Julho 03, 2026
Em julho, mês de férias escolares, a programação do espaço ºAndar, em sua nova sede na Santa Cecília, continua recheada de atrações, com direito a vários espetáculos, contação de história e cursos de atuação. O centro cultural foi inaugurado em 2017 pelas produtoras Ana Paula Dias e Anayan Moretto e agora celebra uma nova fase com programação intensa já definida até o final do semestre.
Com a proposta de acolher artistas e profissionais de diversas áreas e de promover a criação, a formação e a difusão artísticas, o novo espaço conta com uma sala de espetáculos em formato black box e sete salas destinadas a estúdios de som e imagem, coworking, ensaios, aulas e atividades artísticas diversas, possibilitando a realização simultânea de diferentes ações.

Teatro
A artista multifacetada Julieta Zarza garante a alegria das férias dos pequenos com a peça Tardes Mágicas, em cartaz de 9 a 30 de julho, às quintas, das 14h às 18h. Baseado no livro "A Menina Aprendiz de Mágica", o espetáculo mistura contação de histórias, números de mágica, palhaçaria e muita interação. E, depois da sessão, a criançada ainda aprende a criar os próprios truques com uma oficina bem divertida.
O thriller queer Fumaça, do inglês Alexis Gregory, cria uma reflexão sobre a paranóia, a depressão e a ansiedade na população gay, em cartaz de 6 a 27 de julho, às segundas, às 20h. Na trama, depois que Alex recebe uma mensagem privada do seu namorado que morreu, ele parte numa jornada seguindo pistas e enfrentando perigos numa tentativa de descobrir a verdade. Quando a privacidade já não existe mais, onde vamos parar? Esse suspense cheio de humor ácido é dirigido por Fernando Vilela e estrelado por Filipe Augusto.
A história de um casal que tenta sobreviver à dor de perder alguém querido é tema de Nó, com direção de Beatriz Barros, texto de Gildon Oliveira e atuação de Heloisa Jorge e Fábio Osório Monteiro. Na trama, Célia e Sebastião vivem confinados em uma cozinha simples e organizada, ambiente que concentra as memórias da família e onde a ausência do filho Emanuel se torna uma presença constante.
Entre lembranças afetuosas da infância do menino e os silêncios que atravessam o cotidiano, o espetáculo investiga as diferentes maneiras de lidar com o luto e os impactos da violência sobre os vínculos familiares. O trabalho fica em cartaz de 7 a 29 de julho, com apresentações às terças e quartas-feiras, às 20h.
Por fim, a Cia Fábrica de Teatro encena a comédia musical Lavando a Alma, com texto e direção de Danilo Dal Lago, de 26 de julho a 30 de agosto, aos domingos, às 16h. Com uma pitada de absurdo e uma homenagem à soul music nacional, o espetáculo se passa na tradicional lavanderia Soul Wash, conduzida por três dedicadas colegas, que lavam roupas com o respeito e devoção de quem lava a própria alma. Até que a herdeira do negócio, Alma, quer transformar o local em uma lavanderia automática, dispensando a função das lavadeiras. Em cena, estão Camila Flávio, Larissa Garcia, Olívia Peralta e Thami Leão, e a direção musical é de Chiara Guttieri.
Cursos
A atriz e criadora Ana Paula Dias propõe uma imersão completa no método Meisner no Módulo I de um curso introdutório, que acontece de 20 a 25 de julho, das 9h30 às 13h. A atividade é direcionada para quem quer realizar um trabalho intensivo de presença, verdade, empoderamento de si, percepção de seus impulsos e conhecimento de suas ferramentas pessoais, para estar em cena ou fora dela. É também destinado para quem tem vontade de viver o agora inteiramente e ganhar confiança para viver o desconhecido e se conhecer.
Ao aprofundar seus estudos no método, você aprende a viver a cena e não apenas a narrá-la. O curso é para atrizes, atores, diretores, roteiristas e também para quem não trabalha com atuação. É preciso ter mais de 18 anos para participar. Os pilares trabalhados são: Repetição, Situações imaginárias e Atividades práticas, que trabalham escuta ativa, presença, impulsos, a relação com o outro e o silenciar o ego e a cabeça controladora.
Outra atração é a oficina de atuação com história Atuar os Trágicos, ministrada pelo ator, diretor e pesquisador teatral João Pedro Ribeiro, de 21 a 24 de julho, das 19h às 22h. A formação parte do repertório documental preservado acerca dos atores trágicos da Grécia Antiga para investigar o que essa materialidade perdida ainda pode oferecer a quem atua hoje. Ao longo de quatro encontros, esses arquivos serão transformados em exercícios de atuação, buscando no corpo modos trágicos de conduzir uma audiência. Para tanto, usa-se também a Oresteia, de Ésquilo, a fim de buscar sob seus versos alguma matéria para atuar com o passado no presente.
