Maio 08, 2025
O Jazz no Limoeiro participa da 12ª. edição do Festival Pinheiros, com oito shows ao ar livre (grátis) no dia 18 de maio (domingo), da 10h às 19h. Mais de 30 músicos e instrumentistas se apresentarão nesta grande festa de rua, mostrando toda a sua diversidade musical. O evento, organizado pelo Coletivo Pinheiros, acontece na Rua dos Pinheiros e transversais (altura da estação de metrô Fradique Coutinho) traz música, gastronomia, arte e cultura promovendo a economia criativa.
No palco do Jazz no Limoeiro estarão se apresentando as bandas Tricotrio, Quinteto Limoeiro, Tarkus Trio, Igor Willcox Trio, Jorge Marciano Quinteto, Black Sabbath in Jazzz, Groove Vortex e Deejazz, com muito jazz, bossa nova, afro jazz e música não instrumental.
Jazz no Limoeiro: projeto de resistência cultural para a democratização da música
Quer se sentir em Nova Iorque ou em New Orleans, com músicos competentes, fazendo som autoral, instrumental, com ricas improvisações e cheio de brasilidade? Não precisa ir muito longe. Isso já faz parte da cidade de São Paulo, no bairro de Pinheiros, à sombra de um limoeiro, em frente à luthieria do Binho Luthier (Rua Teodoro Sampaio, 874- Pinheiros). É ali que, nas tardes de sábado (quando não chove), acontece o Jazz no Limoeiro, projeto de resistência cultural que enche a rua de arte, música, alegria e inspiração.
Um pé de limão rosa, a vaga de um carro na rua, uma extensão elétrica e alguns dos melhores músicos da cidade. É exatamente nesse cenário que o produtor cultural Binho Luthier mostra o seu amor e dedicação pela arte e traz aos transeuntes a música de qualidade para a rua. E de graça!
Tudo começou em 2014, a poucos metros da praça Benedito Calixto, mas pegou fôlego mesmo a partir de 2019. O limoeiro, que batiza o evento, está plantado em frente a loja “Binho Luthier” (de restauração e recuperação de instrumentos musicais), onde fica o ponto de apoio nas apresentações das bandas.
Até hoje foram mais de 200 apresentações, reunindo cerca de 500 músicos conhecidos na noite da cidade, como o pernambucano DiMello (parceiro de Geraldo Vandré na década de 1980), o trombonista Itacyr Bocato Júnior (trabalhou com Rita Lee, Ney Matogrosso, Roberto Carlos, Elis Regina, Carlinhos Brown e Itamar Assumpção), o baterista Duda Neves, ex-baterista do Tim Maia entre tantos outros artistas que encantam os palcos de São Paulo e do Brasil.
Nas jam sessions do Jazz no Limoeiro o público que passa pela calçada ou dirigindo seus carros aplaudem as bandas que ali se apresentam, em performances que vão além do jazz e seus sofisticados improvisos, mas transitam também por outros estilos musicais, como a bossa nova, afro jazz e música não instrumental. “É uma oportunidade de divulgar e valorizar o trabalho de músicos profissionais”, diz Binho. “Nesse ponto de encontro informal conseguimos levar a cultura musical a um público eclético, mostrando um repertório diferenciado de artistas como Herbie Hancok, John Coltrane, Miles Davis, Wayne Shorter, João Donato, Moacir Santos, Johnny Alf e tantos outros”, completa o luthier.
Serviço
12º. Festival Pinheiros- GRÁTIS
Dia 18 de Maio (domingo), das 9h às 19h
Rua dos Pinheiros e transversais (estação Fradique Coutinho do metrô)
Fonte: Assessoria de Imprensa do Jazz no Limoeiro
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/solo+inspirado+vida+sarah+bernhardt+faz+mes+temporada+gratuita+biblioteca+mario+andrade.php
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festa+julina+largo+batata+tera+show+circulado+fulo+comidas+tipicas.php
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+festival+allegria+reune+atracoes+gratuitas+teatro+musical+circo+capital.php
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/clima+ferias+menu+cultural+julho+oferece+pratos+com+gostinho+infancia+reflete+sobre+alimentacao+infantil.php
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+abre+portas+respeitavel+publico+com+programacao+gratuita+nas+ferias+julho.php
Nas férias de julho, CCBB Educativo – Arte e Cultura traz programação gratuita para toda a família.
Dentre as atividades voltadas aos pequenos estão contação de histórias, mediação de leitura, cantigas de roda, brincadeiras e oficinas lúdicas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+julho+ccbb+educativo+arte+cultura+traz+programacao+gratuita+para+toda+familia.php