Outubro 27, 2025
O MAB FAAP apresenta "Entre o desenho e a pintura", exposição individual e inédita da artista Caru Duprat, dentro do projeto Mezanino Aberto. Com curadoria de Nancy Betts, a exposição fica em cartaz até dia 20 de dezembro e traz um conjunto recente de obras da artista.
A mostra reúne três séries, "Águas que falam de águas", "Águas que querem ser montanhas" e "Passagens", que exploram a potência expressiva da aquarela. Entre transparências e densidades, Caru aproxima o gesto do desenho ao da pintura, evocando a lição dos mestres japoneses do "ukiyo-e" como Katsushika Hokusai e Utagawa Hiroshige, pintores de paisagens neste gênero que, na tradução para o português, significa "imagens do mundo flutuante".
A partir de distintos locais como Ilha Bela, no litoral paulista, em Santorini, na Grécia, e Paraty, no litoral carioca, a artista propõe um olhar renovado sobre a paisagem. "Ao transformar a paisagem em pintura busco dar forma ao que acontece quando ela me envolve e me atravessa", explica a artista em seu projeto.

"Desenhando se pinta, pintando se desenha"
O trabalho da artista apresenta paisagens que são passagens, fluxos que se estendem para além do olhar do espectador. "Desenhando se pinta, pintando se desenha", afirma a artista, retomando o pensamento de Paul Cézanne, ao mostrar que o mundo natural se faz presente não apenas como tema, mas como experiência sensível.
A curadoria de Nancy Betts, professora de História da Arte da FAAP, ressalta a força poética da obra de Caru e a atualidade de sua investigação sobre os limites e confluências entre meios artísticos. Para ela, "no intuito de rasgar a linearidade do desenho, a artista investe na dimensão pictórica pelo uso da cor, da pincelada, das velaturas, e das texturas, a fim de encontrar a poesia da paisagem na pintura".
Caru Duprat
Além de seu trabalho como artista plástica, Caru Duprat possui uma extensa trajetória acadêmica. Graduada em Educação Artística com especialidade em Artes Plásticas pela ECA-USP (1979), ela também é mestre e doutora em Poéticas Visuais pela Universidade Estadual de Campinas, e possui pós-doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2023). Atualmente, é professora no Centro Universitário Armando Alvares Penteado.
Mezanino Aberto
O Mezanino Aberto é um programa anual do MAB FAAP que prestigia artistas formados pela FAAP, professores ou pessoas que fizeram parte da história da instituição. O projeto oferece aos selecionados espaço para expor suas obras, além de suporte técnico e financeiro para a produção e montagem da exposição. Desde sua criação, em 2021, o programa já contemplou artistas como Paulo Almeida, Laerte Ramos, Isis Gasparini e, em 2024, Renata Haar.
Serviço
Mezanino Aberto
Exposição "Entre o desenho e a pintura", de Caru Duprat
Até 21 de dezembro de 2025
Texto curatorial: Nancy Betts
MAB FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Horário de funcionamento: terça a domingo das 10h às 18h, última entrada às 17h30. *Museu fechado às segundas-feiras
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre
Fonte: Assessoria de Imprensa - Buriti Comunicação
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
https://www.sampaonline.com.br/noticias/wilson+aguiar+estreia+solo+concerto+para+corpo+traquejado+atelier+cenico.php
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+espetaculo+gratuito+impacto+agasias+grupo+teatro.php
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
https://www.sampaonline.com.br/noticias/premiado+musical+bertoleza+ganha+nova+temporada+gratuita+teatro+alfredo+mesquita.php
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+maio+apresenta+fevereiro+maze+espetaculo+gratuito+para+criancas.php
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+programacao+paralela+exposicao+game++arte+cultura+comunidade+com+seminario+oficinas+desfile+visitas+mediadas.php