Julho 29, 2025
De 31 de julho a 17 de agosto (sempre de quinta-feira a domingo), o palco do Itaú Cultural recebe a temporada de estreia de ORioLEAR, novo espetáculo da Heróica Companhia Cênica, com direção de Newton Moreno e produção o Escritório das Artes. A peça é inspirada em Rei Lear, texto clássico de William Shakespeare, e aborda a divisão das terras no Brasil para refletir sobre os territórios das florestas brasileiras.
De quinta-feira a sábado, as apresentações acontecem às 20h, e nos domingos e feriados, às 19h. Como toda a programação do Itaú Cultural, as apresentações são gratuitas. Os ingressos devem ser reservados a partir das 12h da terça-feira da semana de apresentação dos espetáculos, pela plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural.
ORioLEAR é uma tragédia ambiental, que adapta e transpõe a fábula shakespeareana na qual um monarca decide dividir seu reino entre suas três filhas. Na nova montagem da Heróica Companhia Cênica, que tem pesquisa e assistência de dramaturgia de Almir Martines, Lear é um senhor de terras, latifundiário, antigo grileiro, que fez fortuna no Pará.
Ao decidir repartir suas propriedades e plantações entre as filhas e os genros, o grileiro é surpreendido pela filha mais nova, que não consegue falar o quanto ama o pai, quando ele pede que ela faça isso publicamente. Deserdada e posta para fora de casa, a caçula é acolhida por um indígena que pede ao latifundiário que seja devolvido ao rio que corta seu latifúndio o nome Lear, dado a ele.
Para o indígena, o fato de um homem ter se apossado do nome do rio causou muitos males a seu povo, e estes infortúnios só cessarão quando o nome for devolvido ao Rio Lear. O senhor de terras, no entanto, se recusa a devolver o nome e entrega suas terras às duas outras filhas, anunciando, assim, uma guerra.
"Em ORioLEAR o objetivo é novamente atravessar o entrelaçamento do onírico e do violento de Shakespeare, nos perguntando se ainda há tempo, sobretudo em termos ambientais, de reparar o débito com o futuro", diz Newton Moreno.
"Como o Brasil divide suas terras? A terra é a grande questão de poder no país, da colonização às capitanias, aos movimentos sociais, às discussões da reforma agrária, MST e demarcações indígenas", complementa o diretor, para quem a peça vislumbra os desdobramentos da trama inglesa nas dinâmicas dos jogos de terra, na exploração ambiental e no convívio de etnias e povos na região amazônica.
ORioLEAR tem no elenco Leopoldo Pacheco, Ronny Abreu, Simone Evaristo, Sandra Corveloni, Jorge de Paula, Michelle Boesche e José Roberto Jardim. A produção é do Escritório das Artes, capitaneado pelo produtor Alexandre Brazil, que já produziu nove peças de William Shakespeare ao longo dos seus 20 anos de trajetória.
"Essa montagem a partir de Rei Lear é um marco simbólico para o Escritório das Artes", diz Brazil que tem como desejo maior artístico levar aos palcos a obra completa do bardo.
Novo Shakespeare
ORioLEAR é mais uma livre adaptação da Heróica Companhia Cênica a um texto de William Shakespeare.
Em 2021, o grupo estreou o premiado espetáculo Sueño, que se inspirou na obra Sonho de uma Noite de Verão para investigar as heranças da ditadura na sociedade latino-americana. Nela, um grupo de teatro ensaiava esta peça de Shakespeare, até um casal integrante da trupe ter seus destinos mudados radicalmente por um momento ditatorial na América do Sul.
Após temporada de estreia, que foi apresentada ao ar livre, em decorrência da pandemia, Sueño estreou no palco italiano ao se apresentar no Itaú Cultural, em 2023. Com texto e direção de Newton Moreno, o espetáculo recebeu APCA de Melhor Show Presencial em 2021.
