Laura Cardoso abre a quarta e última temporada do Camarim em Cena

Julho 28, 2020

No dia 1 de agosto (sábado), às 14h, o Itaú Cultural dá início à quarta e última temporada da versão online da série Camarim em Cena, na qual coloca no ar semanalmente em seu site (www.itaucultural.org.br) encontros realizados com personalidades das artes para falarem sobre seus processos de criação e toda a preparação antes de entrar em cena. Este bloco final, marcado pela versatilidade de atuações dos convidados em diferentes palcos, começa com Laura Cardoso, atriz com mais de 75 anos de carreira no teatro, cinema, rádio e, essencialmente, televisão.


Crédito: André Seiti

Em uma conversa descontraída mediada pelo crítico teatral José Cetra, repleta de lembranças e com um olhar profissional e autocrítico sobre suas mais de sete décadas dedicadas ao ofício como atriz, Laura Cardoso conta que já demonstrava a verve artística desde muito novinha. “Eu tinha uma vontade imensa de me mostrar, de fazer, de representar desde criança”, revela. “Eu brincava na calçada com uma amiga e a gente representava duas pessoas esperando o bonde. Quando ele passava, a gente subia e descia rapidinho”, conta a atriz, que foi contratada aos 15 anos para fazer rádio teatro na Rádio Cosmos, em São Paulo.

Filha de imigrantes portugueses nascida em 1927 no bairro do Bixiga, em São Paulo, ela recorda como a garota Laurinda de Jesus Cardoso se transformou em Laura Cardoso – o nome foi sugestão de um amigo radialista que não percebia apelo artístico em seu nome de registro – e como a carreira iniciada tão cedo a fez acompanhar a evolução dos meios de comunicação no Brasil, atuando no rádio, na televisão, no cinema e no teatro, além de outras atividades artísticas, como dublar a voz da personagem Betty, da animação The Flintstones, exibida no Brasil na década de 1960 pela TV Tupi.

Sobre sua relação com o espaço do camarim e a preparação para entrar em cena, Laura é taxativa ao definir o local e os momentos que passa ali como de total dedicação ao trabalho e à concentração para vestir o personagem. “Leio várias vezes o texto, para compreender realmente o que o autor quer dizer. Ele quer ver o que escreveu ali no palco. Você tem de respeitar o que o autor escreve, o que ele quer, o que ele sonha com os personagens”, define Laura.

Em 2017, Laura Cardoso foi a homenageada da 33ª edição da série de exposições Ocupação, do Itaú Cultural, que naquele ano dedicou todas elas ao trabalho de mulheres essenciais para a arte e para a cultura brasileiras. A mostra física realizada na sede da instituição, em São Paulo, também deixou como legado um hotsite que se aprofunda nos trabalhos realizados pela atriz, acessível neste link: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/laura-cardoso/

Camarins já em cena

O Itaú Cultural estreou em maio a versão online do Camarim em Cena. Ao todo, a série reúne 16 entrevistas, gravadas entre 2016 e 2019, com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música sobre o ofício dos atuadores, sobre suas formações e processos criativos.

Com novos episódios estreando a cada sábado, a série foi dividida em quatro temporadas, uma por mês desde a estreia. Depois de irem ao ar, eles permanecem disponíveis no canal do Itaú Cultural no Youtube, onde já se encontram as primeira, segunda e terceira temporadas do programa.

Serviço
Camarim em Cena com Laura Cardoso
Mediação: José Cetra Filho
Data: 1 de agosto (sábado)
Horário: a partir das 14h
No site www.itaucultural.org.br

Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php

Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php

Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php