Livro Maria Curiosa de Poesia apresenta a poesia para as crianças de forma lúdica

Maio 21, 2020

Um beija-flor, uma menina, muitas perguntas e poesia para todo lado. O livro Maria Curiosa de Poesia, nova obra da escritora e publicitária Alda Nilma de Miranda que apresenta a poesia para as crianças de forma lúdica, leve e descomplicada, é lançado nesta semana em formato digital e pode ser baixado gratuitamente, visando levar cultura e encantamento às famílias em isolamento social.

"A ideia é espalhar poesia para crianças Brasil afora. Num momento em que o mundo atravessa uma fase difícil de isolamento e distanciamento, a intenção é buscar com que a poesia nos aproxime aos bons pensamentos e à redescoberta das inspirações do cotidiano. O mundo precisa de delicadezas", afirma Alda Nilma de Miranda. Ciente da importância de levar aos pequeninos conteúdos positivos e criativos, a autora busca, nesta edição especial da obra inédita, engajar crianças e adultos numa leitura divertida e recheada de alegria.

"Estávamos preparando o lançamento da edição impressa do livro quando fomos surpreendidos pela pandemia. Decidimos então mudar o formato e promover a estreia dessa divertida obra em uma versão especial em formato digital para distribuição gratuita", conta. Ela explica que esta edição exclusiva será disseminada com ajuda de amigos que abraçaram a iniciativa, pessoas que acreditam na importância do livro infantil como ferramenta transformadora e fomentadora na cultura da paz.

Nesta história cheia de encantamento, a menina Maria resolve entender o que é poesia. As perguntas não param e são construídas a partir de elementos e curiosidades que integram o universo das crianças.

Poesia tem cheiro? Tem cor? Tem tamanho? Que gosto a poesia tem? Onde a poesia dorme? Será que ela ronca? Ao lado do amigo passarinho, cujas respostas instigam o imaginário infantil, a pequena Maria faz suas descobertas e se aprofunda, sem perceber, na linguagem poética do cotidiano.

"Poesia para ensinar poesia", resume a autora. A intenção foi usar o formato poético no contexto do storytelling para apresentar às crianças esse gênero literário. "A proposta é aguçar a curiosidade e a imaginação, afinal, poesia é também um exercício de descoberta. É preciso exercitar o olhar e as percepções, as rimas são só um detalhe, uma brincadeira com os sons. Por isso a história passeia por coisas do dia a dia, pela fumacinha que sai da panela, pela massinha de modelar, pelas bolhas de sabão... é um caminho construído para que os pequeninos possam se identificar e perceber toda a poesia a sua volta, de um jeito simples, acessível", explica Alda.

Ela acrescenta que houve todo um cuidado inclusive na escolha da imagem do beija-flor, Colibri serrirostris, conhecido como beija-flor-de-orelha-violeta ou beija-flor-cantador, que é uma espécie brasileira. As fotografias desta "personagem" de asas foram cedidas pelo fotógrafo de natureza Jarbas Mattos.

Sobre a autora

Alda Nilma de Miranda é publicitária e consultora de comunicação e marketing, tendo ao longo de vinte anos de carreira desenvolvido projetos para várias empresas líderes de mercado e para o setor médico. Filha de mãe sul-mato-grossense e pai paraibano, Alda divide seu tempo entre Campinas e o Vale do Paraíba, sem abrir mão de suas raízes culturais.

É autora da série Tem planta que virou bicho, em parceria com o fotógrafo Cacio Murilo, obra que ganhou destaque por sua abordagem lúdica à alimentação saudável e de Um reino sem dengue, livro que se desdobrou em peça de teatro levada a centenas de escolas do país. Em parceria com Ligia Miranda, Alda é também co-autora da série O gigante, que apresenta o Mindfulness às crianças de forma lúdica.

Como escritora, Alda tem um forte compromisso com a Cultura da Paz e participa de eventos literários e realiza palestras, tendo sido já homenageada pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo com o Colar do Centenário por sua importante contribuição à literatura infantil.

À frente do projeto "Poete-se" @poetesebrasil, Alda hoje leva uma poesia descomplicada às redes sociais, tendo já poemas premiados e selecionados para coletâneas. Em seu cotidiano de trabalho, busca unir criatividade e abordagens inovadoras na construção de projetos e ações de marketing para os mais diferentes segmentos e públicos.

Como obter

Os interessados em obter o livro Maria Curiosa de Poesia podem solicitar através de mensagem na página facebook e instagram @poetesebrasil ou baixar a obra diretamente por meio do link
http://www.beeart.com.br/Maria-Curiosa-de-Poesia-edicao-especial-2020

Ficha Técnica

ISBN 978-65-00-01555-3?.
Título: ?Maria Curiosa de Poesia?
Formato: Edição Especial Livro Digital
Autora: Alda Nilma de Miranda
Design e Diagramação: Alda Nilma de Miranda
Edição especial gratuita

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php

Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php

Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php