Itaú Cultural reúne vivência em música, história sobre mitologia e oficina de mamulengo

Fevereiro 08, 2017

Música, mitologia grega e cultura popular permeiam o Fim de Semana em Família que o Itaú Cultural realiza nos dias 11 e 12 de fevereiro (sábado e domingo). A programação acontece na Sala Multiuso e começa com a oficina Viagens Musicais, conduzida pelas educadoras Flávia Prazeres e Flora Reyes, seguindo com uma dupla atividade na qual o grupo As Clês convida o público a conhecer a história de Zeus e depois reconstruir essa trama com sucata em uma oficina de mamulengo.

O mar é o tema que conduz Flávia Prazeres e Flora Reyes na realização da oficina Viagens Musicais. Norteadas pela ideia de que o aprendizado de música traz benefícios como coordenação motora, memória, capacidade de concentração e sociabilidade, a dupla produz uma atividade lúdica permeada por músicas de domínio público e obras de grandes compositores da música popular brasileira, fazendo com que os pequenos desenvolvam habilidades sociais como compartilhar o brinquedo/instrumento e trabalhar em conjunto com o colega, o grupo e com os adultos. A oficina conta com 20 vagas e os interessados em participar devem se inscrever a partir das 13h30.

Às 16h, As Clês dão início à contação de história que trata da trajetória de Zeus, perseguido pelo pai, Cronus, quando este descobre que seu filho será o próximo supremo deus do Olimpo. Plêiades e Limnátides, que são as ninfas-guardiãs do bebê Zeus, são as responsáveis por passar essa história da mitologia grega para a criançada, por meio de uma linguagem despojada, com música ao vivo e referências atuais. Depois da contação, os participantes são convidados a refazer esse drama grego por meio da cultura popular brasileira. Utilizando sucata, confeccionarão bonecos de mamulengo dos personagens da história. A dupla atividade também conta com 20 lugares, cujos ingressos são distribuídos a partir das 15h30.

Além das programações, o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca ficam montados no piso térreo do instituto das 11h30 às 16h30.

Oficina Viagens Musicais
Às 14h
Com Flora Reyes e Flávia Prazeres
Sala Multiúso (20 vagas)
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre
Inscrições a partir das 13h30
Entrada gratuita
Interpretação em Libras

As Clês Contam: Zeus + Oficina de Mamulengo
Às 16h
Com o grupo As Clês
Sala Multiúso (20 vagas)
Duração: 100 minutos (contação + oficina)
Classificação indicativa: Livre
Inscrição a partir das 15h30
Entrada gratuita
Interpretação em Libras

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Das 11h30 às 16h30
Piso Térreo
Classificação indicativa: Livre

Serviço
Fim de Semana em Família
Dias 11 e 12 de fevereiro, sábado e domingo
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777