Novembro 19, 2020
Com o objetivo de expandir seu espaço físico e atingir públicos diversos, o MAM na Cidade, projeto do Museu de Arte Moderna de São Paulo, ganha segunda edição e será realizado nos dias 20 e 27 de novembro, respectivamente, nas zonas sul e leste de São Paulo. Com recorte baseado na Consciência Negra, obras de artistas negros e negras como Antônio Obá, Mariana de Matos, Mestre de Didi e Rosana Paulino, serão projetadas em escala monumental na fachada do Instituto Baccarelli, no bairro de Cidade Nova Heliópolis, e no Centro Cultural Arte em Construção, no bairro de Cidade Tiradentes. A ação é fruto da parceria entre o MAM, a agência Africa, a plataforma Projeto Afro e os projetos Inspirar-te e ali - Arte Livre Itinerante.
Segundo o curador do Museu, Cauê Alves, "entre os objetivos do projeto MAM na Cidade está a vontade do Museu em se aproximar da vida e do cotidiano das pessoas. Mais do que uma exposição de projeções monumentais, trata-se de um convite para que o cidadão se aproxime do acervo do MAM, conheça o trabalho de artistas fundamentais para a nossa história, além de poder participar dos inúmeros programas e atividades educativas que realizamos. É a postura de um Museu que se abre para toda a cidade, um esforço de irmos para além do Parque Ibirapuera e chegarmos em locais que tradicionalmente os museus não estão presentes".
Esta etapa do MAM na Cidade tem curadoria de Deri Andrade, pesquisador e jornalista alagoano radicado em São Paulo que integra a equipe de comunicação do Museu e também fundador do Projeto Afro, uma plataforma de mapeamento e difusão de artistas afrodescendentes. Seu projeto curatorial foi pensado a partir da realização da mostra histórica A Mão Afro-brasileira, exibida em 1988 no MAM São Paulo com curadoria de Emanoel Araújo.
Ao todo, serão projetadas sete obras do acervo do MAM São Paulo, além de um dos cartazes de A Mão Afro-Brasileira e um trabalho em vídeo de Mariana de Matos, que integrou a 36ª edição do Panorama da Arte Brasileira: Sertão no MAM.
"O Museu de Arte Moderna de São Paulo possui um dos mais importantes acervos de arte moderna e contemporânea do país. Realizar um recorte como este, com obras de artistas negros e negras de diversas narrativas e contextos, que extrapola os espaços físicos do MAM, é uma forma de levar essa produção artística para o conhecimento de ainda mais pessoas e também apresentar a diversidade da arte de autoria negra presente no acervo do Museu", explica Deri Andrade.
Na estreia da ação, não ao acaso em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a projeção em Heliópolis (19h às 20h) será acompanhada por uma apresentação musical ao ar livre de quinteto de alunos da Orquestra Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli. A realização do evento segue as orientações dos órgãos de saúde pública, com medidas de distanciamento e uso de máscara facial para evitar o contágio ou disseminação do Covid-19.
Edilson Ventureli, maestro e diretor executivo do instituto, contextualiza: "há 24 anos o Instituto Baccarelli tem quebrado barreiras sociais, levando seus alunos para se apresentar nos principais palcos da cidade e, também, a frequentarem diferentes espaços culturais de forma a ampliar sua formação artística e intelectual. Então, nos deixa muito felizes quando o oposto acontece e uma atração cultural vem até Heliópolis, até a periferia, cumprindo o mesmo propósito de inclusão, de democratização da cultura".
De forma a transcender a efemeridade das projeções e ampliar o debate, aproximando ainda mais as obras das comunidades Heliópolis e Cidade Tiradentes, o Inspirar-te (https://www.inspirar-te.com/) produziu, em colaboração com o MAM, um vídeo educativo de Experiências Poéticas que propõe questões disparadoras e reflexões acerca das obras e seus contextos. Assim, o Inspirar-te se torna uma ponte ao possibilitar outras formas de mediação cultural para jovens, crianças e público em geral, além de toda comunidade e sociedade - interessados em debater, conhecer e aprender mais sobre arte. O vídeo será lançado na semana de realização do projeto nas redes sociais do Museu, no perfil do @projetoinspirarte, e dos outros parceiros da iniciativa. O Inspirar-te acredita na aproximação de conteúdo e experiência de forma acessível e enriquecedora às crianças e adultos para se aproximarem do universo artístico de forma leve e divertida.
