Mãos Empoderadas realiza mostra cultural gratuita, com teatro, circo, música e dança, na Cidade Tiradentes, de março a maio

Março 17, 2025

O projeto Mãos Empoderadas 2025 promove o empoderamento feminino a partir do encontro entre artesãs e do compartilhamento de técnicas e processos de criação e divulgação. Além das oficinas principais, que já tiveram suas inscrições encerradas, diversos espaços na Cidade Tiradentes recebem uma Mostra Cultural, com atrações gratuitas de teatro, dança e música, de 19 de março a 15 de maio.

Para além da troca de experiências entre as participantes, o projeto tem a proposta de estimular a geração de renda e debates de temas que permeiam a complexa relação entre a mulher e a sociedade. A ideia é oferecer alternativas para manter perene a produção artesanal e apostar em uma programação que traz a mulher como protagonista na criação.

O projeto é uma produção da Estima Cultural, com realização do PROAC ICMS da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas de São Paulo, patrocínio da PEPSICO e copatrocínio da AIR LIQUIDE.

"Por meio de nossa agenda ESG, chamada de PepsiCo Positive, buscamos contribuir para uma mudança positiva para as pessoas e para o planeta, e uma das formas de fazermos isso é apoiando projetos transformadores como o Mãos Empoderadas, que incentiva o empreendedorismo feminino e a equidade de gêneros. Estamos muito felizes por fazermos parte dessa história, junto ao programa de lei de incentivo à cultura do Estado de São Paulo", diz Livia Favaro, gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo.

"Na Air Liquide, a equidade e a inclusão são pilares fundamentais. Incentivar mulheres a empreender, conquistando sua independência financeira e seu espaço no mercado de trabalho, não só proporciona oportunidades de desenvolvimento profissional, mas também pode representar o primeiro passo rumo a uma transformação significativa em suas vidas", destaca a diretora jurídica e presidente do Comitê de Responsabilidade Social da Air Liquide Brasil, Michelle Maximiano.

Mostra Cultural

Alinhada aos objetivos do Mãos Empoderadas, a Mostra Cultural também dá destaque ao trabalho de mulheres artistas do teatro, do circo, da dança e da música. As atividades são gratuitas e acontecem no CEU Barro Branco e no Centro Cultural Arte em Construção, em datas espalhadas pelos meses de março, abril e maio.

Logo na estreia do projeto, no dia 19 de março, às 14h, no CEU Barro Branco, tem uma apresentação da peça Escolhas, com direção de Naomi Silman. Em cena, a palhaça Juliana Bordallo apresenta sua pesquisa sobre dramaturgia feminista e comicidade feminina. Ela explora o riso para discutir questões importantes como abuso, controle, desigualdade, machismo e historicidade enfrentadas por mulheres.

As atrizes Helena Ranaldi e Martha Meola interpretam filha e mãe que tentam construir uma vida no Líbano, a terra de seus ancestrais, na peça Por Trás das Flores, com texto de Samir Yazbek e direção de Marcelo Lazzaratto. Contrapondo tradição e modernidade, a história enfatiza as diferenças entre as culturas libanesa e a brasileira, além de revelar o abismo que separa o mundo de hoje daquele de meados do século XX, quando a mãe migrou para o Brasil. O trabalho tem apresentação no dia 3 de abril, às 19h, no Centro Cultural Arte em Construção.

Outra atração é o espetáculo Estupendo Circo di SóLadies, que tem duas apresentações no dia 11 de abril, às 10h e às 14h, no CEU Barro Branco. Na trama, três palhaças talentosas e visionárias, após anos de experiência em diversos circos, cansadas dos seus patrões, decidiram criar seu próprio espaço de liberdade e expressão. Elas recriam cenas clássicas do circo tradicional, com muita música, poesia e interação com a plateia.

A música e a dança tomam conta do Centro Cultural Arte em Construção no dia 12 de abril. Às 14h, o projeto #Dançaterapia, um grupo formado principalmente por mulheres, mostra que a zumba pode ser um caminho para a busca pelo amor próprio e pela saúde física e mental.

Já a DJ Bia Sankofa toca um setlist bem poderoso, que une hip hop e afrobrasilidades, às 15h30. Para encerrar o dia, às 17h, a cantora Fabiana Bombom comanda uma roda de samba cheia de clássicos.

