Agosto 04, 2020
O MAC USP apresenta, no mês de agosto, um conjunto de quatro lives em seu canal no YouTube, sempre aos sábados, que abordará as exposições que estão em preparo no Museu.
A primeira live, no dia 8 de agosto, acontece no mesmo momento do lançamento da exposição online Video_MAC, resultado do projeto de pós-doutorado de Roberto Cruz, que conversa com um dos artistas da exposição, Gabriel Borba.
Regina Silveira e o arquiteto Álvaro Razuk conversam, no dia 15 de agosto, sobre a expografia da grande retrospectiva da artista, que revê o conjunto de sua obra no acervo e apresenta suas doações recentes ao Museu. A exposição é uma parceria com a Fundação Bienal de São Paulo para a 34a. Bienal de São Paulo (2021).
A conversa de Paulo Nenflídio com Helouise Costa, em 22 de agosto, aborda a exposição do artista selecionada através do Edital de Exposições do MAC USP de 2019/2020.
Por fim, no dia 29 de agosto, Ana Magalhães e Patrícia Freitas conversam sobre a exposição "Projetos para um cotidiano moderno no Brasil, 1920-1960", que resultou da pesquisa em torno de obras de artes aplicadas do acervo do MAC USP, levada a cabo pelo Grupo de Pesquisa "Narrativas da Arte do Século 20".
Participantes
Roberto Moreira S. Cruz é produtor cultural e curador independente. Na área acadêmica é mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2001) e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2012). Realizou pesquisa de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte do MAC-USP (2019). Foi gestor do Itaú Cultural entre os anos de 2001 e 2011, onde realizou projetos na área de audiovisual e artes visuais.
Gabriel Borba Filho, no começo dos anos 1970, começou a experimentar trabalhos com vídeo tornando-se um dos pioneiros da vídeoarte no Brasil. Participou ativamente da dinâmica experimentalista do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), durante a gestão de Walter Zanini, onde realizou os três vídeos que pertencem à coleção do Museu.
Regina Silveira, ao longo de mais de cinco décadas uma figura crítica na arte conceitual brasileira, investigou a tensão entre movimento e perspectiva espacial, inserindo significado político em instalações que respondem a locais específicos. Reconhecida por suas explorações paródicas do espaço através de construções geométricas, a obra de Silveira é celebrada tanto pelo rigor conceitual quanto pelo impacto formal. Graduada pela UFRG em 1959, nos anos 60, iniciou sua formação artística sob a tutela do pintor expressionista Iberê Camargo, e também estuda litografia e xilogravura. Com Doutorado na ECA/USP (1984), onde lecionou a partir de 1974, tem extensa carreira docente desde os anos 60 expõe individualmente e participa de Bienais e coletivas, nacionais e internacionais. Foi bolsista das fundações Guggenheim (1991), Pollock-Krasner (1993) e Fulbright (1994). Possui obras em inúmeros museus e coleções do Brasil e exterior.
Álvaro Razuk é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo com especialização em projetos para exposições culturais, cenários e museografia. Trabalha nesta especialidade desde 1996 tendo desenvolvido diversos projetos para vários artistas, curadores e instituições no Brasil e exterior.
Paulo Nenflidio é artista plástico, trabalha na intersecção entre arte, ciência e tecnologia. Suas obras são esculturas, instalações, objetos, instrumentos e desenhos. Em 2017, participou da Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul.
Helouise Costa é curadora e professora livre-docente do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).
Ana Magalhães é curadora, professora livre-docente e atualmente diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).
Patrícia Freitas é Doutora em História da Arte pela Unicamp e especialista em muralismo da primeira metade do século XX. Atualmente, encerra seu pós-doutorado no MAC USP, em que pesquisou o artista italiano Bramante Buffoni e suas relações com as chamadas artes aplicadas e decorativas em São Paulo.
Programação
Data: 8, 15, 22 e 29 de agosto, aos sábados
Horário: às 11h
Onde: YouTube
08 de agosto: Vídeo_MAC com Roberto Cruz e Gabriel Borba
15 de agosto: Outros paradoxos com Regina Silveira e Álvaro Razuk
22 de agosto: Edital MAC-USP com Paulo Nenflídio e Helouise Costa
29 de agosto: Projetos para um cotidiano moderno no Brasil com Ana Magalhães e Patrícia Freitas
Coordenação: Ana Farinha e Marta Bogéa. Organização: Sérgio Miranda e Marilda Giafaro. Mediação: Sérgio Miranda.
MIS realiza sessão gratuita do clássico Bonequinha de Luxo, seguida de debate e sorteio de livro que originou o filme.
Edição de setembro do Clube do Filme do Livro, programa mensal do Museu, traz uma parceria com a Companhia das Letras, que também disponibilizará códigos promocionais para compras no site da editora.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mis+realiza+sessao+gratuita+classico+bonequinha+luxo+seguida+debate+sorteio+livro+que+originou+filme.php
Thaís Póvoa estreia o solo Procura-se Vaga para PalhaçA em São Bernardo do Campo.
O espetáculo propõe uma reflexão bem-humorada sobre igualdade de gênero a partir de histórias reais de mulheres que desafiaram padrões para trabalhar. A apresentação será gratuita com tradução em LIBRAS.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/thais+povoa+estreia+solo+procura+vaga+para+palhaca+sao+bernardo+campo.php
Esquadrão Bombelhaço anima domingos no Sesc Ipiranga com entrada grátis para crianças até 12 anos.
Inspirado em desenhos animados, o espetáculo convida as crianças a se aventurarem com um atrapalhado batalhão de palhaços-bombeiros na divertida missão de resgate de um gatinho em apuros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esquadrao+bombelhaco+anima+domingos+sesc+ipiranga+com+entrada+gratis+para+criancas+ate+anos.php
Sesc Pinheiros tem programação gratuita dedicada ao Maracatu de Baque Virado.
Acontecem cortejo, oficinas, espetáculo teatral e cine debate, entre os dias 14 e 18 de setembro; atividades celebram a "baiana rica", personagem do Maracatu de Baque Virado que representa a tradição, a oralidade e a sabedoria ancestral, e muito associada à comunidade LGBTQIAPN+.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+pinheiros+tem+programacao+gratuita+dedicada+maracatu+baque+virado.php
Sesc Pinheiros e editora Todavia fazem atividades gratuitas em torno da literatura coreana.
Oficina, bate-papos e clube de leitura acontecerão gratuitamente entre os dias 16/9 e 7/10. As inscrições serão abertas em 10/9, quarta-feira, às 15h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+pinheiros+editora+todavia+fazem+atividades+gratuitas+torno+literatura+coreana.php