O ºAndar ainda reúne outras atividades, como cursos, experimentos e leituras. Para conferir a programação completa do espaço, acesse https://oandar.com/
Serviço
ºAndar
Endereço: Rua Dr. Gabriel dos Santos, 88 - Santa Cecília (Metro Marechal Deodoro)
Convênio com o Estacionamento no nº131 - R$20,00 (com carimbo na bilheteria)
Para detalhes da programação e o serviço completo de cada atração, acesse o site www.oandar.com
Siga o perfil no Instagram @o.andar
Programação:
Teatro
9 a 30/7 - Tardes Mágicas, com Julieta Zarza, às quintas-feiras, das 14h às 18h
6 a 27/7 - Fumaça, com texto de Alexis Gregory, direção de Fernando Vilela e atuação de Filipe Augusto, às segundas-feiras, às 20h.
7 a 29/7 - Nó, com direção de Beatriz Barros, texto de Gildon Oliveira, às terças e quartas-feiras, às 20h
26/7 a 30/8 - Lavando a Alma, com a Cia. Fábrica de Teatro, aos domingos, às 16h
Cursos
20 a 25/7, das 9h30 às 13h - Curso de Meisner - Módulo I, com Ana Paula Dias
21 a 24/7, das 19h às 22h - Oficina Atuar os Trágicos, com João Pedro Ribeiro
Fonte: Pombo Correio Assessoria de Comunicação
Com entrada gratuita, acontece o Festival do Milho, Arraial no Memorial, Festival do Acarajé, Festival de Sopas e Feira de Adoção.
Promovido pela Art Shine, o evento tem expectativa de consumo de 8 toneladas de derivados de milho
https://www.sampaonline.com.br/noticias/entrada+gratuita+festival+milho+arraial+memorial+acaraje+sopas+feira+adocao.php
Itaú Cultural recebe a peça-instalação A Bailarina Fantasma, que tensiona os apagamentos raciais na dança clássica.
Com dramaturgia de Dione Carlos e encenação de Wagner Antônio, o solo da bailarina e performer Verônica Santos transforma o palco em uma instalação cênica imersiva, na qual o público acompanha de perto reflexões sobre violência, memória e resistência, a partir da experiência pessoal da artista
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+bailarina+fantasma+tensiona+apagamentos+raciais+danca+classica.php
Exposição inédita Território de passagem traz ao MIS a primeira individual de Ruchita a São Paulo.
Com curadoria de Brunno Almeida Maia e direção de arte e expografia de Leandro Leão, a mostra reúne videoartes e séries fotográficas, além de ativações e o lançamento de um livro da artista multimídia curitibana
https://www.sampaonline.com.br/noticias/exposicao+inedita+territorio+passagem+traz+mis+primeira+individual+ruchita+sao+paulo.php
Inclusão em Movimento – edição festa julina espera receber 20 mil pessoas em São Paulo e reforça a importância do lazer acessível a todos.
Evento gratuito reúne atrações musicais, comidas típicas, economia criativa, espaço sensorial para autistas, brinquedos adaptados, feira de adoção de animais e ações voltadas para pessoas com deficiência e famílias
https://www.sampaonline.com.br/noticias/inclusao+movimento+festa+julina+sao+paulo+2026.php
Menu Cultural de julho propõe uma viagem gastronômica pelos sabores da Copa do Mundo.
Próxima edição da feira gastronômica e artesanal que o Itaú Cultural realiza ao ar livre no Bulevar do Rádio, espaço entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, convida o público a percorrer diferentes países e culturas por meio de preparos populares que ocupam ruas, mercados, estádios, festas e encontros familiares ao redor do mundo
https://www.sampaonline.com.br/noticias/menu+cultural+julho+propoe+viagem+gastronomica+pelos+sabores+copa+mundo.php
Arqueóloga Niède Guidon inspira teatro para bebês.
RUPESTRE – o que a terra conta, da 2 Mililitros Cia. Teatral, convida bebês a escutar as histórias guardadas no chão do Brasil transformando referências da arqueologia em linguagem poética e sensorial.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/arqueuologa+neide+guidon+inspira+teatro+para+bebes.php
Seminário sobre a Commedia Dell´ Arte, a Máscara e o Teatro de Dario Fo no Teatro Commune.
De 14 a 20 de julho acontece o Seminário sobre a Commedia Dell´ Arte, a Máscara e o Teatro de Dario Fo no Teatro Commune. Participam Fred Hunzicker, Helô Cardoso, Neyde Veneziano e Wanderley Martins. A mediação é de Augusto Marin. Grátis!
https://www.sampaonline.com.br/noticias/seminario+ommedia+dell+arte+teatro+dario+fo+teatro+commune.php