Março 02, 2026
O Itaú Cultural (IC) integra a programação da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo 2026, que acontece em diferentes espaços da capital paulista, com uma ação inédita: o eixo Conexões Centro-Oeste cuja curadoria é assinada pelo núcleo de Curadorias e Programação Artística do IC. A iniciativa, que será apresentada no Itaú Cultural, no iBT - Instituto Brasileiro de Teatro e no CCSP - Centro Cultural São Paulo, integra a expansão da MITbr, frente brasileira da mostra, e resulta de uma parceria com o festival para ampliar a circulação e a visibilidade de produções do Centro-Oeste no circuito nacional de teatro.
Conexões Centro-Oeste representa uma das cinco ações da MITbr nesta edição, e busca aproximar o público de São Paulo de pesquisas cênicas que transitam entre teatro, dança e performance. A programação reúne montagens de Brasília, Goiás e Mato Grosso do Sul, selecionadas por Galiana Brasil e Carlos Gomes, respectivamente gerente e coordenador de Curadorias e Programação Artística do Itaú Cultural, apostando na diversidade e na descentralização da produção artística brasileira.
No Itaú Cultural, a programação acontece na Sala Itaú Cultural e é gratuita, como todas as atividades da casa. Os ingressos, no entanto, devem ser reservados a partir das 12h de terça-feira da semana de apresentação, por meio da plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br. Já no iBT e no CCSP, os ingressos custam de R$ 20 a R$ 40 e devem ser reservados pelos respectivos links de cada um.

Conexões na Paulista
A MITbr no Itaú Cultural começa com o espetáculo Atrás das Paredes, da Cia. Plágio de Teatro (DF), nos dias 7 e 8 de março (sábado e domingo), às 19h. Com texto do dramaturgo argentino Santiago Serrano, conhecido pelo seu teatro realista, e direção de Sérgio Sartório, a montagem parte da cena cotidiana de um almoço de domingo em família, quando Flora, esposa de Simão, resolve fazer uma surpresa e convida os vizinhos para celebrar um aniversário.
Aos poucos, essa comédia dramática vai revelando o que estava submerso pelas aparências, provocando reflexões sobre a espécie humana por meio de temas como violência doméstica, ética na sociedade, invasão da intimidade e voyeurismo. Com diálogos ora densos, ora com comicidade, a narrativa expõe a capacidade destruidora do ser humano.
Nos dias 10 e 11 (terça-feira e quarta-feira), às 19h, é a vez do Teatro do Instante, também do Distrito Federal, subir ao palco do Itaú Cultural para apresentar Galhada, em Tempos de Fissura. Este solo performativo tem concepção e atuação da artista e professora de artes cênicas Alice Stefânia no papel da protagonista: uma pesquisadora que reflete sobre os atuais desafios planetários da humanidade em colapso ambiental.
Ao mergulhar em contradições e diálogos proféticos com uma planta, ela sofre uma mutação genética que a transforma em uma mulher galhada, remetendo à existência dos reinos vegetal, animal e mineral. Os galhos são uma espécie de antena orgânica, que a transfigura em uma deusa-ciborgue conectada a distintos mundos e tempos, operando como uma encruzilhada de forças.
Coreografias no palco
Nos dias 12 e 13 (quinta-feira e sexta-feira), no mesmo horário, a dança abre espaço na programação, com Dança Boba, do Ateliê do Gesto Plataforma Criativa, de Goiás. Interpretado pelo duo de bailarinos e coreógrafos Daniel Calvet e João Paulo Gross, o espetáculo se funda na construção de danças a partir de jogos de improviso, investigando a potência da simplicidade como linguagem.
Essa criação poética tem como base gestos que se constroem por meio da presença e da fisicalidade dos corpos. A obra transita por memórias, nostalgias, leveza, dramaticidade e ludicidade, criando metáforas sobre uma possível história que a dupla possa querer contar, em uma profusão de imagens e sentidos.
O Conexões Centro-Oeste no Itaú Cultural encerra nos dias 14 e 15 (sábado e domingo), às 18h, quando o coletivo Arado Cultural, de Mato Grosso do Sul, sobe ao palco da Sala Itaú Cultural, com Cabeça de Toco, Aqui Tudo É Mato, dirigido por Eduardo Fukushima. O espetáculo investiga o impacto da ação humana sobre a natureza e os territórios simbólicos do Centro-Oeste, em uma narrativa aberta e poética que evoca bichos, rios, vegetações e pessoas por meio dos movimentos dos intérpretes-criadores.
