Itaú Cultural recebe nova montagem de Um Grito Parado No Ar, clássico de Gianfrancesco Guarnieri, com o Teatro do Osso

Maio 26, 2025

O Itaú Cultural recebe de 29 de maio a 1 de junho (quinta-feira a domingo) Um Grito Parado no Ar, texto clássico do ator, diretor e dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006), cuja nova montagem é apresentada pelo Teatro do Osso. Marco do teatro brasileiro, que estreou a sua primeira versão em 1973, o espetáculo reflete sobre os desafios da criação artística em períodos de censura e repressão. Ela dialoga, agora, com questões contemporâneas, por meio da dramaturgia assinada em conjunto pela companhia teatral, o dramaturgo Jonathan Silva e o diretor Rogério Tarifa.

Assim como toda a programação do Itaú Cultural, as apresentações da peça são gratuitas. Os ingressos podem ser reservados a partir das 12h do dia 27 (terça-feira), na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural. Todas as apresentações contam com interpretação em Libras.

Um Grito Parado no Ar reflete sobre a precariedade e a persistência de se fazer arte em tempos complexos, ao acompanhar um grupo de artistas que ensaia uma peça a 10 dias da estreia e vê essa produção sendo ameaçada tanto pela censura, quanto por dívidas e restrições financeiras. A trama mantém a essência crítica proposta por Guarnieri há mais de 50 anos, no período da ditadura militar brasileira, expondo os desafios de se fazer arte em um contexto de repressão.


Crédito: Cacá Bernardes

Nesta nova montagem, estreada em janeiro, o diretor Rogério Tarifa segue com foco na importância do teatro como ferramenta de questionamento e crítica social. No entanto, traça também diálogos com a atualidade, com improvisações do elenco baseadas em relatos reais sobre este cotidiano permeado por questões sociais e econômicas.

Ainda, ele faz uma conexão entre dois tempos de Um Grito Parado no Ar – o de 1973 e o de 2025 –, por meio da participação de Dulce Muniz. A atriz faz parte da história do teatro brasileiro e integrou o Teatro Arena, vivenciando situações como as levadas ao palco no papel da personagem Flora.

Com direção musical de William Guedes e composições originais de Jonathan Silva, este ato-espetáculo musical conta com um coro de oito integrantes, que se junta ao elenco e enriquece a conexão com o público. Assim, atrizes, atores e não atores, pessoas cis e pessoas trans, além de diferentes gerações, classes sociais e nacionalidades, colocam em cena uma pluralidade de vozes e experiências.

Curiosidades e história

Gianfrancesco Guarnieri foi um ator, diretor, dramaturgo e poeta italiano naturalizado brasileiro. Figura central do Teatro de Arena de São Paulo, ele marcou a dramaturgia nacional com textos que abordavam questões sociais e políticas. Entre as suas obras mais significativas está Eles Não Usam Black-Tie, reconhecida como um marco do teatro brasileiro, em 1958. O cineasta Leon Hirszman levou a peça para o cinema em 1981, sob sua direção e com fotografia de Lauro Escorel.

Um Grito Parado no Ar estreou há 52 anos, em um período de forte repressão política, e tornou-se um símbolo da resistência cultural. Dos movimentos das ruas nos anos 1970, levou para o palco a frase "Nós vamos estrear, nem que seja na marra!", dita em cena pelo personagem Fernando, mas que ecoava como um manifesto dos artistas contra a censura daquela época.

Sobre o grupo e o diretor

Teatro do Osso tem uma trajetória de nove anos e um repertório que reafirma algumas características constitutivas de uma linguagem do grupo: a exploração das possíveis relações entre a fala, música e encenação; a construção de uma dramaturgia coletiva a partir das vivências pessoais, éticas, estéticas e políticas de cada integrante do grupo; a incorporação das experiências originadas na resistência social; e a desconstrução da relação palco e plateia.

Entre seus trabalhos estão os espetáculos Canto para Rinocerontes e Homens e Produtos, as leituras dramáticas de A Lua Muito Pequena e a Caminhada Perigosa, de Augusto Boal, e Meu Reino por um Cavalo, de Dias Gomes, o show Ato de Liberdade e a exposição Do Canto ao Grito - Um Estudo sobre o Teatro Épico no Brasil, a partir da obra Um Grito Parado no Ar.