Ficha técnica:
ORioLEAR: livre adaptação de Rei Lear, de William Shakespeare
Direção e Texto: Newton Moreno
Tradução de cenas de `Rei Lear´, de William Shakespeare: Marcos Daud
Pesquisa e Assistência: Almir Martines
Elenco: Leopoldo Pacheco (SeuLEAR), Ronny Abreu (Indígena e Velho Indígena), Simone Evaristo (Cordélia, O Bobo, A Tonta), Sandra Corveloni (Goneril), Jorge de Paula (Albano), Michelle Boesche (Regina/Regininha), José Roberto Jardim (Conrado).
Direção de Movimento: Erica Rodrigues Preparação de Atores Kátia Daher
Espaço Cênico: Marcelo Andrade, Zé Valdir e Newton Moreno
Iluminação: Equipe A2 | Lighting Design
Desenho de Luz: Wagner Pinto
Trilha Sonora Original: Caçapa
Colaboração na Trilha Sonora: Alessandra Leão
Figurino e Visagismo: Leopoldo Pacheco
Pesquisa e Assistência de Figurino: Otávio Oscar
Adereços: Zé Valdir
Produção de Luz: Carina Tavares
Assistência de Iluminação e Operação: Gabriel Greghi
Operação de Som: Anderson Franco
Contrarregragem: Igor Beltrão
Camareira: Rejane Sá
Consultoria Shakespeareana: Ricardo Cardoso
Palestra Sobre Questão Fundiária: Eduardo Sombini
Fotos: Ronaldo Gutierrez e Leekyung Kim
Produção Audiovisual: Gatú Filmes
Registro em Vídeo das Atividades do Projeto: Katia Brito
Design Gráfico Original: Fernando Hindrikson
Design Gráfico: Filipe Bergo
Lead: Performance
Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro
Gestão de Performance e Redes Sociais: Lead Performance
Orientação/Recepção PCD: Lidiane Rosa
Interpretação de Libras para vídeos de divulgação: Fabiano Campos
Audiodescrição: All Dub Group
Coordenação Administrativa: Gabriel Guimard
Consultoria Jurídica: Martha Macruz de Sá
Contabilidade e Prestação de Contas: Solução Company WMendes dos Reis Contabilidade
Proponentes do Projeto: Megamini Produções Artísticas LTDA Escritório de Artes e Produções LTDA
Secretariado de Direção Artística: Cacau Merz
Produção Executiva: Katia Brito
Assistência e Secretariado de Produção: Alessandro Fritzen
Assistência de Produção: Jeane Souza
Produção de Documentação Administrativa: Regilson Feliciano
Produção Administrativa: Gustavo Blaauw
Consultoria de Produção e Adm Financeira: Maurício Inafre
Coordenação de Produção: Náshara Silveira
Direção de Produção: Alexandre Brazil
Realização Artística e Gestão de Produção: Heróica Companhia Cênica e Escritório das Artes
Serviço
Estreia de ORioLEAR (estreia)
Com Heróica Companhia Cênica e Escritório das Artes. Direção: Newton Moreno.
De 31 de julho a 17 de agosto (quinta-feira a sábado, às 20h, e domingos e feriados às 19h). Nos dias 10 e 17 de agosto (domingo), haverá bate-papo com elenco após o espetáculo.
Sala Itaú Cultural (piso térreo)
Duração: 150 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir da terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural
Em todas as sessões há interpretação em Libras. No dia 16 de agosto (sábado), haverá também audiodescrição.
PROTOCOLOS / Sala Itaú Cultural:
- É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria.
- Se os ingressos estiverem esgotados, uma fila de espera presencial começará a ser formada 1 hora antes da atividade. Caso ocorra alguma desistência, os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada.
- O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo.
- A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.
Devolução de ingresso:
Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da Inti, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção "Minhas compras" no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível.
Programação sujeita a cancelamento:
O Itaú Cultural informa que sua programação poderá ser cancelada em virtude de questões extraordinárias. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agendas, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.x.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
Fonte: Larissa Corrêa - Itaú Cultural
Bando Golíardis inicia celebração de 10 anos com núcleo de artes cênicas inédito na Zona Norte.