A madeira vira uma protagonista que dança e conta histórias, em diálogo com questões ambientais e culturais do Mato Grosso do Sul, lugar brasileiro e paraguaio ao mesmo tempo. Inspirada na arte mato-grossense do sul das obras de Conceição dos Bugres e da música de Tetê Espíndola, reflete sobre novas formas de pensar o corpo da terra.
A MITsp 2026 tem apresentação do Ministério da Cultura, Laranjinha Itaú e Olhares Instituto Cultural, patrocínio da Vale e copatrocínio do iBT – Instituto Brasileiro de Teatro. Conta ainda com parcerias institucionais do Instituto Goethe e Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, do Consulado Geral da França em São Paulo e do Instituto Francês. A realização é da Olhares Instituto Cultural, ECUM Central de Produção, Itaú Cultural, Sesc São Paulo, Sesi SP, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo, Funarte e Ministério da Cultura – Governo Federal.
Mais espaços
O Itaú Cultural expande, ainda, a curadoria do Conexões Centro-Oeste a outros dois palcos da MIT na cidade.
Um deles é o Centro Cultural São Paulo, que recebe nos dias 9 e 10 (segunda-feira e terça-feira) o espetáculo goiano Republikkk ou Encruzilhada Não É Beco, do Teatro Gueroba. A trama se passa em um dia de festa, no qual um homem comum, após brigar com Deus, revê a própria história e se pergunta como poderia ter evitado uma tragédia. Investigando uma resposta à pandemia e a reatividade de uma política polarizada, a obra transfigura o luto coletivo em memória, corpo e território.
Já nos dias 14 e 15 (sábado e domingo) o Conexões Centro-Oeste chega ao iBT Instituto Brasileiro de Teatro com CAVUCADA - a festa não será amanhã, da Cia Dançurbana, do Mato Grosso do Sul. Este espetáculo-festa - cujo título faz referência a um passo de dança do brega funk - comemora os 10 anos da companhia, criando um espaço sem divisão entre palco e plateia. Nesse ambiente, artistas e público rememoram juntos coreografias do repertório da Cia Dançurbana, passeando por pelo hip-hop, o vogue, a dança contemporânea e coreografias do TikTok.
SERVIÇO
Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp
Conexões Centro-Oeste, com curadoria do Itaú Cultural
No Itaú Cultural:
Espetáculo Atrás das Paredes
Com Cia. Plágio de Teatro (DF)
Dias 7 (sábado) e 8 (domingo), às 19h
Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 75 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir da terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural
Audiodescrição e Libras no dia 7. Legenda em inglês e Libras no dia 8.
Espetáculo Galhada, em Tempos de Fissura
Com Teatro do Instante (DF)
Dias 10 (terça-feira) e 11 (quarta-feira), às 19h
Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 58 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos | Tem um cigarro em cena.
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir da terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural
Audiodescrição e Libras no dia 10. Legenda em inglês e Libras no dia 11.
Espetáculo Dança Boba
Com Ateliê do Gesto (GO)
Dias 12 (quinta-feira) e 13 (sexta-feira), às 19h
Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 50 minutos
Classificação Indicativa: livre | Uso de luzes estroboscópicas e máquina de fumaça.
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir da terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural
Audiodescrição e Libras no dia 12. Legenda em inglês e Libras no dia 13.
Espetáculo Cabeça de Toco, Aqui Tudo É Mato
Com Arado Cultural (MS)
Dias 14 (sábado) e 15 (domingo), às 18h
Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 50 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos | Há momentos de som em volume alto.
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir da terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural
Legenda em inglês e Libras no dia 14. Audiodescrição e Libras no dia 15.
No CCSP - Centro Cultural São Paulo
Espetáculo Republikkk ou Encruzilhada Não É Beco
Com Teatro Gueroba (GO)
Dias 9 (segunda-feira) e 10 (terça-feira), às 16h
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 14 anos | Há momentos de som em volume alto.
Ingressos: AQUI
Legenda em inglês e Libras no dia 9. Audiodescrição e Libras no dia 10.
No iBT
Espetáculo CAVUCADA - a festa não será amanhã
Com Cia Dançurbana (MS)
Dias 14 (sábado) e 15 (domingo), às 22h
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 18 anos | Há uso de luzes estroboscópicas e momentos de som em volume alto.
Ingressos: AQUI
Legenda em inglês no dia 14. Audiodescrição e Libras no dia 15
PROTOCOLOS na Sala Itaú Cultural:
- É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria.
- Se os ingressos estiverem esgotados, uma fila de espera presencial começará a ser formada 1 hora antes da atividade. Caso ocorra alguma desistência, os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada.
- O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo.
- A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.
Devolução de ingresso:
Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da Inti, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção "Minhas compras" no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível.
