Literatura e Memórias Paulistanas é o tema do novo bate-papo realizado pela Sesi-SP Editora

Agosto 04, 2020

No dia 11 de agosto, a SESI-SP Editora promoverá uma nova live no Instagram, a partir das 20h. O tema será "Literatura e memórias paulistanas" dos anos 1980 e terá a participação do jornalista e músico Cadão Volpato. Durante o encontro, o autor de À sombra dos viadutos em flor terá um bate-papo com Oscar Garcia, especialista em literatura e bibliotecário da escola SESI, sobre seu livro publicado pela SESI-SP Editora.

Em À sombra dos viadutos em flor, Cadão Volpato recorda os anos 1980 e as lembranças pessoais e intransferíveis de um tempo de música em que tudo estava começando: o rock, suas legiões urbanas e seus voluntários da pátria. Jornalista, Cadão também escrevia letras de música e cantava em uma banda de rock, batizada com o nome de um gênio do cinema: Fellini.

Além do livro À sombra dos viadutos em flor, os outros títulos do autor publicados pela SESI-SP Editora são: Cavalos da chuva; Meu filho, meu besouro; e Pessoas que passam pelos sonhos.

Sobre À sombra dos viadutos em flor

Disponível nos formatos impresso e e-book, À sombra dos viadutos em flor, publicado pela SESI-SP Editora, é uma memória pessoal de um tempo de música em que tudo estava começando: o rock, com suas legiões urbanas, seus voluntários da pátria, suas mercenárias, suas plebes rudes; e o descobrimento de um novo mundo, no qual ainda nem existia a internet e os discos eram caros e chegavam de fora do país pelo correio, assim como as cartas e os telegramas.

Sobre os convidados

Cadão Volpato é autor de nove livros, a maior parte deles de ficção. Seu romance Pessoas que passam pelos sonhos (2013) foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2014, assim como À sombra dos viadutos em flor (2018), uma memória dos tempos de música, que esteve entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2019. Letrista, autor e cantor de duas bandas, Fellini e Funziona Senza Vapore, lançou oito discos ao longo dos anos 1980, 1990 e 2000. Vive em Nova York, onde continua escrevendo e dando aulas de literatura.

Oscar Garcia é leitor inveterado. Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos no ano de 2002, trabalhou em universidades, museus, centros culturais e empresas de comunicação. Atuou como bibliotecário em Londres, na Brazilian Contemporary Arts (BCA), ONG voltada a divulgar a cultura brasileira no Reino Unido. Há mais de onze anos trabalha como bibliotecário no SESI Cotia e, recentemente, assumiu a Biblioteca do SESI Osasco. É um dos fundadores do Clube tripas de leitura no Instagram (www.instagram.com/clubetripas) e é apresentador e produtor do podcast O prazer de ler (https://anchor.fm/oprazerdeler).

Serviço
Literatura e memórias paulistanas com Cadão Volpato
Data: 11 de agosto de 2020
Horário: 20h
Instagram da SESI-SP Editora

Outras notícias

Teatro Sérgio Cardoso apresenta, gratuitamente, o espetáculo Inês de Castro, Até o Fim do Mundo!.
Montagem do Grupo Dragão7 apresenta um olhar brasileiro sobre a história de Dom Pedro I e Inês de Castro, colocando o amor como força central da narrativa
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+gratuitamente+espetaculo+ines+castro+ate+fim+mundo.php

Bloco Berço Elétrico leva carnaval infantil à Vila Mariana com novidades.
Além da tradicional infraestrutura, o bloco contará com o Espaço Calma para acolher crianças neurodivergentes, espaço pet para foliões de quatro patas, animando o domingo de Carnaval com segurança e inclusão.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/bloco+berco+eletrico+leva+carnaval+infantil+vila+mariana+com+novidades.php

Programação de fevereiro do Museu do Futebol tem bailinho de Carnaval e visita às exposições.
Atividades do mês reúne atrações carnavalescas, Memofut e convida o público a visitar exposições temporárias em cartaz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+fevereiro+museu+futebol+tem+bailinho+carnaval+visita+exposicoes.php

Festival inédito da USP articula música e educação.
Entre os dias 9 e 13 deste mês, o Festival Ecano de Música da USP (Femusp) vai promover concertos e debates com o objetivo de mostrar ao público em geral as realizações da Universidade na área da produção e da pesquisa musical.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+inedito+usp+articula+musica+educacao.php

Exposição Germinações entra em cartaz no Complexo Cultural Funarte SP.
Com obras de Vera Martins e Armarinhos Teixeira, a mostra propõe um diálogo entre pintura, escultura e a instalação.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/exposicao+germinacoes+entra+cartaz+complexo+cultural+funarte.php

Itaú Cultural oferece, em fevereiro, temporada gratuita da peça Dois Papas.
O espetáculo, que reúne os atores Zécarlos Machado e Celso Frateschi, respectivamente nos papéis do Papa Bento XVI e Jorge Bergoglio, ultrapassa o universo religioso ao propor um espaço de escuta e transformação a partir do encontro entre os pontífices e suas ideias opostas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+fevereiro+temporada+gratuita+dois+papas.php