Líbricas Paulistanas promove série de encontros artísticos entre língua portuguesa e LIBRAS

Abril 30, 2019

Aquecendo o público para a segunda edição do Festival Líricas Paulistanas, que entre os dias 22 e 26 de maio irá reavivar a memória da Vanguarda Paulista com filmes, bate papos, performances poéticas e apresentações musicais, São Paulo recebe o evento Líbricas Paulistanas - voltado à comunidade surda da capital e região. A proposta, uma série de 4 encontros que instaura um grupo de estudos sobre os processos de tradução, interpretação e transcriação LIBRAS - português / português - LIBRAS a partir de elementos constitutivos das duas línguas, já tem data marcada: Líbricas Paulistanas acontece nos dias 07, 09, 14, 16 e 17 de maio no Sesc Pinheiros. A entrada é franca. Para garantir sua participação, é preciso se inscrever para os cursos a partir do dia 02/05 na Central de Atendimento do SESC.

Líbricas Paulistanas parte do desejo de apresentar ao público surdo um pouco desse importante movimento cultural - que entre as décadas de 70 e 80 colocou em evidência nomes como Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Ná Ozzetti e Tetê Espíndola - suas produções e reverberações nos dias de hoje, a partir do contato com artistas, textos e letras de música, com enfoque no estudo e nas possibilidades de tradução e transcriação para a LIBRAS.

O público-alvo são ouvintes, surdos e intérpretes interessados nesse processo rico e complexo. O ponto de partida das práticas são textos e letras de música do universo da Vanguarda Paulista. O projeto culmina num show de Mauricio Pereira, que apresentará seu mais recente disco, o elogiado Outono no Sudeste, permeado por intervenções poéticas bilingues e interpretado por profissionais que passaram pelo grupo de estudos. Uma oportunidade e tanto para entrar em contato com a poética característica da Lira e com um processo horizontal de acessibilidade e propagação cultural.

SERVIÇO:

LÍBRICAS PAULISTANAS

Quando: 07, 09, 14, 16 e 17 de maio

Onde: Sala Múltiplo Uso (3° andar) - Sesc Pinheiros - R. Pais Leme, 195 - Pinheiros, São Paulo - SP

Gratuito

Recomendação: 14 anos

Inscrições a partir de 2/5 na Central de Atendimento.

Programação e horários

07/05 - 19h às 22h

A história do Lira Paulistana | A história do Corposinalizante

Palestrantes: Wilson Souto (Gordo), Cibele Lucena e Joana Mussi.
Um mediador/provocador ouvinte (Caco Pontes) e um surdo (Léo Castilho), que seguirão a formação com o grupo após as palestras.

09/05 - 19h às 22h

A poesia e a composição na lira paulistana / oralidade e sonoridade X corporalidade

Palestrantes: Mauricio Pereira e Léo Castilho.
Um mediador/provocador ouvinte (Daniel Minchoni) e um surdo (Léo Castilho), que seguirão a formação com o grupo após as palestras.

14/05 - 19h às 22h

Semiótica e visual vernacular: as possibilidades da língua signo

Palestrantes: Julio Cesar Mendonça e Fábio de Sá.
Um mediador/provocador ouvinte (Caco Pontes) e um surdo (Léo Castilho) que seguirão a formação com o grupo após as palestras.

16/05 - 19h às 22h

Transcriação: fundamentos da poesia e da canção em duas línguas de estruturas diferentes
Palestrantes: Marcelo Segreto e Erika Mota.
Um mediador/provocador ouvinte (Daniel Minchoni) e um surdo (Léo Castilho) que seguirão a formação com o grupo após as palestras.

17/05 - 20h30

Show Mauricio Pereira - Outono no Sudeste; com intervenções poéticas bilíngues.