Programação sujeita a cancelamento:
O Itaú Cultural informa que sua programação poderá ser cancelada em virtude de questões extraordinárias. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agendas, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.x.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
Fonte: Assessoria de Imprensa - Conteúdo Comunicação
Trio Le Donne apresenta-se gratuitamente na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Higienópolis.
O recital A Música de Câmara Brasileira- Paisagens Sonoras do Centro de Música Brasileira contará com o Trio Le Donne, canto, violoncelo e piano
https://www.sampaonline.com.br/noticias/trio+le+donne+universidade+presbiteriana+mackenzie+higienopolis.php
Mostra internacional Naveganças entra em cartaz na Funarte, com artistas de três países e participação cearense de Ana Cristina Mendes e Herbert Rolim.
Exposição celebra os 35 anos da Ponte Cultura e reúne artistas do Brasil, Alemanha e Canadá em torno de assuntos como deslocamento, território e encontros culturais
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+internacional+navegancas+funarte+artistas+tres+paises+participacao+cearense+ana+cristina+mendes+herbert+rolim.php
Carol Garcia e Juliana Lohmann estreiam Animal Dentro.
A peça mergulha na amizade profunda e complexa entre Carolina e Juliana, duas mulheres que crescem e vivem juntas, mas que na idade adulta são impedidas de continuar essa amizade.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/carol+garcia+juliana+lohmann+estreiam+animal+dentro.php
Sesc Consolação realiza workshop e concerto Gratuito com artistas eslovenos no dia 23 de abril.
A cantora Neza Okorn e o trompetista Zan Cesar conduzem a formação vocal seguida da apresentação que mescla jazz, música brasileira e criação em tempo real
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+consolacao+workshop+concerto+gratuito+artistas+eslovenos+abril.php
Depois de 2 temporadas de sucesso em São Paulo, Na Sala dos Espelhos ocupa a Cúpula do Theatro Municipal com 6 apresentações gratuitas.
Solo tem indicação ao prêmio APCA de melhor atriz, para Carolina Manica, e a direção é assinada por Michelle Ferreira e Maíra de Grandi. Monólogo traz aos palcos adaptação do quadrinho homônimo de Liv Strömquist e questiona a tirania da imagem em um mundo dominado pelas redes sociais
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sala+dos+espelhos+theatro+municipal+apresentacoes+gratuitas.php
Bela Vista Cultural lança o primeiro Guia Gastronômico da Culinária Imigrante do século XXI em São Paulo.
Publicação reúne 33 estabelecimentos familiares comandados por imigrantes de diferentes gerações e conta com cupons promocionais para estimular a visitação do público a bares e restaurantes como Al Janiah, Casa Turca e Cho Sun Gal Bi, entre outros
https://www.sampaonline.com.br/noticias/bela+vista+cultural+guia+gastronomico+culinaria+imigrante+seculo+xxi+sao+paulo.php
Espetáculo de dança Do chão não passa tem novas apresentações em temporada gratuita.
O espetáculo, que explora a potência do movimento rasteiro, e investiga as possibilidades de uma dança em plano baixo, tem novas apresentações nos Teatros Paulo Eiró e Arthur Azevedo em maio
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+danca+chao+nao+passa+novas+apresentacoes+temporada+gratuita.php
Concerto Tempo Pascal apresenta raridades do século XVIII.
Concerto sob regência de Jésus Figueiredo reúne Vivaldi, José Maurício Nunes Garcia e obra inédita de Jommelli no Brasil para o ciclo da Páscoa.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/concerto+tempo+pascal+apresenta+raridades+seculo+xviii.php
Circuito de Teatro Infantil Ambiental anuncia apresentações em Francisco Morato e Caieiras.
O projeto promove apresentações gratuitas do espetáculo "Pasqualino e a Natureza", que mistura arte, diversão e educação ambiental ao abordar de forma leve e poética a importância de cuidar do planeta.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circuito+teatro+infantil+ambiental+anuncia+apresentacoes+francisco+morato+caieiras.php
O Buraco d’Oráculo realiza em abril a XIII Mostra de Teatro de São Miguel Paulista.
O teatro de rua ocupa o bairro da zona leste paulistana com nove espetáculos gratuitos. Cultura, arte e diversão ao ar livre!
https://www.sampaonline.com.br/noticias/buraco+d’oraculo+realiza+abril+xiii+mostra+teatro+sao+miguel+paulista.php
Tenor Jean William e violonista Rafael Altro apresentam concerto no CCSP.
Espetáculo reúne árias de ópera e canções brasileiras em formação inédita de voz e violão, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tenor+jean+william+violonista+rafael+altro+apresentam+concerto+ccsp.php