O projeto oferece um espaço gratuito de experimentação artística para iniciantes e artistas em formação. Uma ação inédita que celebra os 10 anos de resistência do grupo na Zona Norte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/bando+goliardis+inicia+celebracao+anos+com+nucleo+artes+cenicas+inedito+zona+norte.php
Teatro dos Sentidos, criado por Paula Wenke, comemora 25 anos e apresenta-se pela primeira vez em São Paulo.
As apresentações gratuitas no Edifício Oswald de Andrade são destinadas a pessoas com deficiência visual e espectadores de olhos vendados, que vivenciam o teatro ativando a imaginação com estímulos auditivos, táteis, olfativos e gustativos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+dos+sentidos+criado+por+paula+wenke+comemora+anos+apresenta+pela+primeira+vez+sao+paulo.php
15º FESTCAL leva espetáculos, bate-papos e oficinas a diversos espaços culturais da região do Campo Limpo.
Programação totalmente gratuita reúne grandes coletivos e artistas que atuam na cena paulistana como LaMínima, Trupe Lona Preta, Pombas Urbanas, A Próxima Companhia, Ciclistas Bonequeiros, Cia. Dois Ventos, Brava Cia., entre muitos outros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festcal+leva+espetaculos+bate+papos+oficinas+diversos+espacos+culturais+regiao+campo+limpo.php
De dinossauros animatrônicos às navegações do marinheiro Simbad, agosto é o mês da aventura n
Simbad, o Navegante conquistou o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem nas categorias Melhor Espetáculo, Direção, Ator (Ronaldo Aguiar) e Iluminação. Também foi eleito Melhor Espetáculo do Ano pelo jornal O Estado de S. Paulo e segundo melhor pela Folha de S.Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dinossauros+animatronicos+navegacoes+marinheiro+simbad+agosto+mes+aventura+mundo+circo.php
CHIII – Festival de Música Criativa chega à sexta edição com encontros inéditos entre artistas do Brasil e do exterior.
Evento acontece nos dias 8 e 9 de agosto com apresentações gratuitas em São Paulo; a programação ocupa a Biblioteca Mário de Andrade e propõe novos modos de escuta por meio da música experimental. No dia 13, o festival segue para Belo Horizonte (MG).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/chiii+festival+musica+criativa+chega+sexta+edicao+com+encontros+ineditos+entre+artistas+brasil+exterior.php
2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra celebra diversidade, inclusão e sustentabilidade.
280 escritores participam do evento que dá visibilidade para escritores periféricos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/bienal+livro+taboao+serra+celebra+diversidade+inclusao+sustentabilidade.php
Edição de agosto do Menu Cultural reverencia os povos originários brasileiros, com barracas de comida, bebida e artesanato típicos.
Em diálogo com o Dia Internacional dos Povos Indígenas, feira gastronômica do Itaú Cultural leva ao Bulevar do Rádio, entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, estandes de empreendimentos culinários, organizações e artesãos de etnias como a Guarani Mbiá de São Paulo e a Yawalapiti, do Território Indígena do Xingu, no Mato Grosso.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+agosto+menu+cultural+reverencia+povos+originarios+brasileiros+com+barracas+comida+bebida+artesanato+tipicos.php
Espetáculos da Cia. LaMínima, Vick & Greta e Caravana Tapioca são atrações de agosto do Circo Contêiner.
Até o final de 2025, projeto leva 20 espetáculos gratuitos e com tradução em Libras ao Teatro de Contêiner com a proposta de valorizar a arte circense e sua potência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculos+cia+laminima+vick+greta+caravana+tapioca+sao+atracoes+agosto+circo+conteiner.php
MIS exibe documentário sobre Raul Seixas seguido de debate.
Edição de julho do Doc.MIS exibe "Raul: o início, o fim e o meio", de Walter Carvalho. Após a sessão, participam do bate-papo com o público Denis Feijão, Pablo Ribeiro e Sylvio Passos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mis+exibe+documentario+sobre+raul+seixas+seguido+debate.php