Itaú Cultural coloca no ar episódio com o bailarino japonês Tadashi Endo

Julho 09, 2020

O Itaú Cultural dá continuidade à terceira temporada do programa Camarim em Cena colocando no ar no dia 11 de julho (sábado), a partir das 14h, em seu site, o segundo episódio da série, que tem como convidado o bailarino e coreógrafo japonês Tadashi Endo, principal nome do butô na atualidade.


Crédito: Guilherme Castoldi

A entrevista, gravada em 2017, com mediação da jornalista Márcia Abos, integra a terceira temporada do Camarim, que iniciou no primeiro sábado de julho, com o ator Renato Borghi, e segue até o final do mês com as conversas realizadas com o diretor e professor Antonio Januzelli, o Janô, e a cantora Angela RoRo.

Com um novo episódio a cada semana, o Camarim em Cena reúne, ao todo, 16 entrevistas gravadas entre 2016 e 2019, presencialmente na sede do Itaú Cultural, com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música. Dividida em quatro temporadas, a série aborda o ofício dos atuadores, em diálogo aberto sobre suas formações e processos criativos.

Segundo convidado da terceira temporada, Endo inicia a conversa com a jornalista contando ao público sobre como sacraliza os momentos que antecedem as apresentações, ainda no espaço do camarim – são, para ele, um momento sagrado antes de entrar em cena. Tendo à mão creme japonês e uma esponja, é ali que prepara o corpo com pintura e figurinos, aquece cada dobradura do corpo e faz sua concentração.

Do início profissional no teatro, ainda na faculdade, recorda como as questões políticas dificultavam o fazer artístico no Japão, levando-o à prisão e, posteriormente, por sugestão do pai, a se mudar para a Europa, onde passou pela Áustria até fixar-se na Alemanha. Em busca de expressões artísticas mais livres e intuitivas, trabalhou com dança em parceria com músicos de jazz e pintores, até que, em 1989, em Viena, conheceu Kazuo Ohno, um dos criadores do butô, arte de vanguarda japonesa que mistura dança e teatro, e ali se encontrou como artista.

“Eu fiquei absolutamente tocado, não apenas pelas interpretações de Kazuo Ohno, mas pelo ser humano que ele era e sua força interna, muito radical e revolucionária”, conta ele sobre o encontro, que mudou drasticamente o seu curso artístico, levando-o a trabalhar com o butô após os 30 anos de idade.

Outros camarins

A terceira temporada do Camarim em Cena segue ao longo do mês de julho, tendo como marca a diversidade de segmentos artísticos representados.

No dia 18 de julho, entra no ar o episódio dedicado ao diretor, professor e ator Antonio Januzelli, um dos nomes mais importantes, na atualidade, da formação teatral em São Paulo. Em conversa com a crítica Beth Néspoli, Janô, como é conhecido, relembra a sua transição dos palcos para a academia e a importância das técnicas e da entrega dos atores em cena.

Esta temporada do Camarim termina no dia 25, com a participação da cantora Angela RoRo. Única convidada do universo da música no programa, RoRo conversa para o jornalista Jotabê Medeiros sobre a origem do apelido pelo qual ficou conhecida e como começou sua trajetória na música.

Depois de irem ao ar, todos os episódios do Camarim em Cena permanecem disponíveis no canal do Itaú Cultural no Youtube, onde já se encontram a primeira e segunda temporadas do programa.

Temporada final

Em agosto entra no ar a última temporada online do Camarim em Cena. Esta série de encontros abre com a conversa com Laura Cardoso, uma das grandes estrelas das artes cênicas brasileiras e cuja trajetória percorre o teatro, a televisão, o cinema e o rádio. Na semana seguinte, é a vez do circo ser representado no programa com a entrevista do ator Fernando Sampaio, fundador, ao lado de Domingos Montagner (1962-2016), da Cia LaMínima de Circo e Teatro. Já o terceiro episódio é com Grace Passô, atriz, diretora e dramaturga mineira cuja trajetória marcante no teatro brasileiro acumula premiações. A temporada final fecha com uma edição especial realizada com o diretor José Celso Martinez Corrêa, gravada na sede do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, em São Paulo.

Serviço

Camarim em Cena com Tadashi Endo
Mediação: Márcia Abos
Dia 11 de julho (sábado), a partir das 14h
No site www.itaucultural.org.br

Próximos episódios:
18 de julho – Antonio Januzelli (Janô). Mediação: Beth Néspoli
25 de julho – Angela RoRo. Mediação: Jotabê Medeiros

Confira, ainda, o primeiro episódio desta temporada no ar

Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural