Itaú Cultural transmite online o IV Fórum Mostra e filmes premiados nas últimas edições da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Outubro 21, 2020

Reforçando a parceria de 12 anos com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Itaú Cultural exibe em seu site www.itaucultural.org.br filmes premiados nas últimas edições deste que é um dos principais festivais do país. Disponível em streaming entre os dias 21 de outubro e 4 de novembro, a Retrospectiva – Mostra Internacional de Cinema tem curadoria do próprio festival que selecionou as produções Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé; Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira; Pitanga, dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga; Tudo É Projeto, de Joana Mendes da Rocha e Patrícia Rubano, e Tudo que Aprendemos Juntos, de Sérgio Machado.

Realizado pela primeira vez online, o Fórum Mostra Internacional de Cinema chega à quarta edição e tem, entre os dias 28 e 30 de outubro, parte de sua programação transmitida no site do Itaú Cultural e no canal do YouTube da Mostra. Com mesas de debates que integram a 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a atividade 100% virtual reúne produtores, distribuidores, exibidores e cineastas para refletirem sobre o atual momento audiovisual e o futuro dessa atividade que, apesar de todos os desafios impostos pela pandemia, se mostra mais viva que nunca. Entre os convidados confirmados estão Meredith Shea e Shaw Finnie, representantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que falarão sobre as novas regras para os filmes estrangeiros na edição de 2021 do Oscar. Serão discutidas também a volta às salas de cinema, as produções audiovisuais no Pós-Covid e as novas configurações do mercado com o avanço das plataformas streaming.

De 21 de outubro a 4 de novembro, a Retrospectiva – Mostra Internacional de Cinema é aberta por Era o Hotel Cambridge, premiado em importantes festivais internacionais, como os de Roterdã e San Sebastian, e escolhido pelo voto popular como o melhor filme na 40ª Mostra Internacional de São Paulo. Dirigido por Eliane Caffé, o longa de ficção narra a trajetória de refugiados recém-chegados ao Brasil que, ao lado de trabalhadores sem-teto, ocupam um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Em meio à tensão diária da ameaça do despejo, revelam-se dramas, situações cômicas e diferentes visões de mundo.

O documentário Pitanga, de Beto Brant e Camila Pitanga, foi eleito pela crítica como o melhor filme brasileiro na 40ª edição da mostra de São Paulo e ganhou o prêmio do público na Mostra de Cinema de Tiradentes. Essa produção registra uma série de encontros e reencontros de Antônio Pitanga com amigos, familiares, cineastas e músicos. Entre os participantes, estão Caetano Veloso, Maria Bethânia e Lázaro Ramos.

Eleito pelo público como o melhor documentário pela 41ª edição da mesma mostra, Tudo É Projeto, de Joana Mendes da Rocha e Patrícia Rubano, documenta a vida e obra de Paulo Mendes da Rocha, o arquiteto brasileiro mais renomado da atualidade. Por meio de uma série de entrevistas reveladoras que deu para sua filha Joana, ao longo de dez anos, ele conta sua história, em que expõe suas reflexões sobre urbanismo, natureza, humanidade, arte e técnica que lhe renderam o prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura. Em um constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Mas, como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido.

Filme dirigido por Sérgio Machado, Tudo que Aprendemos Juntos foi o grande vencedor pelo voto popular da 39ª edição. O longa-metragem, que narra o início da história da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, mostra a vida de Laerte (Lázaro Ramos), um músico promissor que passa por um problema pessoal em plena audição para uma vaga na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Ele perde a chance de trabalhar na maior orquestra sinfônica da América Latina e, frustrado, vai dar aulas na favela de Heliópolis. Na escola, cercado por pobreza e violência, redescobre a música de forma tão apaixonada que acaba por contagiar os jovens estudantes.

Vencedor da categoria direção de ficção pelo 18º Festival de Cinema do Rio de Janeiro, Mulher do Pai, da cineasta Cristiane Oliveira, conta a história da adolescente Nalu, habitante de uma pequena vila do Rio Grande do Sul, próxima à fronteira uruguaia. Quando seu pai, Rubem, percebe que a filha, aos 16 anos, já é uma mulher, uma perturbadora proximidade surge entre os dois. Esse estranhamento inicial dá lugar ao ciúme quando Rosário, uma atraente uruguaia, ganha espaço na vida de ambos.

Serviço
Mostra Online – Retrospectiva Mostra Internacional de Cinema
De 21 de outubro a 4 de novembro
Era o Hotel Cambridge (2016)
De Eliane Caffé
Duração: 93 min
Classificação indicativa: 12 anos
No site www.itaucultural.org.br

Mulher do Pai (2016)
De Cristiane Oliveira
Duração: 94 min
Classificação indicativa: 14 anos
No site www.itaucultural.org.br

Pitanga (2016)
De Beto Brant e Camila Pitanga
Duração: 113 min
Classificação indicativa: 12 anos
No site www.itaucultural.org.br

Tudo É Projeto (2017)
De Joana Mendes da Rocha e Patrícia Rubano
Duração: 74 min
Classificação indicativa: livre
No site www.itaucultural.org.br

Tudo que aprendemos juntos (2015)
De Sérgio Machado
Duração: 102 min
Classificação indicativa: 12 anos
No site www.itaucultural.org.br

IV Fórum Mostra Internacional de Cinema
De 28 a 30 de outubro (quarta-feira a sexta-feira)
Às 10h e às 14h
No site www.itaucultural.org.br

Às 14h
A Volta aos Sets
Claudia da Natividade, Zencrane Filmes
Caio Gullane, Gullane Entretenimento
Mayra Lucas, Glaz Entretenimento
Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra

29 de outubro (quinta-feira)
Às 10h
A Volta às Salas
André Sturm, Cine Belas Artes
Adhemar de Oliveira, Itaú Cinemas
Jean-Thomas Bernardini, Reserva Cultural
Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra

Às 14h
O Oscar e a Diversidade
Meredith Shea, diretora associada do Oscar
Shawn Finnie, diretor associado do Oscar
Mediação: Thiago Stivaletti, jornalista e roteirista

30 de outubro (sexta-feira)
Às 10h
Novas formas de ver
Alessandro Raja, Festival Scope
Nathanaël Karmitz, MK 2
José Luis Rebordinos, Festival de San Sebastian
Mediação: Ana Paula Sousa, coordenadora do Fórum Mostra e na página do YouTube da Mostra Internacional de Cinema