Livro infantil bilíngue ressalta a importância da autonomia feminina

Outubro 02, 2019

O Dia das Crianças tem tudo para ser ainda mais especial com a chegada de “Lukenya e seu poder poderoso”, primeiro livro da autora Odara Dèlé, com lançamento previsto para o próximo dia 12, às 17h, no Centro Cultural São Paulo. A história é protagonizada por uma menina muito atenta e curiosa, que tem como missão encontrar o poder mencionado por sua mãe.

O enredo produzido pela autora conecta os elementos do cotidiano da garotinha com as raízes africanas, combinação que é a chave para a solução do enigma que ela busca desvendar. A história, bilíngue, é escrita em português e em kimbundu, língua africana traduzida em parceria com três linguistas, sendo dois angolanos.

De acordo com Odara, cujas influências literárias são escritoras negras como Toni Morrison, Paulina Chiziane, Kiusam de Oliveira, Maya Angelou, Carolina Maria e Chimamanda Ngozi Adichie, as etapas do livro, embora possam ser compartilhadas por crianças a partir de seis anos, trazem reflexões indicadas para todas as idades, já que abordam a importância da emancipação feminina, a potência da transformação e do autoconhecimento.

O processo de criação de Lukenya e seu poder poderoso envolveu ampla pesquisa da autora com profissionais da área de educação, além de uma imersão cultural em Luanda, Angola e Malange, lugares que possibilitaram a profunda compreensão de elementos históricos e sociais apontados por Odara como essenciais para um trabalho sólido e consistente.

O contato com as crianças brasileiras e angolanas de classes sociais e contextos culturais diversos também foi uma importante fonte de inspiração para a escritora, que busca surpreender e emocionar os leitores com as aventuras vivenciadas pela protagonista de sua obra.

SERVIÇO

Lançamento do livro infantil “Lukenya e seu poder poderoso”
Quando: 12 de outubro de 2019
Horário: 17h
Onde: Centro Cultural São Paulo.
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo - SP