Mamma mia! Festival da Nona vai aquecer São Paulo no dia 30 de junho

Junho 26, 2019

Madre mia! Quem nunca imaginou ter em um mesmo lugar as maiores delícias da gastronomia italiana, em pleno domingo? Depois de almoçar uma "delizia di massa", que tal se acabar no melhor doce italiano, o cannoli.

Pois é justamente isso que o Espaço As Meninas irá promover no 1º Festival da Nonna, que acontece no próximo dia 30 de junho (domingo), das 12h às 19h, na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência - Rua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana – próximo ao metrô Ana Rosa (local amplo e coberto). Para confirmar presença e ficar por dentro de tudo que vai acontecer no evento, basta acessar: aqui e aqui.

"É uma loucura como os paulistas amam cannoli! Essa maravilha que veio da Itália é sempre muito solicitada nos nossos eventos, por isso faremos um festival dedicado a ela. Junto com massas, então, a comilança promete! Além de realizar o desejo de muitos, vamos homenagear uma das colônias mais queridas da cidade", revela Elaine Vilela, sócia-proprietária do Espaço As Meninas Feiras e Eventos.

Cannolis e Massas

E como o cannoli se tornou uma das Paixões Paulistanas? Este doce chamou atenção e ganhou fama no mundo todo a partir do primeiro filme da trilogia O Poderoso Chefão, em 1972. "Deixe a arma, pegue o cannoli" ainda é uma das frases mais famosas do cinema. Foi dita por Clemenza (famoso comparsa de Don Vito Corleone) ao seu capanga, logo após matar um traidor da "família".

Chegou ao Brasil com a imigração italiana, mas sofreu adaptações por falta de ingredientes originais. Como a colônia em São Paulo é muito grande, logo caiu no gosto dos paulistanos.

O cannolo, que conhecemos por aqui como canolli (é o plural), surgiu em Palermo, no sul da Sicília. A massa frita crocante em forma de tubo, com recheios de dar água na boca, costumava ser preparada na Itália, na época dos festejos do Carnaval.

Aquele país também é a maior referência em termos de preparo e consumo de massas no planeta. No Brasil, a massa foi incorporada ao cardápio, a exemplo do cannoli, com a chegada dos imigrantes. Com sabor e preparo semelhantes a alimentos que já eram consumidos por aqui, logo foi incorporada aos hábitos brasileiros.

Cardápio de dar água na boca

Além do cannoli tradicional recheado com limão siciliano e com diversos outros sabores, muitas delícias já estão confirmadas no Festival: bolos confeitados e decorados (cappuccino, trufado de frutas vermelhas, brigadeiro com kit kat); massa de café com recheios diversos (trufas, brigadeiro com carolinas, prestígio gourmet, red velvet, ameixa com doce de leite); tortas doces (amêndoas com brigadeiro, nutella com ninho, éclair com recheios diversos); donuts; bolos no pote; barcas com doces; lasanha doce; bolo de rolo; brigadeiros; pães de mel; chocolates artesanais; cones recheados; caixinhas de doces e bombons; caixinhas de licor e bombons; e canecas com bombons artesanais entre as opções. De salgados: massas frescas; massas tipo Spoleto; sopa de cebola no pão italiano; coxinhas; risoles; bolinho de queijo a base de mandioquinha e salgados veganos (shimeji, shitake, palmito, curry, jaca, legumes). Para beber, vários rótulos consagrados de cervejas artesanais (incluindo cerveja com inspiração italiana), sucos, refrigerantes e água.

Passar um domingo agradável

O 1º Festival da Nonna é uma excelente oportunidade para almoçar, lanchar e se lambuzar com sobremesas em um mesmo lugar. O encontro será animado por música da melhor qualidade, com o festejado DJ das noites paulistanas Dinho Garcia.

Para os curiosos de plantão, vale a pena uma experiência com o renomado hipnólogo e hipnoterapeuta Rafael Oliveira, que estará por lá com seus shows de hipnose. Neles é possível até mudar a percepção da realidade pessoal através desta prática que pode ser usada para trazer inúmeros benefícios.

No lado esotérico, leitura de tarot e venda de produtos e acessórios para proteção e bem estar. Já os apaixonados por boas compras terão uma feira de variedades, com semijoias, acessórios, cosméticos e diversos itens de moda e decoração para casa.

Este festival traduz bem um dos objetivos dos eventos do Espaço As Meninas: promover um dia agradável o com o melhor da gastronomia, em ambiente acolhedor, amplo e familiar. Uma ótima oportunidade para relaxar, confraternizar, fazer novos e encontrar antigos amigos.

Responsabilidade Social

Mantendo a parceria de vários anos com o Centro de Convivência Início de Luz (https://www.facebook.com/InicioDeLuz/)que abriga uma creche, serão arrecadados alimentos não perecíveis para a entidade sem fins lucrativos, que cuida de mais de cem crianças carentes das regiões do Cambuci e do centro da capital paulista.

Selo Paixões Paulistanas

O 1º Festival da Nonna – Festival de Massas e o Festival do Cannoli do Espaço As Meninas têm a certificação dos eventos e ações idealizados sob medida para o gosto dos paulistanos. Para criar o selo e o calendário de eventos, os organizadores fizeram uma vasta pesquisa e identificaram os temas que mais atraem o público da cidade de São Paulo, terra de todos os gostos e sabores. Este selo está produzindo uma variedade de festivais inéditos que acontecem desde 2012 e continuarão ao longo de 2019.

SERVIÇO
1º Festival da Nonna – Festival de Massas
Festival do Cannoli
Data: 30 de junho de 2019 (domingo)
Horário: 12h às 19h
Local: Rua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana – próximo ao metrô Ana Rosa (local coberto)