MAC USP mostra os bastidores das próximas exposições em lives

Agosto 04, 2020

O MAC USP apresenta, no mês de agosto, um conjunto de quatro lives em seu canal no YouTube, sempre aos sábados, que abordará as exposições que estão em preparo no Museu.

A primeira live, no dia 8 de agosto, acontece no mesmo momento do lançamento da exposição online Video_MAC, resultado do projeto de pós-doutorado de Roberto Cruz, que conversa com um dos artistas da exposição, Gabriel Borba.

Regina Silveira e o arquiteto Álvaro Razuk conversam, no dia 15 de agosto, sobre a expografia da grande retrospectiva da artista, que revê o conjunto de sua obra no acervo e apresenta suas doações recentes ao Museu. A exposição é uma parceria com a Fundação Bienal de São Paulo para a 34a. Bienal de São Paulo (2021).

A conversa de Paulo Nenflídio com Helouise Costa, em 22 de agosto, aborda a exposição do artista selecionada através do Edital de Exposições do MAC USP de 2019/2020.

Por fim, no dia 29 de agosto, Ana Magalhães e Patrícia Freitas conversam sobre a exposição "Projetos para um cotidiano moderno no Brasil, 1920-1960", que resultou da pesquisa em torno de obras de artes aplicadas do acervo do MAC USP, levada a cabo pelo Grupo de Pesquisa "Narrativas da Arte do Século 20".

Participantes

Roberto Moreira S. Cruz é produtor cultural e curador independente. Na área acadêmica é mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2001) e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2012). Realizou pesquisa de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte do MAC-USP (2019). Foi gestor do Itaú Cultural entre os anos de 2001 e 2011, onde realizou projetos na área de audiovisual e artes visuais.

Gabriel Borba Filho, no começo dos anos 1970, começou a experimentar trabalhos com vídeo tornando-se um dos pioneiros da vídeoarte no Brasil. Participou ativamente da dinâmica experimentalista do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), durante a gestão de Walter Zanini, onde realizou os três vídeos que pertencem à coleção do Museu.

Regina Silveira, ao longo de mais de cinco décadas uma figura crítica na arte conceitual brasileira, investigou a tensão entre movimento e perspectiva espacial, inserindo significado político em instalações que respondem a locais específicos. Reconhecida por suas explorações paródicas do espaço através de construções geométricas, a obra de Silveira é celebrada tanto pelo rigor conceitual quanto pelo impacto formal. Graduada pela UFRG em 1959, nos anos 60, iniciou sua formação artística sob a tutela do pintor expressionista Iberê Camargo, e também estuda litografia e xilogravura. Com Doutorado na ECA/USP (1984), onde lecionou a partir de 1974, tem extensa carreira docente desde os anos 60 expõe individualmente e participa de Bienais e coletivas, nacionais e internacionais. Foi bolsista das fundações Guggenheim (1991), Pollock-Krasner (1993) e Fulbright (1994). Possui obras em inúmeros museus e coleções do Brasil e exterior.

Álvaro Razuk é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo com especialização em projetos para exposições culturais, cenários e museografia. Trabalha nesta especialidade desde 1996 tendo desenvolvido diversos projetos para vários artistas, curadores e instituições no Brasil e exterior.

Paulo Nenflidio é artista plástico, trabalha na intersecção entre arte, ciência e tecnologia. Suas obras são esculturas, instalações, objetos, instrumentos e desenhos. Em 2017, participou da Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul.

Helouise Costa é curadora e professora livre-docente do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).

Ana Magalhães é curadora, professora livre-docente e atualmente diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).

Patrícia Freitas é Doutora em História da Arte pela Unicamp e especialista em muralismo da primeira metade do século XX. Atualmente, encerra seu pós-doutorado no MAC USP, em que pesquisou o artista italiano Bramante Buffoni e suas relações com as chamadas artes aplicadas e decorativas em São Paulo.

Programação

Data: 8, 15, 22 e 29 de agosto, aos sábados
Horário: às 11h
Onde: YouTube

08 de agosto: Vídeo_MAC com Roberto Cruz e Gabriel Borba

15 de agosto: Outros paradoxos com Regina Silveira e Álvaro Razuk

22 de agosto: Edital MAC-USP com Paulo Nenflídio e Helouise Costa

29 de agosto: Projetos para um cotidiano moderno no Brasil com Ana Magalhães e Patrícia Freitas

Coordenação: Ana Farinha e Marta Bogéa. Organização: Sérgio Miranda e Marilda Giafaro. Mediação: Sérgio Miranda.

Outras notícias

Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php

Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php

Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php

Banda Yaya Massemba apresenta Esse Samba é da Bahia na Praça do Sesc Pinheiros.
Com entrada gratuita, show integra Roda Delas - iniciativa que traz só mulheres tanto na parte artística quanto na técnica - e em formato circular para estimular as trocas entre artistas e público.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/banda+yaya+massemba+apresenta+esse+samba+bahia+praca+sesc+pinheiros.php

Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php

Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php

Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php

Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php

Goethe-Institut promove dia de portas abertas em São Paulo.
Evento aberto ao público oferece aulas experimentais de alemão, palestras, sorteios, workshops, apresentações musicais e literárias, comidas e bebidas típicas e uma exposição inédita do fotógrafo Tuca Vieira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/goethe+institut+promove+dia+portas+abertas+sao+paulo.php

Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+espetaculos+memoria+adoniran+ballet+stagium.php

Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+evento+gratuito+ceu+sapopemba+tem+oficina+canto+rodas+samba+para+mulheres.php

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php