeto têm o apoio do Programa de Fomento à Dança na cidade de São Paulo pela Secretaria Municipal de Cultura. As apresentação são realizadas pelo Centro de Referência da Dança da cidade de São Paulo.

Abranches, que assina a concepção dessa obra, costuma buscar apoio nas artes visuais para criar seus trabalhos. Em O Idiota, ele partiu para o cinema e se inspirou em filmes como It e Coringa, que trazem um palhaço extremamente perturbado e violento, reflexos da sociedade onde vivem.

Com a entrada de Sandro, o projeto ganhou forte apelo político, que se intensificou com a quarentena. O diretor foi buscar inspiração no livro de Fiódor Dostoiévski. O espetáculo, segundo Marcos, é "um espelho subjetivo de uma sociedade manipulada por políticos inescrupulosos que, por seus desejos e interesses maiores, querem nos fazer acreditar em seus governos".

Tal ideia será transposta para a cena, em que o bailarino personifica um cidadão perturbado por todo o barulho político do país, aparentando incoerência e repetindo citações absurdas que foram ditar por algumas figuras que fazem parte da atual gestão política.

Serviço
O Idiota
De 17 de julho a 2 de agosto, às 21h.
Duração: 90 minutos.
Classificação etária: 18 anos.
Grátis.
Exibição online: Plataforma Zoom.
Reserva de ingressos aqui.

Ficha técnica
Concepção, Direção Geral e Interpretação: Marcos Abranches. Direção Artística e Coreográfica: Sandro Borelli. Vídeo arte e fotos: Gal Oppido.