Itaú Cultural apresenta o projeto Mostras Itinerantes 
Fevereiro 05, 2002

O Instituto Itaú Cultural, há quase vinte anos, vem criando um acervo audiovisual que inclui obras inéditas e de difícil circulação, disponíveis após trabalho de pesquisa, curadoria em de recuperação de filmes. Incluem-se neste acervo as Mostras Itinerantes, reunidas a partir de recortes temáticos, estéticos e históricos, com temas relacionados à arte e cultura brasileiras.

O objetivo destas mostras é consolidar um circuito de exibição através, do estabelecimento de parcertias com instituições de outros estados, a fim de tornar acessível uma produção rara e de referência, para um público composto de profissionais e estudantes da área do audiovisual e interessados em geral.

As mostras são organizadas em video no formato Betacam e VHS (podendo ser complementadas com workshops e encontros com profissionais da área), e são cedidas gratuitamente pelo Itaú Cultural. As Mostras Itinerantes são uma ação em parceria com outras instituições do país, que somam esforços para tornar cada vez mais acessível ao público a produção artística e cultural brasileira.

Apresentamos um  cada uma das três Mostras Itinerantes, para sua apreciação e possível realização de parceria:

Marginália 70 e o Experimentalismo no Super 8 Brasileiro

A multiplicidade e diversidade da produção audiovisual da década de 70 em super-8 é revelada numa seleção praticamente descohecida do universo audiovisual brasileiro. Os anos 70 vivenciaram uma proliferação de experimentalismos jamais vista em todos os setores artísticos, somados a uma forte experiência de negação e matizes contraculturais.

Nesta mostra estão reunidos cerca de 31 filmes, selecionados criteriosamente pelo pesquisador e professor de cinema da USP Rubens Machado, que representam a mais instigante produção de filmes em super-8 produzidos no Brasil naquele período. Fazem parte desta seleção artistas e realizadores de referência como, Torquato Neto, Ivan Cardoso, Edgar Navarro, Antonio Dias, Marcello Nitsche, José Agripino de Paula, Paulo Bruscky entre outros.

Anos 60

A mostra Anos 60 reúne documentários produzidos na década de 1960 e que até hoje figuram como importantes referências para a compreensão do gênero no Brasil. Como afirma Jean Claude-Bernadet, curador da mostra:
"As transformações e contradições experimentadas pelo cinema documentário dos anos 60 deixaram um legado de liberdade: não havia mais um modelo a seguir, mas o documentarista encontrava-se diante de um extenso leque no qual podia escolher desde a reportagem tradicional até a inserção de cenas de ficção, desde a precisão sociológica até o improviso".
Integra esta mostra o documentário Sobre Anos 60, uma  produção Itaú Cultural, dirigida por Jean-Claude Bernardet, , que revisita a produção artística da década de 60 no Brasil, trazendo à tona a história social e política da época, em um trabalho de montagem visual e sonora realizado com base em material de arquivo.  

Fronteiras - Um olhar investigativo

A mostra Fronteiras - um olhar investigativo é composta pelos videos da série "Viagens na Fronteira", produzidos pelo Itaú Cultural,  e por uma seleção internacional organizada sob a curadoria de Steve Seid (EUA, Pacific Film Archives) e de Juan Diaz Infante (México, Fundación Bancomer). Os trabalhos ao mesmo tempo distantes - em virtude das diferenças históricas, culturais e geográficas -, e próximos na pretensão de interpretar e revelar questões sobre o tema das fronteiras, pontuam os processos de investigação e criação narrativa.

Maiores informações podem ser obtidas com Monica Toledo através do telefone (11) 3268 1839, do fax (11) 3268 1881, ou pelo email monica@itaucultural.org.br 

[ Avise um amigo ] sobre este assunto

[ Imprima ] esta notícia.