Encerrando a programação Mostra Cultural em grande estilo, o espetáculo Cícera, do grupo Contadores de Mentira, tem uma apresentação no dia 15 de maio, às 19h, no Centro Cultural Arte em Construção. Com atuação e dramaturgismo de Daniele Santana, a peça traz para o centro uma mulher nordestina afro-indígena, que sai de sua terra em busca de oportunidades e melhores condições de vida. Trata-se do retrato da vida de centenas de mulheres retirantes que buscam igualdade social, mas ainda sofrem com a invisibilização de seus problemas e de suas existências.

Oficinas

As oficinas do Mãos Empoderadas acontecem de 19 de março a 23 de maio, no CEU Barro Branco, às quartas, quintas e sextas-feiras, das 14 às 17h. As aulas contarão com 60 participantes, que têm aulas com um time de profissionais que já estão bem estabelecidas na área da Economia Criativa.

A artesã e empreendedora Michele Fernandes ensina técnicas de marketing digital para impulsionar as vendas dos produtos artesanais. Ela é dona da Boutique de Krioula, uma história de sucesso nas vendas on-line e conta com mais de 80 mil seguidores no Instagram. Moradora do Capão Redondo, ela trará a sua experiência para que as artesãs possam alcançar uma nova realidade a partir de suas criações.

Julia Marques, artesã e professora de instituições de ensino, conduz um laboratório criativo de confecção de embalagens sustentáveis, feitas com materiais reciclados ou recicláveis, etiquetas manuais e outras tendências do mercado. Ela também ministra uma oficina de artesanato sustentável, criando bijuterias e acessórios com diversos desses materiais reaproveitados.

Já a artesã e professora Adriana Nalin ministra uma oficina de costura avançada, na qual ela ensina diversas técnicas de costura, modelagem, bordados, acabamentos, patchwork, quilt e crochê. Ela ainda aborda sobre os tipos de peças que estão em alta, cores, estampas, texturas e fios.

Coautora do livro "O Feminino e o Sagrado: Mulheres na Jornada do Herói", Cristina Balieiro comanda a Roda das Sabidas, um espaço de acolhimento necessário para facilitar a expressão de emoções, pensamentos e sentimentos por parte dessas mulheres que trazem em sua biografia o artesanato como produção de sentidos, subjetividade e fonte de renda.

Empreendedorismo é o tema da oficina ministrada por Ana Paula, da APreta Produções, que tem o foco em despertar e orientar a artesã para uma jornada de trabalho que alia arte à geração de renda com a atenção voltada aos impactos socioambientais.

Além disso, o projeto presenteará às artesãs participantes com a entrega de logomarcas personalizadas e etiquetas personalizadas criadas pela designer gráfica Sueli Rojas, que participará de uma série de encontros com as participantes.

A iniciativa ainda contará com a Feira Mãos Empoderadas 2025, voltada para a venda e exposição dos produtos criados pelas artesãs participantes das oficinas, além do lançamento de suas recém-criadas marcas. O evento, que também terá atrações culturais, ocorrerá na Cidade Tiradentes, depois dos fim das outras atividades.

Serviço

Mãos Empoderadas 2025

Cidade Tiradentes
Produção: Estima Cultural
Patrocínio: PEPSICO
Copatrocínio: AIR LIQUIDE
Realização: Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo

Oficinas
19 de março a 23 de maio
Às quartas, quintas e sextas, das 14h às 17h
CEU Barro Branco - Rua Numa Pompílio, s/n - Cidade Tiradentes, São Paulo

Mostra Cultural

19 de março a 15 de maio
CEU Barro Branco - Rua Numa Pompílio, s/n - Cidade Tiradentes, São Paulo
Centro Cultural Arte em Construção - Av. dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes, São Paulo

Programação

19 de março

Escolhas | Teatro

A peça é resultado da pesquisa da palhaça Juliana Bordallo sobre dramaturgia feminista e comicidade feminina, iniciada em 2016. O trabalho utiliza o riso como ferramenta para abordar questões como abuso, controle, desigualdade, machismo e historicidade que afetam essas mulheres. O objetivo é promover a reflexão e construir novas formas de relacionamento interpessoal.