Rogério Tarifa é diretor, ator, dramaturgo, cenógrafo e diretor de arte. Em 2022, dirigiu O que nos Mantém Vivos, trabalho com o qual foi indicado ao Prêmio Shell de Direção, e ao APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte como Melhor Espetáculo. No mesmo ano dirigiu ANONIMATO, espetáculo da Cia Mungunzá de Teatro. Ganhou o Shell de Melhor Cenário e foi indicado na categoria direção com os espetáculos Cantata Para Um Bastidor de Utopias e O que nos Mantém Vivos?.

É integrante da Cia São Jorge de Variedades há 22 anos, da Cia do Tijolo há 15, do coletivo Teatro do Osso e do coletivo Ópera Urbe, ambos há 7 anos. No grupo Teatro Popular União e Olho Vivo, dirigiu, em 2018, o espetáculo Bom Retiro Meu Amor ao lado de César Vieira. Junto a estes grupos, nos últimos anos, dirigiu dezenas de espetáculos aclamados na cena paulistana.

Ficha Técnica

Direção: Rogério Tarifa
Dramaturgia: Jonathan Silva, Rogério Tarifa e Teatro do Osso
Direção de Atores: Luis André Cherubim e Rogério Tarifa
Texto original: "Um Grito Parado no Ar", de Gianfrancesco Guarnieri
Elenco: Guilherme Carrasco, Isadora Títto, Maria Loverra, Oswaldo Ribeiro Acalêo e Rubens Consulini
Atriz convidada: Dulce Muniz
Coro: Dan Nonato, Thiego Torres, Ísis Gonçalves, Marcela Reis, Nduduzo Siba, Rommaní Carvalho, Sofia Lemos e Wilma Elena
Iluminação: Marisa Bentivegna
Direção musical e treinamento vocal: William Guedes
Composições originais: Jonathan Silva
Músicos: Gabriel Moreira, Felipe Chacon e Ju Vieira
Direção de movimento e treinamento: Marilda Alface
Direção de Arte: Rogério Tarifa
Cenário: Diego Dac e Rogério Tarifa
Figurino: Juliana Bertolini
Desenho de som: Duda Gomes
Produção Executiva: Carolina Henriques
Diretor de palco: Diego Dac
Técnico de Palco: DiegoLeo
Técnica de Luz: Gabi Ciancio
Técnico de som: Duda Gomes
VJ: Lui Cavalcante
Assistente de Produção: Julia Terron
Assistente figurino: VI Silva
Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli
Fotos: Mauricio Bertolin e Cacá Bernardes
Designer gráfico: Fábio Vieira
Ilustração: Elifas Andreato
Realização: Teatro do Osso
Produção: Jessica Rodrigues Produções Artísticas
Direção de Produção: Jessica Rodrigues

Serviço

Peça Um Grito Parado no Ar
De 29 de maio a 1 de junho (quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h)
Com Teatro do Osso. Direção: Rogério Tarifa.
Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Duração: 170 minutos
Capacidade: 224 lugares
Classificação Indicativa: 14 anos
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir da terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural
Interpretação em Libras

PROTOCOLOS / Sala Itaú Cultural:
- É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria.
- Se os ingressos estiverem esgotados, uma fila de espera presencial começará a ser formada 1 hora antes da atividade. Caso ocorra alguma desistência, os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada.
- O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo.
- A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.

Devolução de ingresso:
Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da Inti, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção "Minhas compras" no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível.

