Maio dos Sertões, Programação Especial no Itaú Cultural

Maio 22, 2019

Neste mês, o Itaú Cultural dedica parte de sua programação à cultura dos sertões, com atrações variadas, que incluem artes cênicas, mostra de filmes online, minicurso sobre literatura sertaneja, seminário e programação infantil.
As atividades em torno da importância histórica e cultural dessa região do nordeste brasileiro, visam apresentar os repertórios contemporâneos dos sertões, discutindo as construções simbólicas, políticas e econômicas da região. Elas acontecem em celebração ao lançamento da 25ª edição da Revista Observatório, que discute a política cultural e o imaginário em torno dos sertões. Confira abaixo uma prévia da programação.

TEATRO
Portar(ia) Silêncio
Apresentado nos dias 30 e 31 de maio, às 20h, com a entrada gratuita, este espetáculo teatral se utiliza da memória de nove porteiros de edifícios, radicados na cidade de São Paulo, para compor a dramaturgia.

A Invenção do Nordeste
A peça, do grupo Carmim, fica em cartaz nos dias 1 e 2 de junho, comentrada gratuita, (sábado, às 20h, e domingo, às 19h). Na trama, o diretor é contratado por uma grande produtora para realizar a missão de selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem de mesma origem.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
A programação dedicada aos Sertões também se estende as crianças e seus acompanhantes, na contação de histórias do tradicional Cantinho da Leitura, que tem Graciliano Ramos como autor destaque do mês. Em todos os domingos de maio, dias 12, 19 e 26, sempre às 12h, grupo Parampará apresenta Virados no Cordel, em uma série de narrativas que transportam o público para lugares distantes, lançando mão deste gênero literário tradicional.