Com direção de Naomi Silman e dramaturgia e atuação de Juliana Bordallo

Horário: às 14h

Onde: CEU Barro Branco - Rua Numa Pompílio, s/n - Cidade Tiradentes, São Paulo

3 de abril

Por Trás das Flores | Teatro

Uma mulher, ao tentar recomeçar a sua vida no Líbano, terra de seus ancestrais, recebe a visita de sua mãe, insistindo para que ela retorne ao Brasil, país onde nascera. Localizada no Norte do Líbano, mas também na imaginação da Filha, a ação da peça acompanha a tentativa da Mãe convencer a Filha a voltar para o Brasil e viver entre os seus. Contrapondo tradição e modernidade, a história enfatiza as diferenças entre a cultura libanesa e a brasileira, além de revelar o abismo que separa o mundo de hoje daquele de meados do século XX, quando a Mãe migrou para o Brasil.

Com texto de Samir Yazbek, direção de Marcelo Lazzaratto e atuação de Helena Ranaldi e Martha Meola

Horário: às 19h
Onde: Centro Cultural Arte em Construção - Av. dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes, São Paulo

11 de abril

Estupendo Circo di SóLadies | Circo

O espetáculo celebra a força, a graça e a diversidade feminina. Três palhaças talentosas e visionárias, após anos de experiência em diversos circos, cansadas dos seus patrões, decidiram criar seu próprio espaço de liberdade e expressão. Com uma proposta inovadora, o circo apresenta uma adaptação de cenas clássicas do circo tradicional, música, poesia e interação com a plateia. As apresentações convidam o público a refletir sobre o papel da mulher na sociedade.

Horário: às 10h e às 14h
Onde: CEU Barro Branco - Rua Numa Pompílio, s/n - Cidade Tiradentes, São Paulo

12 de abril

Zumba com #Dançaterapia | Dança

Grupo: movimento para vida, do projeto #Dançaterapia, somos grupo de pessoas maioria mulheres que tem por objetivo buscar o amor próprio a saúde física e mental utilizando a Dança como principal instrumento de transformação de vidas!

Com professor e dançarino Gilson

Horário: às 14h
Onde: Centro Cultural Arte em Construção - Av. dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes, São Paulo

Setlist da DJ Bia Sankofa | Música

Residente da Cidade Tiradentes, DJ Bia Sankofa é conhecida, desde 2013, por veicular a música engajada e ritmada por influências de matrizes africanas através do Hip Hop e Afrobrasilidades. Pesquisadora de músicas africanas como Amapiano, Kizomba, Afrobeats e suas vertentes. Sua trajetória está ligada com movimento cultural periférico e articulada com outras linguagens artísticas como literatura, teatro, circo e ritmos africanos.

Horário: às 14h
Onde: Centro Cultural Arte em Construção - Av. dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes, São Paulo

Roda de Samba com Fabiana Bombom | Música

A cantora paulistana Fabiana Bombom é apresentada como uma das grandes revelações do samba paulista. Já passou por grandes palcos com participação em shows de Reinaldo, Péricles, Monarco, Leci Brandão, Belo, Marquinhos Sensação, Velha Guarda da Portela, Grupo Fundo de Quintal, entre muitos outros. Suas maiores referências são Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Elis regina, Clara Nunes, entre tantos outros.

Horário: às 17h
Onde: Centro Cultural Arte em Construção - Av. dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes, São Paulo

15 de maio

Cícera | Teatro

A obra traz para o centro uma mulher nordestina afro-indígena que sai de sua terra em busca de oportunidades e melhores condições de vida. Cícera é a união de muitas mulheres, mais velhas e mais novas, que ainda sofrem com a invisibilização de seus problemas e de suas existências. É uma obra que evoca a ancestralidade da atriz que personifica a sua própria mãe de nome homônimo. Atravessado pela Cultura Popular brasileira, o trabalho se apoia nas tradições populares de Alagoas.

Com Grupo Contadores de Mentira, direção de Cleiton Pereira e atuação e dramaturgismo de Daniele Santana

Horário: às 19h
Onde: Centro Cultural Arte em Construção - Av. dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes, São Paulo

Fonte: Pombo Correio Assessoria de Comunicação

Outras notícias

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php

Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php

Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php

Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php