Receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online

MAC USP mostra os bastidores das próximas exposições em lives

Agosto 04, 2020

O MAC USP apresenta, no mês de agosto, um conjunto de quatro lives em seu canal no YouTube, sempre aos sábados, que abordará as exposições que estão em preparo no Museu.

A primeira live, no dia 8 de agosto, acontece no mesmo momento do lançamento da exposição online Video_MAC, resultado do projeto de pós-doutorado de Roberto Cruz, que conversa com um dos artistas da exposição, Gabriel Borba.

Regina Silveira e o arquiteto Álvaro Razuk conversam, no dia 15 de agosto, sobre a expografia da grande retrospectiva da artista, que revê o conjunto de sua obra no acervo e apresenta suas doações recentes ao Museu. A exposição é uma parceria com a Fundação Bienal de São Paulo para a 34a. Bienal de São Paulo (2021).

A conversa de Paulo Nenflídio com Helouise Costa, em 22 de agosto, aborda a exposição do artista selecionada através do Edital de Exposições do MAC USP de 2019/2020.

Por fim, no dia 29 de agosto, Ana Magalhães e Patrícia Freitas conversam sobre a exposição "Projetos para um cotidiano moderno no Brasil, 1920-1960", que resultou da pesquisa em torno de obras de artes aplicadas do acervo do MAC USP, levada a cabo pelo Grupo de Pesquisa "Narrativas da Arte do Século 20".

Participantes

Roberto Moreira S. Cruz é produtor cultural e curador independente. Na área acadêmica é mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2001) e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2012). Realizou pesquisa de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte do MAC-USP (2019). Foi gestor do Itaú Cultural entre os anos de 2001 e 2011, onde realizou projetos na área de audiovisual e artes visuais.

Gabriel Borba Filho, no começo dos anos 1970, começou a experimentar trabalhos com vídeo tornando-se um dos pioneiros da vídeoarte no Brasil. Participou ativamente da dinâmica experimentalista do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), durante a gestão de Walter Zanini, onde realizou os três vídeos que pertencem à coleção do Museu.

Regina Silveira, ao longo de mais de cinco décadas uma figura crítica na arte conceitual brasileira, investigou a tensão entre movimento e perspectiva espacial, inserindo significado político em instalações que respondem a locais específicos. Reconhecida por suas explorações paródicas do espaço através de construções geométricas, a obra de Silveira é celebrada tanto pelo rigor conceitual quanto pelo impacto formal. Graduada pela UFRG em 1959, nos anos 60, iniciou sua formação artística sob a tutela do pintor expressionista Iberê Camargo, e também estuda litografia e xilogravura. Com Doutorado na ECA/USP (1984), onde lecionou a partir de 1974, tem extensa carreira docente desde os anos 60 expõe individualmente e participa de Bienais e coletivas, nacionais e internacionais. Foi bolsista das fundações Guggenheim (1991), Pollock-Krasner (1993) e Fulbright (1994). Possui obras em inúmeros museus e coleções do Brasil e exterior.

Álvaro Razuk é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo com especialização em projetos para exposições culturais, cenários e museografia. Trabalha nesta especialidade desde 1996 tendo desenvolvido diversos projetos para vários artistas, curadores e instituições no Brasil e exterior.

Paulo Nenflidio é artista plástico, trabalha na intersecção entre arte, ciência e tecnologia. Suas obras são esculturas, instalações, objetos, instrumentos e desenhos. Em 2017, participou da Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul.

Helouise Costa é curadora e professora livre-docente do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).

Ana Magalhães é curadora, professora livre-docente e atualmente diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).

Patrícia Freitas é Doutora em História da Arte pela Unicamp e especialista em muralismo da primeira metade do século XX. Atualmente, encerra seu pós-doutorado no MAC USP, em que pesquisou o artista italiano Bramante Buffoni e suas relações com as chamadas artes aplicadas e decorativas em São Paulo.

Programação

Data: 8, 15, 22 e 29 de agosto, aos sábados
Horário: às 11h
Onde: YouTube

08 de agosto: Vídeo_MAC com Roberto Cruz e Gabriel Borba

15 de agosto: Outros paradoxos com Regina Silveira e Álvaro Razuk

22 de agosto: Edital MAC-USP com Paulo Nenflídio e Helouise Costa

29 de agosto: Projetos para um cotidiano moderno no Brasil com Ana Magalhães e Patrícia Freitas

Coordenação: Ana Farinha e Marta Bogéa. Organização: Sérgio Miranda e Marilda Giafaro. Mediação: Sérgio Miranda.

Outras notícias

Galerias se preparam para a Latitude Art Fair.
Evento acontece de 24 a 27, através da plataforma Artsy e terá participação de mais de 50 galerias nacionais
https://www.sampaonline.com.br/noticias/galerias+se+preparam+para+a+latitude+art+fair.php

MIA, o Maior Festival de Música Instrumental do interior paulista, acontece pela primeira vez em formato online
O festival acontece de 27 de setembro a 4 de outubro, com atividades transmitidas no Instagram, Facebook e YouTube das Oficinas Culturais
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mia+o+maior+festival+de+musica+instrumental+do+interior+paulista+acontece+pela+primeira+vez+em+formato+online.php

Bradesco lança plataforma digital com conteúdos de cultura.
A iniciativa cultural pretende promover também lives e transmissões ao vivo
https://www.sampaonline.com.br/noticias/bradesco+lanca+plataforma+digital+com+conteudos+de+cultura.php

Expedição Brasiliana estreia nova temporada no IC para Crianças e passa a explorar a natureza em suas atividades
A nova leva de vídeos do projeto entra no ar a partir do dia 2 de outubro, com atividades até o dia 7 de outubro, no site e também no Youtube da instituição.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/expedicao+brasiliana+estreia+nova+temporada+no+ic+para+criancas+e+passa+a+explorar+a+natureza+em+suas+atividades.php

Os 20 anos de morte de Baden Powell são lembrados pela Casa Natura Musical.
O bate-papo será repleto de memórias afetivas e musicais em torno do artista
https://www.sampaonline.com.br/noticias/os+20+anos+de+morte+de+baden+powell+sao+lembrados+pela+casa+natura+musical.php

Obra de Ibã e Mana Huni Kuin é tema de semana no MASP.
O museu dá continuidade aos desafios semanais de desenho
https://www.sampaonline.com.br/noticias/obra+de+iba+e+mana+huni+kuin+e+tema+de+semana+no+masp.php

MIS participa da Primavera dos Museus com programação digital
A programação acontece de 21 a 27 de setembro, gratuitamente, através das redes do Museu
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mis+participa+da+primavera+dos+museus+com+programacao+digital.php

Poupatempo oferece 1.500 vagas no sexto mutirão do RG.
Para ser atendido nas 12 unidades do interior que participam da ação é necessário agendamento pelo site ou app Poupatempo Digital
https://www.sampaonline.com.br/noticias/poupatempo+oferece+1+500+vagas+no+sexto+mutirao+do+rg.php

Itaú Cultural lança a plataforma Transversalidade da Memória.
A proposta do espaço é criar uma comunidade virtual para troca de experiências e debates sobre espaços de atuação e meios de multiplicação do campo da memória
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+lanca+a+plataforma+transversalidade+da+memoria.php

Pocket-shows incrementam a segunda semana do Festival Arte como Respiro – Edição Música.
Com três apresentações musicais diárias, de quarta-feira a domingo, os trabalhos selecionados na categoria Autoral são das regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste
https://www.sampaonline.com.br/noticias/pocket+shows+incrementam+a+segunda+semana+do+festival+arte+como+respiro+edicao+musica.php