Programação sujeita a cancelamento:
O Itaú Cultural informa que sua programação poderá ser cancelada em virtude de questões extraordinárias. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agendas, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.x.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Fonte: Larissa Corrêa - Itaú Cultural

Outras notícias

Itaú Cultural e Museu das Culturas Indígenas realizam visita expandida por suas exposições sobre povos originários brasileiros.
O percurso começa na Ocupação Ailton Krenak, em cartaz no térreo do IC, e termina em Nhe
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+museu+das+culturas+indigenas+realizam+visita+expandida+por+suas+exposicoes+sobre+povos+originarios+brasileiros.php

Peça O Julgamento de Sócrates realiza apresentações gratuitas em vários equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Espetáculo convida o público a uma imersão na Grécia antiga para reviver a tragédia filosófica que explora coragem, integridade e os limites entre a lei e a consciência.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+julgamento+socrates+realiza+apresentacoes+gratuitas+varios+equipamentos+secretaria+municipal+cultura+economia+criativa.php

Cia. do Despejo estreia espetáculo infantojuvenil Benditas Sejam as Cozinheiras: A Fabulosa Cozinha de Irene na Grande São Paulo.
Com dramaturgia de Felipe Dias Batista e direção de Martinha Soares, espetáculo celebra a culinária afro-indígena-brasileira e as cozinheiras.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+despejo+estreia+espetaculo+infantojuvenil+benditas+sejam+cozinheiras+fabulosa+cozinha+irene+grande+sao+paulo.php

Banda Yaya Massemba apresenta Esse Samba é da Bahia na Praça do Sesc Pinheiros.
Com entrada gratuita, show integra Roda Delas - iniciativa que traz só mulheres tanto na parte artística quanto na técnica - e em formato circular para estimular as trocas entre artistas e público.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/banda+yaya+massemba+apresenta+esse+samba+bahia+praca+sesc+pinheiros.php

Nova programação para famílias do Itaú Cultural apresenta contações de histórias africanas e afro-brasileiras e oficina de dobradura.
Nos sábados de novembro, o IC promove Histórias que encantam, projeto no qual o núcleo Agbalá Conta apresenta lendas e brincadeiras de diferentes regiões da África. Ainda, nos domingos deste mês e do início de dezembro, o público aprende a criar dobraduras com papéis em Dobras e Descobertas. Na intervenção Pergunte a um(a) Cientista, os visitantes conversam com especialistas em ciência e arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nova+programacao+para+familias+itau+cultural+apresenta+contacoes+historias+africanas+afro+brasileiras+oficina+dobradura.php

Cia. Sansacroma traz novas apresentações do espetáculo "Carvão" no Centro Cultural SP e na Fábrica de Cultura Jardim São Luís.
"Carvão" é uma coreografia-manifesto que investiga as narrativas do amor negro como ato político, filosófico e ancestral, atravessado por violências históricas e persistentes. Obra foi indicada ao Prêmio APCA do primeiro semestre em duas categorias, assim como ao Prêmio Arcanjo 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sansacroma+traz+novas+apresentacoes+espetaculo+carvao+centro+cultural+fabrica+cultura+jardim+sao+luis.php

Kalunga Mar: com leveza e palhaçaria, Indômita Cia. fala de antirracismo e ancestralidade negra para crianças.
O grupo faz sessões abertas ao público em geral: no Teatro Flávio Império (9/11) e no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (14/11) e oito apresentações gratuitas para alunos de escolas públicas, crianças com deficiência auditiva e imigrantes em diferentes espaços de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/kalunga+mar+com+leveza+palhacaria+indomita+cia+fala+antirracismo+ancestralidade+negra+para+criancas.php

Tem Gato na Tuba revisita canções de Braguinha, Chico Buarque e Vinicius no Teatro Sérgio Cardoso.
Espetáculo infantil reúne sucessos da música brasileira em apresentação gratuita com o cantor Carlos Navas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tem+gato+tuba+revisita+cancoes+braguinha+chico+buarque+vinicius+teatro+sergio+cardoso.php

Goethe-Institut promove dia de portas abertas em São Paulo.
Evento aberto ao público oferece aulas experimentais de alemão, palestras, sorteios, workshops, apresentações musicais e literárias, comidas e bebidas típicas e uma exposição inédita do fotógrafo Tuca Vieira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/goethe+institut+promove+dia+portas+abertas+sao+paulo.php

Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+espetaculos+memoria+adoniran+ballet+stagium.php

Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+evento+gratuito+ceu+sapopemba+tem+oficina+canto+rodas+samba+para+mulheres.php

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php