Ao longo de novembro, o Educativo do MAM São Paulo também traz ao público atividades educativas online e presenciais pensadas a partir do protagonismo negro de artistas, curadores, educadores e pesquisadores. A programação, que inclui diversas experiências de saberes pedagógicos e artísticos para todas as idades, pode ser conferida no site do Museu: https://mam.org.br.

Sobre o MAM São Paulo
Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.
O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de áudio-guias, vídeo-guias e tradução para a língua brasileira de sinais. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.
Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.
Serviço
MAM na Cidade
Datas: 20 de novembro, das 19h às 20h (Instituto Baccarelli, no bairro de Cidade Nova Heliópolis) e 27 de novembro, das 19h às 20h (Centro Cultural Arte em Construção, no bairro de Cidade Tiradentes)
https://mam.org.br/
www.instagram.com/MAMoficial
www.twitter.com/MAMoficial
www.facebook.com/MAMoficial
www.youtube.com/MAMoficial
Dia Internacional da Mulher, exposição sobre Joaquín Torres Garcia e patrimônio do centro de São Paulo norteiam programação de março do CCBB Educativo – Arte e Cultura.
Dentre os destaques da programação, estão aula de defesa pessoal para mulheres, show da cantora hondurenha Indiana Nomma interpretando canções de Mercedes Sosa, além de oficinas, contação de histórias, mediação de leituras e ação cênico-musical.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+internacional+mulher+exposicao+sobre+joaquin+torres+garcia+patrimonio+centro+sao+paulo+norteiam+programacao+marco+ccbb+educativo+arte+cultura.php
Fernanda Porto celebra 20 anos de carreira em show no mês da Mulher.
Apresentação gratuita acontece dia 06 de março, sexta, às 19h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/fernanda+porto+celebra+anos+carreira+show+mes+mulher.php
Itaú Cultural realiza programação especial na última semana da Ocupação Grande Othelo.
Nos dias finais da mostra, que fica em cartaz até 8 de março, o espaço expositivo recebe debates, sessão de cinema e show, em um mergulho na trajetória deste artista mineiro, que teria completado 110 anos no ano passado. A programação aborda sua memória e representatividade, sua importância para as artes cênicas e a conexão do samba com a verve musical de Othelo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+programacao+especial+ultima+semana+ocupacao+grande+othelo.php
Cinefavela recebe espetáculo de teatro de sombras Lambe Lambe da Roça neste sábado.
Cia. Quase Cinema apresenta teatro de sombras gratuito em Heliópolis neste dia 07 de março.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cinefavela+recebe+espetaculo+teatro+sombras+lambe+lambe+roca+neste+sabado.php
Saia Sambando leva oficina de canto e rodas de samba para mulheres no CEU Tremembé.
O evento é gratuito e as atividades têm participação das cantoras sambista Paula Sanches e Kelly Silva.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+leva+oficina+canto+rodas+samba+para+mulheres+ceu+tremembe.php
CÁRCERE ou Porque as Mulheres Viram Búfalos tem nova e curtíssima temporada.
As apresentações acontecem de 6 a 15 de março, no Ipiranga.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/carcere+porque+mulheres+viram+bufalos+tem+nova+curtissima+temporada.php
CINUSP apresenta Mostra Para Gostar de Cinema.
A Mostra acontece de 2 a 29 de março e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cinusp+apresenta+mostra+para+gostar+cinema.php
Trovadores Urbanos oferecem serenata para mulheres de todas as idades.
O evento é gratuito, com reserva de ingressos pelo site.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/trovadores+urbanos+oferecem+serenata+para+mulheres+todas+idades.php
Itaú Cultural recebe programação inédita na MITsp 2026 com recorte curatorial da região Centro-Oeste.
Parceiro histórico da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, o IC assina a curadoria do eixo Conexões Centro-Oeste, com seis espetáculos gratuitos que se dividem entre três palcos da cidade. A proposta é ampliar o olhar sobre a produção cênica desta região e reforçam o diálogo entre territórios, linguagens e modos de criação.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+programacao+inedita+mitsp+2026+com+recorte+curatorial+regiao+centro+oeste.php
O Mundo do Circo SP recebe Circo Moscou Internacional, Circo Castelo Encantando e Circo Marambio.
A programação é gratuita, com eventos durante o mês de março inteiro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+circo+moscou+internacional+circo+castelo+encantando+circo+marambio.php
Dia Internacional da Mulher ganha programação especial gratuita no CCBB.
Aula de defesa pessoal para mulheres e show da cantora hondurenha Indiana Nomma interpretando clássicos de Mercedes Sosa ocorrem com o objetivo de se propor ações e reflexões sobre o tema.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+internacional+mulher+ganha+programacao+especial+gratuita+ccbb.php