MAC USP mostra os bastidores das próximas exposições em lives

Agosto 04, 2020

O MAC USP apresenta, no mês de agosto, um conjunto de quatro lives em seu canal no YouTube, sempre aos sábados, que abordará as exposições que estão em preparo no Museu.

A primeira live, no dia 8 de agosto, acontece no mesmo momento do lançamento da exposição online Video_MAC, resultado do projeto de pós-doutorado de Roberto Cruz, que conversa com um dos artistas da exposição, Gabriel Borba.

Regina Silveira e o arquiteto Álvaro Razuk conversam, no dia 15 de agosto, sobre a expografia da grande retrospectiva da artista, que revê o conjunto de sua obra no acervo e apresenta suas doações recentes ao Museu. A exposição é uma parceria com a Fundação Bienal de São Paulo para a 34a. Bienal de São Paulo (2021).

A conversa de Paulo Nenflídio com Helouise Costa, em 22 de agosto, aborda a exposição do artista selecionada através do Edital de Exposições do MAC USP de 2019/2020.

Por fim, no dia 29 de agosto, Ana Magalhães e Patrícia Freitas conversam sobre a exposição "Projetos para um cotidiano moderno no Brasil, 1920-1960", que resultou da pesquisa em torno de obras de artes aplicadas do acervo do MAC USP, levada a cabo pelo Grupo de Pesquisa "Narrativas da Arte do Século 20".

Participantes

Roberto Moreira S. Cruz é produtor cultural e curador independente. Na área acadêmica é mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2001) e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2012). Realizou pesquisa de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte do MAC-USP (2019). Foi gestor do Itaú Cultural entre os anos de 2001 e 2011, onde realizou projetos na área de audiovisual e artes visuais.

Gabriel Borba Filho, no começo dos anos 1970, começou a experimentar trabalhos com vídeo tornando-se um dos pioneiros da vídeoarte no Brasil. Participou ativamente da dinâmica experimentalista do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), durante a gestão de Walter Zanini, onde realizou os três vídeos que pertencem à coleção do Museu.

Regina Silveira, ao longo de mais de cinco décadas uma figura crítica na arte conceitual brasileira, investigou a tensão entre movimento e perspectiva espacial, inserindo significado político em instalações que respondem a locais específicos. Reconhecida por suas explorações paródicas do espaço através de construções geométricas, a obra de Silveira é celebrada tanto pelo rigor conceitual quanto pelo impacto formal. Graduada pela UFRG em 1959, nos anos 60, iniciou sua formação artística sob a tutela do pintor expressionista Iberê Camargo, e também estuda litografia e xilogravura. Com Doutorado na ECA/USP (1984), onde lecionou a partir de 1974, tem extensa carreira docente desde os anos 60 expõe individualmente e participa de Bienais e coletivas, nacionais e internacionais. Foi bolsista das fundações Guggenheim (1991), Pollock-Krasner (1993) e Fulbright (1994). Possui obras em inúmeros museus e coleções do Brasil e exterior.

Álvaro Razuk é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo com especialização em projetos para exposições culturais, cenários e museografia. Trabalha nesta especialidade desde 1996 tendo desenvolvido diversos projetos para vários artistas, curadores e instituições no Brasil e exterior.

Paulo Nenflidio é artista plástico, trabalha na intersecção entre arte, ciência e tecnologia. Suas obras são esculturas, instalações, objetos, instrumentos e desenhos. Em 2017, participou da Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul.

Helouise Costa é curadora e professora livre-docente do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).

Ana Magalhães é curadora, professora livre-docente e atualmente diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).

Patrícia Freitas é Doutora em História da Arte pela Unicamp e especialista em muralismo da primeira metade do século XX. Atualmente, encerra seu pós-doutorado no MAC USP, em que pesquisou o artista italiano Bramante Buffoni e suas relações com as chamadas artes aplicadas e decorativas em São Paulo.

Programação

Data: 8, 15, 22 e 29 de agosto, aos sábados
Horário: às 11h
Onde: YouTube

08 de agosto: Vídeo_MAC com Roberto Cruz e Gabriel Borba

15 de agosto: Outros paradoxos com Regina Silveira e Álvaro Razuk

22 de agosto: Edital MAC-USP com Paulo Nenflídio e Helouise Costa

29 de agosto: Projetos para um cotidiano moderno no Brasil com Ana Magalhães e Patrícia Freitas

Coordenação: Ana Farinha e Marta Bogéa. Organização: Sérgio Miranda e Marilda Giafaro. Mediação: Sérgio Miranda.

Outras notícias

Centro de Música Brasileira no Mackenzie, em Higienópolis apresenta recital gratuito Modinhas e Lundus.
O recital, gratuito, terá as cantoras Eliseth Gomes e Luciana Monteiro, com Antônio Carlos de Magalhães ao cravo, que interpretarão obras de Antônio José da Silva, Antônio José do Rego, Carlos Gomes, Domingos Caldas Barbosa e outros autores.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+mackenzie+higienopolis+recital+gratuito+modinhas+lundus.php

Na semana da Consciência Negra, CineTeatro Santos Dumont exibe documentário Black Rio! Black Power! em sessão gratuita.
O diretor do documentário, Emilio Domingos, faz uma imersão pelo Black Rio, importante movimento cultural e político no Brasil durante a década de 1970.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/semana+consciencia+negra+cineteatro+santos+dumont+documentario+black+rio+black+power.php

MAC USP traz diálogos entre Arte Contemporânea, arqueologia, antropologia, arquitetura e saberes tradicionais.
A mostra promove e cultiva reflexões críticas sobre os múltiplos e dissonantes sentidos da agricultura, em diferentes contextos sociais, e as complexas formas em que humanos e plantas se relacionam
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+dialogos+arte+contemporanea+arqueologia+antropologia+arquitetura+saberes+tradicionais.php

Itaú Cultural abre temporada de Black Machine no Dia da Consciência Negra, com Hamlet e Ofélia incorporados em corpos pretos no século 21.
Peça com dramaturgia de Dione Carlos e direção geral de Eugênio Lima leva ao palco o ator Fernando Lufer e a atriz Marina Esteves no papel destes dois personagens da dramaturgia mundial com olhares contemporâneos a temas como raça, necropolítica, masculinidade tóxica, dor e desejo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+abre+temporada+black+machine+dia+consciencia+negra+com+hamlet+ofelia+incorporados+corpos+pretos+seculo.php

Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo infantil Peixinho Nuni.
A apresentação acontece no dia 23 de novembro e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+espetaculo+infantil+peixinho+nuni.php

No Mês da Consciência Negra, Projeto Trançando Vidas promove oficinas gratuitas na Zona Norte.
Por meio da arte das tranças, o projeto promove formação profissional gratuita, valorização da identidade negra e fortalecimento comunitário, criando oportunidades reais de autonomia e protagonismo para mulheres do território.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+consciencia+negra+projeto+trancando+vidas+promove+oficinas+gratuitas+zona+norte.php

Itaú Cultural estreia Sonora Brasiliana, encontros musicais intimistas no espaço da mostra histórica Brasiliana Itaú.
A programação, que abre com o duo Conversa Brasileira, convida artistas a mostrarem suas músicas e falarem sobre seus processos criativos em troca direta com o público, sem palco, tendo como cenário e inspiração esta exposição permanente no IC. A mostra percorre a história do Brasil através de quase mil peças — muitas delas raras —, como pinturas e documentos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+estreia+sonora+brasiliana+encontros+musicais+intimistas+espaco+mostra+historica+brasiliana+itau.php

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php