"Live de Cinema" terá como convidado o fotógrafo e cineasta Walter Carvalho

Setembro 02, 2020

Na quinta-feira, dia 03/09, às 17h, o projeto de extensão universitária Aruandando no Campus (UFPB) realiza mais uma "Live de Cinema", desta vez com o fotógrafo e cineasta Walter Carvalho e mediação do professor e diretor da 15ª. edição do Festival Aruanda, Lúcio Vilar.

Walter Carvalho e Silva (João Pessoa, Paraíba, 1947) é diretor de fotografia. Destaca-se por seus trabalhos em fotografia de cinema, nos quais manipula luz e movimento sem usar muitos equipamentos eletrônicos além da câmera. Para construir a atmosfera de seus filmes, inspira-se frequentemente em técnicas de movimento e iluminação usadas em documentários.

Herdeiro do Cinema Novo, começou no cinema ajudando o irmão — o também cineasta Vladimir Carvalho - como fotógrafo e sendo muito influenciado por ele. Aos poucos, foi assumindo outros projetos de fotografia em cinema até se tornar também diretor de cinema.

Sua apurada fotografia cinematográfica tem a marca inconfundível do cinema brasileiro da segunda metade do século 20, assim como testemunha as transformações sociais, políticas e culturais pelas quais o Brasil tem passado nas últimas décadas.

As "Lives de Cinema" são realizadas todas as quintas-feiras e já teve como convidada a jornalista e crítica de cinema Maria do Rosário Caetano, os cineastas Eliézer Rolim e Edson Lemos, a cineasta Susanna Lira, a atriz Mayana Neiva, o ator Bukassa Kabengele, a atriz e diretora Bárbara Paz, a dupla Marcus Vilar e Bertrand Lira, o ator e cineasta Caco Ciocler, a atriz Zezita de Matos e a produtora Elisa Tolomelli.

Serviço:
15ª Edição do Fest Aruanda
Data: de 03/09 a 10/12
Inscrições e informações: www.festaruanda.com.br
Podcast