Janeiro será repleto de cursos na Rede de Museus-Casas Literários

Janeiro 08, 2020

Cinema francês e cinema LGBT, Caetano Veloso, música africana e afro-brasileira, fotografia, poesia cabralina. Estes são alguns dos temas dos cursos que começam em janeiro na Rede de Museus-Casas Literários, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis. As Casas Guilherme de Almeida e Mário de Andrade e a Casa das Rosas têm aulas para todos os gostos neste começo de ano. Confira a programação!

Trazendo canções clássicas de Caetano, das mais pop às que flertam com o erudito, o curso Tema, forma e estilo em Cateano Veloso apresentará os elementos que colaboram para a riqueza formal e estilística na poética de sua obra e o colocam como um grande mestre da melopeia – espécie de poesia impregnada de musicalidade – de nossos tempos. O curso será na Casa das Rosas às quartas-feiras, de 8 de janeiro a 12 de fevereiro, das 19h às 21h, com o reconhecido compositor e letrista Carlos Rennó.

Também às quartas, no mesmo horário, o poeta e crítico literário Leonardo Gandolfi ministrará Uma educação cabralina: poética e contemporaneidade de João Cabral de Melo Neto. O curso propõe uma leitura da obra de Cabral, percorrendo seus livros de poemas e alguns de seus textos críticos. Para isso, será apresentada a recepção crítica de sua poesia, o diálogo que manteve com autores brasileiros e portugueses de seu tempo, assim como as relações entre o dito paradigma cabralino e a poesia contemporânea. De 15 de janeiro a 19 de fevereiro, das 19h às 21h.

O cinema nasceu na França em 1895. No começo do século 20, quando os Estados Unidos começaram a transformar a nova invenção em uma indústria, os franceses iniciaram uma das fases mais criativas e prolíficas do cinema até então: as vanguardas francesas, atuantes até as vésperas da Segunda Guerra Mundial. O curso Vanguardas francesas no cinema, com o jornalista e especialista em audiovisual Franthiesco Ballerini, apresentará as características dos principais movimentos de vanguarda, como o Dadaísmo, o Abstracionismo e o Realismo Poético. De segunda a sexta-feira, 20 a 24 de janeiro, das 14h às 16h30, na Casa Guilherme de Almeida.

Nos mesmos dias, das 19h às 21h, o curso Cinema Queer: panorama histórico dos séculos 20 e 21 focalizará as obras de cineastas seminais conhecidos por produções afinadas com a temática queer, como o alemão Rainer Werner Fassbinder, o espanhol Pedro Almodóvar e o filipino Lino Brocka, entre outros. Filmes de temática lésbica, gay, bissexual e transgênero serão resgatados, com exibição de pequenos trechos, compondo assim uma trajetória desse cinema ao longo dos últimos 100 anos. Com o cineasta brasileiro Lufe Steffen.

Na Casa Mário de Andrade, Regina Santos vai instruir o curso Brasil-África: diálogos dançantes. Nesta atividade, direcionada aos apreciadores da dança, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a expressão corporal por meio de coreografias e músicas afro-brasileiras e africanas, no intuito de promover um diálogo entre elas. De terça a quinta-feira, 21 a 23 de janeiro, das 19h às 21h.

Já de terça a quinta, 28 a 30 de janeiro, no mesmo horário, Marco Aurélio Olimpio dará um curso de Fotografia. Mário de Andrade tinha um apreço especial pela fotografia e pela revelação dos filmes. No curso, serão analisadas algumas imagens feitas pelo escritor e os participantes poderão desenvolver algumas técnicas relacionadas a elas. Esta atividade associa-se à exposição Mário Fotógrafo, em cartaz no porão da Casa.

A seguir, a programação desses e demais cursos que estarão abertos na Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo. Acesse os sites das Casas e fique por dentro da programação completa de cursos, palestras, oficinas e atividades culturais para diversas idades.

Serviço

Casa das Rosas | Av. Paulista, 37
Confira em http://casadasrosas.org.br quais formações necessitam de inscrição prévia.

Tema, forma e estilo em Cateano Veloso, com Carlos Rennó
8, 15, 22 e 29 de janeiro e 5 e 12 de fevereiro – Quartas-feiras, das 19h às 21h

Uma educação cabralina: poética e contemporaneidade de João Cabral de Melo Neto, com Leonardo Gandolfi
15, 22 e 29 de janeiro, e 5, 12, 19 de fevereiro – Quartas-feiras, das 19h às 21h

Poesia visual com colagem, com Mariana Ser
18 e 25 de janeiro, 1, 8, 15 e 29 de março – sábados, das 15h às 18h

Narrativas gráficas, com Lourenço Mutarelli
16, 23 e 30 de janeiro, 6, 13 e 27 de fevereiro – Quintas-feiras, das 19h às 21h

Casa Guilherme de Almeida | Museu: R. Macapá, 187; Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943
Confira em http://www.casaguilhermedealmeida.org.br quais formações necessitam de inscrição prévia.

Texto e imagem na emblemática, da invenção da imprensa ao cinema, com Maria do Céu Diel
8, 15, 22 e 29 de janeiro – Quartas-feiras, das 19h às 21h

Vanguardas francesas no cinema, com Franthiesco Ballerini
20 a 24 de janeiro – De segunda a sexta-feira, das 14h às 16h30

Cinema Queer: panorama histórico dos séculos 20 e 21, com Lufe Steffen
20 a 24 de janeiro – De segunda a sexta-feira, das 19h às 21h

Casa Mário de Andrade | Rua Lopes Chaves, 546
Confira em http://www.casamariodeandrade.org.br/ quais formações necessitam de inscrição prévia.

Canto e técnica vocal, com Alice Jugueiro
14, 15 e 16 de janeiro – De terça a quinta-feira, das 19h às 21h

Brasil-África: diálogos dançantes, com Regina Santos
21, 22 e 23 de janeiro – De terça a quinta-feira, das 19h às 21h

Fotografia, com Marco Aurélio Olimpio
28, 29 e 30 de janeiro – De terça a quinta-feira, das 19h às 21h

Sobre a Poiesis
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.